| Código: | DE351 | Sigla: | PDEIIEVG |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 11 | Plano Oficial | 1 | - | 12 | 98 | 324 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Maria José Magalhães | Regente |
| Teorico-Prática: | 3,00 |
| Seminário: | 3,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
| Maria José Magalhães | 1,50 | ||
| Sofia Ramos de Almeida Santos | 0,50 | ||
| Seminário | Totais | 1 | 3,00 |
| Sofia Ramos de Almeida Santos | 0,50 | ||
| Maria José Magalhães | 1,50 |
- Mobilizar conhecimentos de diferentes áreas científicas para a compreensão acerca da intervenção na violência de género, causas e consequências;
- Proporcionar conhecimento sobre os processos de vitimização e de saída da vitimização, assim como de resiliência;
- Proporcionar conhecimentos sobre intervenção na violência de género, numa perspetiva socio-educativa;
- Mobilizar conhecimentos sobre intervenção e investigação socio-educativa no campo da violência de género;
Resultados de aprendizagem
Espera-se que as/os estudantes:
- identifiquem conceitos (d)e diferentes perspetivas filosóficas e modelos de intervenção no campo da violência de género;
- integrem os contributos da investigação sobre os sobre os processos de vitimização e de saída da vitimização;
- mobilizem conceitos e perspetivas para analisar criticamente situações do quotidiano, quer ao nível local, quer nacional e internacional;
- mobilizem os conhecimentos para pensar a intervenção sócio-educativa na violência de género;
- mobilizem os conhecimentos sobre intervenção e investigação socio-educativa no campo da violência de género;
Previlegiar-se-á um enfoque nas pedagogias ativa, dialógica e comprometida, sem deixar de utilizar a pedagogia de conteúdo.
Em termos de estratégias, apontam-se as seguintes:
-Apresentação de textos por grupos de alunos, com o enfoque na problemática;
-Em pequenos grupos os alunos analisam quadros comparativos de diferentes teorias explicativas;
-Análise ou elaboração em pequenos grupos de projetos de intervenção sócio-educativa na prevenção da violência de género; ou, em alternativa:
-Análise da intervenção no campo da violência de género;
- Produção de um ensaio individual;
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
| Trabalho escrito | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 7,00 |
| Estudo autónomo | 50,00 |
| Frequência das aulas | 49,00 |
| Trabalho de campo | 24,00 |
| Trabalho de investigação | 30,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 210,00 |
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final
Condições de Frequência: Frequência e participação em, pelo menos, 75% das aulas da disciplina (mínimo 8 valores).
Fórmula de avaliação: Apresentação oral em grupo de um texto, 20%, análise de situações do quotidiano 30%, ensaio individual 50%.
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final
Condições de Frequência: Frequência e participação em, pelo menos, 75% das aulas da disciplina (mínimo 8 valores).
Fórmula de avaliação: Apresentação oral em grupo de um texto, 20%, análise de situações do quotidiano 30%, ensaio individual 50%.