Psicometria e Teorias da Avaliação Psicológica
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Introdução à Psicometria e fundamentos teóricos e técnicos da Avaliação Psicológica.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
1. Compreender o papel da Avaliação Psicológica na Ciência Psicológica.
2. Compreender a dimensão técnica da Psicometria e especificamente a importância dos métodos estatísticos na construção de instrumentos de avaliação psicológica e na interpretação dos resultados da avaliação psicológica.
3. Dominar os principais conceitos e técnicas da Psicometria de modo a avaliar criticamente as propriedades psicométricas dos instrumentos de avaliação psicológica.
4. Conhecer instrumentos de avaliação paradigmáticos (escalas de inteligência de Wechsler), compreender as suas bases técnicas e generalizar estes conhecimentos para novos instrumentos.
5. Refletir sobre as questões deontológicas levantadas pela Avaliação Psicológica.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Componente Teórica:
1. Introdução à Avaliação Psicológica (AP): definições, conceitos, resenha histórica
2. Processo de avaliação: componentes e estrutura
3. Psicometria: Teoria Clássica dos Testes (CTT)
3.1. Papel da estatística na AP
3.2. Interpretação dos resultados dos testes
3.3. Fidelidade
3.4. Validade
3.4.1. Conteúdo
3.4.2. Padrões de convergência e divergência
3.4.3. Critério
3.5. Análise de itens
4. Psicometria: introdução à Teoria de Resposta ao Item (IRT)
5. Questões metodológicas da elaboração dos testes
5.1. Construção, estandardização, e estudos normativos
5.2. Tradução e adaptação de instrumentos
6. A deontologia da AP
Componente Teórico-Prática:
1. Exercícios de cálculo e interpretação das propriedades psicométricas de instrumentos de AP
2. Trabalhos práticos sobre aplicação, cotação e interpretação de resultados de testes paradigmáticos (escalas de inteligência de Wechsler)
3. Exploração e análise de instrumentos de avaliação psicológica
Bibliografia Obrigatória
Susana Urbina;
Essentials of psychological testing. ISBN: 978-1-118-68048-3
Groth-Marnat, G., & Wright, A.; Handbook of Psychological Assessment (6th ed.), Wiley, 2016
Bibliografia Complementar
Furr, M. R., & Bacharach, V. R.; Psychometrics: An introduction (2nd ed.), Sage, 2014
Revelle, W.; An introduction to psychometric theory with applications in R, 2019 (http://www.personality-project.org/r/book/)
Harris Cooper;
APA handbook of research methods in psychology. ISBN: 978-1-4338-1003-9
Tenko Raykov;
Introduction to psychometric theory. ISBN: 978-0-415878227
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Na componente teórica será utilizada uma metodologia expositiva, apoiada por suportes visuais, a ser complementada por leituras autónomas dos estudantes.
Na componente teórico-prática haverá momentos expositivos e trabalho acompanhado dos estudantes (individual/grupo) envolvendo software de estatística para o cálculo de indicadores psicométricos (e.g., SPSS, JASP, jMetrik), bem como o manuseamento dos manuais técnicos e materiais de instrumentos de avaliação psicológica tendo em vista a aplicação, cotação e interpretação de resultados de avaliação.
Software
JASP Team (2023). JASP (Version 0.17) [Computer software]. https://jasp-stats.org/
Meyer, P. (2018). jMetrik (Version 4.1.1) [Computer Software]. https://itemanalysis.com/jmetrik-download/
IBM SPSS Statistics for Windows, Version 29.0. Armonk, NY: IBM Corp
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
65,00 |
| Trabalho escrito |
20,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
54,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Trabalho escrito |
54,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para obtenção da frequência na UC, os estudantes terão que realizar as duas componentes de avaliação (teórica e teórico-prática), com um mínimo de 8 valores em cada, desde que a média ponderada de todas as componentes seja igual ou superior a 9,5 valores.
A frequência das aulas teórico práticas é obrigatória, nos termos do regulamento em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída com exame final, com os seguintes elementos:
1. Componente teórica (nota mínima 8 valores):
1.1. Exame final: 65% da nota final
2. Componente teórico-prática (nota mínima 8 valores):
2.1. Trabalho de grupo: preparação de ficha técnica de um instrumento de avaliação (20%) e apresentação em aula desse instrumento (15%): 35% da nota final
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes abrangidos por estatutos especiais (e.g., Trabalhadores-Estudantes) poderão realizar a componente prática em condições adaptadas de avaliação (realização de trabalho individualmente em vez de ser feito em grupo), devendo solicitar esse formato de avaliação ao docente no início do semestre. A apresentação em aula é obrigatória, devendo ser calendarizada atempadamente.
Melhoria de classificação
Melhoria da classificação da componente teórica (exame) pode ser realizada nos termos dos regulamentos em vigor.