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Psicometria e Teorias da Avaliação Psicológica

Código: LPSI203     Sigla: PTAP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 191 Plano Oficial do ano letivo 2021 2 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fernando Ricardo Ferreira Santos Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Teorico-Prática: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Fernando Ricardo Ferreira Santos 2,00
Teorico-Prática Totais 6 9,00
Eva Martins da Conceição 3,00
Alessandra da Silva Souza de Carvalho 3,00
Fernando Ricardo Ferreira Santos 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Introdução à Psicometria e fundamentos teóricos e técnicos da Avaliação Psicológica.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:

1. Compreender o papel da Avaliação Psicológica na Ciência Psicológica.
2. Compreender a dimensão técnica da Psicometria e especificamente a importância dos métodos estatísticos na construção de instrumentos de avaliação psicológica e na interpretação dos resultados da avaliação psicológica.
3. Dominar os principais conceitos e técnicas da Psicometria de modo a avaliar criticamente as propriedades psicométricas dos instrumentos de avaliação psicológica.
4. Conhecer instrumentos de avaliação paradigmáticos (escalas de inteligência de Wechsler), compreender as suas bases técnicas e generalizar estes conhecimentos para novos instrumentos.
5. Refletir sobre as questões deontológicas levantadas pela Avaliação Psicológica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Componente Teórica:
1. Introdução à Avaliação Psicológica (AP): definições, conceitos, resenha histórica
2. Processo de avaliação: componentes e estrutura
3. Psicometria: Teoria Clássica dos Testes (CTT)
3.1. Papel da estatística na AP
3.2. Interpretação dos resultados dos testes
3.3. Fidelidade
3.4. Validade
3.4.1. Conteúdo
3.4.2. Padrões de convergência e divergência
3.4.3. Critério
3.5. Análise de itens
4. Psicometria: introdução à Teoria de Resposta ao Item (IRT)
5. Questões metodológicas da elaboração dos testes
5.1. Construção, estandardização, e estudos normativos
5.2. Tradução e adaptação de instrumentos
6. A deontologia da AP

Componente Teórico-Prática:
1. Exercícios de cálculo e interpretação das propriedades psicométricas de instrumentos de AP
2. Trabalhos práticos sobre aplicação, cotação e interpretação de resultados de testes paradigmáticos (escalas de inteligência de Wechsler)
3. Exploração e análise de instrumentos de avaliação psicológica

Bibliografia Obrigatória

Susana Urbina; Essentials of psychological testing. ISBN: 978-1-118-68048-3
Groth-Marnat, G., & Wright, A.; Handbook of Psychological Assessment (6th ed.), Wiley, 2016

Bibliografia Complementar

Furr, M. R., & Bacharach, V. R.; Psychometrics: An introduction (2nd ed.), Sage, 2014
Revelle, W.; An introduction to psychometric theory with applications in R, 2019 (http://www.personality-project.org/r/book/)
Harris Cooper; APA handbook of research methods in psychology. ISBN: 978-1-4338-1003-9
Tenko Raykov; Introduction to psychometric theory. ISBN: 978-0-415878227

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Na componente teórica será utilizada uma metodologia expositiva, apoiada por suportes visuais, a ser complementada por leituras autónomas dos estudantes.

Na componente teórico-prática haverá momentos expositivos e trabalho acompanhado dos estudantes (individual/grupo) envolvendo software de estatística para o cálculo de indicadores psicométricos (e.g., SPSS, JASP, jMetrik), bem como o manuseamento dos manuais técnicos e materiais de instrumentos de avaliação psicológica tendo em vista a aplicação, cotação e interpretação de resultados de avaliação.

Software

JASP Team (2023). JASP (Version 0.17) [Computer software]. https://jasp-stats.org/
Meyer, P. (2018). jMetrik (Version 4.1.1) [Computer Software]. https://itemanalysis.com/jmetrik-download/
IBM SPSS Statistics for Windows, Version 29.0. Armonk, NY: IBM Corp

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 65,00
Trabalho escrito 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho escrito 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para obtenção da frequência na UC, os estudantes terão que realizar as duas componentes de avaliação (teórica e teórico-prática), com um mínimo de 8 valores em cada, desde que a média ponderada de todas as componentes seja igual ou superior a 9,5 valores.

A frequência das aulas teórico práticas é obrigatória, nos termos do regulamento em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída com exame final, com os seguintes elementos:

1. Componente teórica (nota mínima 8 valores):

1.1. Exame final: 65% da nota final

2. Componente teórico-prática (nota mínima 8 valores):

2.1. Trabalho de grupo: preparação de ficha técnica de um instrumento de avaliação (20%) e apresentação em aula desse instrumento (15%): 35% da nota final

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes abrangidos por estatutos especiais (e.g., Trabalhadores-Estudantes) poderão realizar a componente prática em condições adaptadas de avaliação (realização de trabalho individualmente em vez de ser feito em grupo), devendo solicitar esse formato de avaliação ao docente no início do semestre. A apresentação em aula é obrigatória, devendo ser calendarizada atempadamente.

Melhoria de classificação

Melhoria da classificação da componente teórica (exame) pode ser realizada nos termos dos regulamentos em vigor.
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