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Avaliação em Educação e Formação

Código: E414     Sigla: AEF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Educação de Adultos

Ocorrência: 2025/2026 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 41 Plano Oficial 2 - 6 57 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Amélia Pina Tomás Veiga Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 2 6,00
Maria Amélia Pina Tomás Veiga 6,00

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos


  • Compreender conceitos fundamentais da avaliação

  • Problematizar a avaliação nas suas múltiplas funções e finalidades

  • Conhecer modalidades e perspetivas de avaliação

  • Analisar a pertinência de modelos distintos de avaliação face ao objeto que se avalia

  • Discutir implicações e consequências da mobilização de processos de avaliação de natureza diversa.

  • Adquirir competências de avaliação

Resultados de aprendizagem e competências


  • Identificar e analisar a complexidade inerente aos conceitos fundamentais da avaliação

  • Produzir textos que manifestem uma reflexão crítica face a conceitos e perspetivas sobre avaliação

  • Mobilizar argumentos pertinentes e cientificamente fundamentados sobre avaliação, em situações de debate

  • Aplicar estratégias de autoavaliação, de aperfeiçoamento e de desenvolvimento

  • Proceder à avaliação de situações específicas, estabelecendo critérios, métodos, procedimentos e instrumentos

  • Delinear propostas avaliativas ajustadas a contextos e realidades institucionais concretas

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Tendo uma dimensão de construção coletiva do conhecimento em torno dos temas em foco na UC, a presença nas aulas é fundamental, constituindo também um dos parâmetros da avaliação.

Programa

1.O que se entende por avaliação

2.Evolução dos modelos de avaliação

3.A problemática da avaliação: Compreender os contextos

4.Finalidades e funções da avaliação

5.Modalidades e perspetivas de avaliação

6.Implicações e consequências das avaliações

Bibliografia Obrigatória

Carvalho, Cindy & Portugal, Maria Gabriela; O papel da avaliação na melhoria das práticas: Contributos para um projeto de investigação na área da educação de infância, Educação, Sociedade e Culturas 47, 95-104, 2016
Correia, José Alberto, Fidalgo, Fernando & Rocha Fidalgo, Nora; A avaliação como trabalho e o trabalho de avaliação, Educação, Sociedade e Culturas, 33, 37-50., 2011
Justino, David & Almeida, Sílvia de; Inspecionar e avaliar: Origens da regulação coerciva da educação em Portugal, Educação, Sociedade e Culturas 47, 31-52, 2016
Figari, Gérard (1996); Avaliar: que referencial? (pp. 47-52), Porto. Porto Editora, 1996
Vial, Michel ; Organizar a participação dos formandos na avaliação da sua formação – duas entradas possíveis: as tarefas e os critérios do projecto de formação. In Avaliação com sentido(s): Contributos e questionamentos (pp. 169-182), Autor, 2008
Veloso, Luísa, Abrantes, Pedro e Craveiro, Daniela ; A avaliação externa de escolas como processo social. Educação, Sociedade e Culturas, 33, 69-88, 2011
Sousa, Anabela & Terrasêca, Maria Manuela ; Processos de autoavaliação de escolas ou avaliação interna do sistema? Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 23(115). http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v23.2085, 2015
Valverde, Camilo José Lopes ; Aproximação histórica à problemática da avaliação de programas. In A avaliação de programas de formação profissional contínua. Ensaio para a compreensão das concepções orientadoras: Reflexões a partir de um estudo de caso (17-28), Autor, 1998
Dias Sobrinho, José. ; Avaliação Educativa: Produção de Sentidos com Valor de Formação, Avaliação (Campinas), 13, 193-207., 2008

Bibliografia Complementar

Berger, Guy & Terrasêca, Manuela ; Políticas e práticas de avaliação: algumas reflexões, Educação, Sociedade e Culturas, 33, 7-16., 2011
Barbier, Jean-Marie ; O processo de avaliação. In A avaliação em formação (pp.59-78), Edições Afrontamento, 1990
Ardoino, Jacques, & Berger, Guy; L’évaluation comme interprétation. Pour, 107, Junho, Julho, Agosto, pp. 120-127. [Tradução: Manuela Terrasêca], 1986
MacBeath, J.; Self-evaluation, review, audit, self-assessment and self-inspection. In School inspection and self-evaluation. (pp. 56-59; 62-69), Nova Iorque: Routledge., 2006
Bonniol, Jean-Jacques & Vial, Michel; A avaliação, sistema de regulações. In Os modelos de avaliação. Textos Fundamentais (pp. 299-323), Porto Alegre: Artmed , 2001
Bolívar, A. ; La Autoevaluación En La Construcción De Capacidades De Mejora De La Escuela Como Comunidad De Aprendizaje Profesional. , Revista Portuguesa De Investigação Educacional, nº. 14, pp. 9-40, Https://Doi.Org/10.34632/Investigacaoeducacional.2014.33, 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Atividades de contacto

Trabalho individual e em equipa

Análise de textos

Elaboração de estrutura de ficha de leitura

Construção de ficha de leitura sobre texto específico

Apresentação oral de ficha de leitura

Conceção de simulacro de avaliação

Pesquisa e apresentação de relatório

Exposição

Debate

Acompanhamento

Orientação tutorial 

Avaliação da aprendizagem


Trabalho autónomo

Pesquisa sobre tema educativo / formativo

Pesquisa bibliográfica 

Leitura e análise de textos 

Elaboração de trabalhos 

Organização de apresentações de trabalhos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 20,00
Estudo autónomo 53,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de investigação 10,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação da unidade curricular é expressa numa escala inteira de 0 a 20. Terá em consideração o envolvimento dos estudantes nas tarefas distribuídas nas sessões. A classificação deste envolvimento será calculada a partir de uma ponderação máxima de 20% numa escala inteira de 0 a 20.

Projeto de Avaliação (em grupo) avaliado a partir das características especificadas, terá uma ponderação de 40% numa escala inteira de 0 a 20.

O trabalho individual ou a realização de um exame escrito terá uma ponderação de 40% numa escala inteira de 0 a 20. A classificação final da unidade curricular resultará da média simples das três componentes. 

 

Provas e trabalhos especiais

n/a

 

Trabalho de estágio/projeto

n/a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

 

Os/as estudantes que por lei/regulamento estão dispensados/as da presença nas aulas poderão realizar a disciplina através de um exame escrito, sendo, no entanto, adicionalmente, obrigados/as à apresentação de um relatório sobre um dos temas do programa a combinar com o docente, assim como a data da respectiva entrega. 

Melhoria de classificação

Os/as estudantes que pretendam melhorar a classificação final e aqueles que não obtiveram aproveitamento poderão fazê-lo através da realização de um exame, com a ponderação de 100%.

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