| Código: | E606 | Sigla: | SDC |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Sociologia da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=381711 |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCED | 42 | Plano Oficial | 3 | - | 6 | 57 | 162 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| António Manuel Magalhães Evangelista de Sousa | Regente |
| Teorico-Prática: | 3,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teorico-Prática | Totais | 2 | 6,00 |
| António Manuel Magalhães Evangelista de Sousa | 6,00 |
A Socio antropologia do Desenvolvimento e Cultura é uma unidade curricular semestral, de tipo teórico-prático, com 6 ECTS, a desenvolver no sexto semestre do 1º ciclo em Ciências da Educação.
Esta unidade curricular, situada na área científica das ciências sociais, aborda teorias antropológicas e sociológicas do desenvolvimento e da cultura, sendo o seu objectivo mais geral mobilizar, aprofundar e articular conhecimentos desenvolvidos sobretudo nas unidades curriculares da área das ciências sociais e humanas.
A unidade curricular pretende contribuir para a compreensão dos impactos da globalização sobre os actuais contextos sociais, sobretudo na sociedade portuguesa, sobretudo no que se refere à educação.
A unidade curricular aborda os três conceitos centrais de tradição, modernidade e pós-modernidade através de teorias e trabalhos empíricos realizados nos domínios, sobretudo, da Sociologia e da Antropologia da Educação. Desenvolve-se um enquadramento de reflexão sobre os efeitos do fenómeno da globalização, ao nível das políticas sociais e educativas, com ênfase nos seus contributos sobre as práticas profissionais em educação nesses âmbitos.
Objetivos:
1. Os impactos da globalização: economia, política e epistemologia
2. A tradição e a modernidade: problemas e dilemas da modernização e o desenvolvimento social
3. O debate sobre a pós-modernidade e a educação
4. ‘Nós’ e ‘Eles’ – Os Modelos de Relação com as Diferenças
5. Desenvolvimento e Cultura: o papel da educação
- Exposição presencial e online por parte do professor
- Leitura e análise de textos
- Trabalho de Grupos
- Discussão presencial e online em pequeno e grande grupo
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Exame | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 7,00 |
| Estudo autónomo | 55,00 |
| Frequência das aulas | 57,00 |
| Trabalho de campo | 8,00 |
| Trabalho de investigação | 30,00 |
| Trabalho escrito | 5,00 |
| Total: | 162,00 |
De acordo com a modalidade de avaliação da disciplina (Avaliação distribuída com exame final), o/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.
A classificação final corresponde à média da classificação de um trabalho (em grupo) (50%) e do exame final (50%) e é expressa numa escala de 0 a 20 valores, sendo necessária a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 valores para obter aproveitamento. Os estudantes que faltarem à entrega do trabalho elaborado em grupo, ou que nele obtenham classificação negativa, farão um exame final sobre todos os conteúdos desenvolvidos na unidade curricular.
Os/as estudantes que por lei/regulamento estão dispensados/as da presença nas aulas poderão realizar a unidade curricular através do exame final, sendo, no entanto, adicionalmente, obrigados/as à apresentação de um relatório sobre um dos temas do programa a combinar com o docente, assim como a data da respectiva entrega.
Os/as estudantes que pretendam melhorar a classificação final e aqueles que não obtiveram aproveitamento poderão fazê-lo através da realização de um exame escrito sobre os conteúdos programáticos da disciplina na época de recurso estipulada no calendário escolar.