Catástrofe e Socorro Emocional
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2025/2026 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Portuguese legislation consultation, Portuguese practical cases and guests from the field who work in Portugal. Mastery of Portuguese language.
Objetivos
Através da exposição de conteúdos e exercícios práticos esta unidade curricular pretende apresentar aos estudantes os diferentes conceitos e modelos de atuação no socorro emocional/psicológico, bem como suas especificidades e contextos de aplicação em situações de crise ou catástrofe.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre os estudantes devem ser capazes de:
- conhecer os diferentes conceitos relacionados com o socorro emocional em situações de catástrofe, bem como a regulamentação e articulação com os agentes de proteção civil.
- conhecer o impacto das catástrofes na saúde mental e conhecer os diferentes modelos de apoio emocional, suas especificidades e contextos de aplicação.
- através de exercícios práticos, selecionar e aplicar o modelo adequado de apoio emocional a sobreviventes e/ou profissionais de socorro, bem como desenvolver competências de atuação e de suporte emocional.
- apresentar capacidade de aprendizagem autónoma e de análise crítica na reflexão sobre a sua atuação prática, relacionada sempre que possível com os ODS.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Facilita a compreensão dos conteúdos se estudantes tiverem tido a UC optativa de Stress, Trauma e Burnout (ou conteudos equivalentes) na Licenciatura.
Esta UC é obrigatória para a seleção no estágio curricular no INEM.
Programa
- Introdução: definição de conceitos; regulamentação e articulação com agentes de proteção civil; triagem de vítimas e sectorização do teatro de operações; identificação de incidentes críticos, situações de crise e de catástrofe.
- Impacto das catástrofes e incidentes críticos na saúde mental: sobreviventes e profissionais de socorro; breve referencia a perturbação aguda de stress, perturbação de stress pós-traumático, coping, resiliência, fadiga de compaixão e burnout.
- Modelos de apoio emocional: descrição de modelos, com especial detalhe ao modelo Look-Listen-Link e Critical Incident Stress Management; atuação em casos específicos e comunicação de más noticias.
- Reflexão crítica: discussão de casos e exercícios práticos de atuação psicológica e psicossocial em situações de crise ou catástrofe; diferenças teoria/prática e limitações/desafios da atuação no terreno.
Bibliografia Obrigatória
George S. Everly;
The^Johns Hopkins guide to psychological first aid. ISBN: 978-1-4214-2271-8
David A. McEntire;
Disaster response and recovery. ISBN: 0-471-78974-7
Pereira, M. et al. (2015). ; Intervenção psicológica em crise e catástrofe. Lisboa: OPP
Queirós, C. & Passos, F. (2018). ; A recuperação emocional e o apoio psicológico a sobreviventes. In L. Lourenço & A. Amaro (Ed.). Riscos e Crises, da teoria à plena manifestação (pp.453-473). Coimbra: Imprensa da UC.
Matthew Stein;
When disaster strikes. ISBN: 978-1-60358-322-0
Sunstein, Cass R.,;
Averting catastrophe : decision theory for COVID-19, climate change, and potential disasters of all kinds /. ISBN: 1-4798-0848-2
Wisner , Ben;
At risk : natural hazards, people.s vulnerability and disasters. ISBN: 0-415-252164
Bimal Kanti Paul; The Routledge handbook of disaster response and recovery, 2025
Bibliografia Complementar
Beja, M. J., Portugal, A., Câmara, J., Berenguer, C., Rebolo, A., Crawford, C., & Gonçalves, D. (2018:; Primeiros Socorros Psicológicos: Intervenção psicológica na catástrofe, Psychologica, 61(1), 125-142. doi:10.14195/1647-8606_61-1_7, 2018
Blumenfield, M. & Ursano, R. (2008).; Intervention and resilience after mass trauma.Cambridge: Cambridge Univ.Press.
Fonseca, S.M. (…) & Queirós, C. (2019).; Saúde ocupacional dos profissionais de emergência pré-hospitalar: Contributo do trauma e coping. International Journal of Working Conditions, 17, 69-88.
Gouveia, S., Sousa, F.C., Braz, C., Nunes, R. & Queirós, C. ; (2019). Desastres e catástrofes: a intervenção psicossocial na ilha da Madeira. In R.R. Ferreira & M. Moreira (Coords). Saúde Mental da Comunidade: Trauma e Resiliência (pp.123-128). V.N. Gaia: Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Gaia. Depósito Legal 451855
Lomeli-Rodriguez, M., Parrott, E., Bernardino, A., Rahman, A., Direzkia, Y., & Joffe, H; (2024). Psychological Resilience Following Disasters: A Study of Adolescents and Their Caregivers, Journal of Loss and Trauma, DOI: 10.1080/15325024.2024.2391903
Oliveira A. (2024).; Vidas da Emergência Pré-hospitalar: contexto, equipas e intervenção psicossocial. Pactor.
Maria da Graça Pereira;
Stress traumático. ISBN: 972-796-087-1
Gordon Parker;
Burnout. ISBN: 978-1032358963
Pereira, A., & Queirós, C. (2021). ; O Stress e suas consequências na saúde e no bem-estar. In I. Leal & J.L. Pais-Ribeiro (Eds.). Manual de Psicologia da Saúde (cap. 19, pp.137-145). Lisboa: Pactor.
Queirós, C., Vara, N., Passos, F. & Cunha. S. ; (2019). Operacionais de emergência, bombeiros e forças de segurança: promoção do bem-estar psicológico. In R.R. Ferreira & M. Moreira (Coords). Saúde Mental da Comunidade: Trauma e Resiliência (pp.157-161). V.N. Ga
Tan, J., Lin, L., & Cao, T.; (2025). How do Psychological Factors Influence Disaster Preparedness? Evidence from Disaster-Stricken Mountainous Areas of China. Disaster medicine and public health preparedness, 18, e339. https://doi.org/10.1017/dmp.2024.282
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas e de carácter teórico para apresentação dos conceitos e dos modelos teóricos de socorro emocional, bem como do impacto na saúde mental e da especificidade de atuação com sobreviventes e profissionais de socorro.
Aulas práticas com apresentação/discussão de casos (presencial e no Fórum Moodle) e exercícios práticos para o desenvolvimento de competências de atuação e de suporte emocional, bem como autoconhecimento e autogestão de stress. Durante algumas aulas práticas, realização de curso prático online gratuito de Primeiros Socorros Psicológicos.
Sempre que exequível, entre 1 a 3 aulas teóricas ou práticas com profissionais do terreno.
A avaliação será efetuada através de um exame final escrito (60%) e de discussão/ reflexão críticas no Fórum Moodle conforme prazos em cada aula semanal ou quinzenal (40%).
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
60,00 |
| Participação presencial |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
50,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Trabalho de campo |
58,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 no total da disciplina.
A avaliação distribuída consiste na participação individual no fórum de discussão e nos exrcicios práticos, é obrigatória (40%), com tarefas semanais ou quinzenais (prazo indicado aula a aula) e devem obter o valor mínimo de 8 em 20 valores.
O exame final escrito individual representa 60% e devem obter o valor mínimo de 8 em 20 valores.
A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP, existindo tarefas práticas obrigatórias em contexto de aula e não dispensando da participação nas aulas, dado tratar-se de uma UC de tipo teórico-prático.
Independentemente do tipo de estatuto, a ausência nas aulas de exercícios práticos e de convidados pode implicar reprovação por falta de componente prática (sem acesso ao exame final)
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é calculada através da seguinte fórmula:
- 40% discussão no Fórum Moodle e nos exercícios práticos em aula presencial
- 60% exame escrito individual, que inclui casos práticos
Provas e trabalhos especiais
Utilização do Fórum no Moodle e de momentos das aulas práticas para debate de casos práticos e reflexões do curso online.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes com estatuto especial deverão consultar as possibilidades do regulamento em vigor na FPCEUP para o exame escrito, não estando dispensados da presença nem dos exercicios presenciais nas aulas práticas.
Melhoria de classificação
A melhoria é efetuada apenas para o exame final (ponderação de 60%), mantendo-se a classificação do Fórum. É possível a melhoria segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.
Observações
A disciplina existe na plataforma Moodle e é exclusivamente lecionada em português, com consulta de legislação portuguesa, casos práticos portugueses e convidados do terreno que atuam em Portugal. Exige domínio da língua portuguesa.