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Problemáticas e Dilemas Éticos da Investigação e Intervenção Educacional na Violência de Género

Código: DE351     Sigla: PDEIIEVG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2025/2026 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 11 Plano Oficial 1 - 12 98 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria José Magalhães Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Seminário: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Maria José Magalhães 1,50
Sofia Ramos de Almeida Santos 0,50
Seminário Totais 1 3,00
Sofia Ramos de Almeida Santos 0,50
Maria José Magalhães 1,50

Língua de trabalho

Português
Obs.: Eventualmente, inglês

Objetivos

- Mobilizar conhecimentos de diferentes áreas científicas para a compreensão acerca da intervenção na violência de género, causas e consequências;

- Proporcionar conhecimento sobre os processos de vitimização e de saída da vitimização, assim como de resiliência;

- Proporcionar conhecimentos sobre intervenção na violência de género, numa perspetiva socio-educativa;

- Mobilizar conhecimentos sobre intervenção e investigação socio-educativa no campo da violência de género;

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de aprendizagem

Espera-se que as/os estudantes:

- identifiquem conceitos (d)e diferentes perspetivas filosóficas e modelos de intervenção no campo da violência de género;

- integrem os contributos da investigação sobre os sobre os processos de vitimização e de saída da vitimização;

- mobilizem conceitos e perspetivas para analisar criticamente situações do quotidiano, quer ao nível local, quer nacional e internacional;

- mobilizem os conhecimentos para pensar a intervenção sócio-educativa na violência de género;

- mobilizem os conhecimentos sobre intervenção e investigação socio-educativa no campo da violência de género;

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Segue o Regulamento do MCED

Programa


  1. Violência de género

    1. Definição

    2. Características

    3. Causas e consequências

    4. Ciclo da violência

    5. Vitimização

    6. Tipos de violência de género

    7. Custos humanos, sociais e económicos da violência de género.



  2. Intervenção com vítimas:

    1. filosofias e modelos de intervenção

    2. questões éticas na intervenção com vítimas



  3. Intervenção com agressores:

    1. filosofias e modelos de intervenção

    2. questões éticas na intervenção com agressores



  4. Respostas sociais à violência de género:

    1. violência doméstica;

    2. violência no namoro;

    3. tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual;

    4. mutilação genital feminina;

    5. violência sexual (incluindo estupro)

    6. assédio sexual no trabalho e nos espaços públicos



  5. Redes institucionais e instrumentos no apoio às vítimas responsabilização dos ofensores e intervenção socioeducativa em contextos escolares


 

Bibliografia Obrigatória

Kelly, Liz; Magalhães, Maria José; Meysen, Thomas; Garner, Maria; The contested concept of culture: encounters in policy and practice on violence and abuse, Berlin: Verlag Barbara Budrich, pp 121-133
Kelly, Liz; Meysen, Thomas; Hagemann-White, Carol; Magalhães, Maria José & Jalusic, Vlasta; Transnational Foundations for Ethical Practice in Interventions Against Violence
Against Women and Child Abuse, Berlin: Verlag Barbara Budrich, pp 256-268

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Previlegiar-se-á um enfoque nas pedagogias ativa, dialógica e comprometida, sem deixar de utilizar a pedagogia de conteúdo.

Em termos de estratégias, apontam-se as seguintes:

-Apresentação de textos por grupos de alunos, com o enfoque na problemática;

-Em pequenos grupos os alunos analisam quadros comparativos de diferentes teorias explicativas;

 

-Análise ou elaboração em pequenos grupos de projetos de intervenção sócio-educativa na prevenção da violência de género; ou, em alternativa:

-Análise da intervenção no campo da violência de género;

- Produção de um ensaio individual;

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 7,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de campo 24,00
Trabalho de investigação 30,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 210,00

Obtenção de frequência

Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final

Condições de Frequência: Frequência e participação em, pelo menos, 75% das aulas da disciplina (mínimo 8 valores).

Fórmula de avaliação: Apresentação oral em grupo de um texto, 20%, análise de situações do quotidiano 30%, ensaio individual  50%.

Fórmula de cálculo da classificação final

Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final

Condições de Frequência: Frequência e participação em, pelo menos, 75% das aulas da disciplina (mínimo 8 valores).

Fórmula de avaliação: Apresentação oral em grupo de um texto, 20%, análise de situações do quotidiano 30%, ensaio individual  50%.

Provas e trabalhos especiais

Segue regulamento da UP

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Regulamento da UP

Melhoria de classificação

Segue regulamento do mestrado
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