Educação e Violências na Contemporaneidade
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
16 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
49 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Compreender e aplicar conceitos de base para uma abordagem às ‘violências na contemporaneidade’
Aprofundar a matriz de dominação interseccional, género, classe social, racialização e colonialidade), entre outras dimensões da opressão;
Violências e resistências;
Empoderamento.
Resultados de aprendizagem e competências
Identificar e comprender teorias e conceitos em torno da violência
Desenvolver estudos teórico-práticos sobre violência
Explorar documentos políticos fundadores
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
De acordo com o regulamento do MCED.
Programa
- Os valores humanos e a situação das mulheres nas sociedades humanas contemporâneas
- Violência e violências - o conceito de formas de violência
- Impactos específicos da guerra nas mulheres
- Violência e género
- Violência, violências e resistências
- Oportunidades diferenciadas de participação e reconhecimento
- Empoderamento
Bibliografia Obrigatória
Magalhães, Maria José & Cruz, Angélica Lima; Violência simbólica contra as mulheres na arte e na vida: o caso de Susana e os Velhos, Faces de Eva, nº 31, 73-96. , 2014. ISBN: ISSN 0874 – 6885
bell hooks; Belonging. A culture of place, Oxon: Taylor and Francis, 2009
Quijano, Anibal ; Coloniality of Power, Eurocentrism and Latin America, Nepantla: Views from South, 2000
Joyce Berth; Empoderamento Feminismos plurais
Eunice Macedo; Violência e violências sobre as mulheres: Auscultando lugares para uma democracia ‘outra’ mais autêntica. , Marília: Oficina Universitária & São Paulo: Cultura Acadêmica., 2015. ISBN: ISBN 978-85-7983-636-7
Magalhães, Maria José; Turner, Jackie & Hagemann-White, Carol ; Empowerment and intervention: perspectives of survivors and professionals, Berlin: Verlag Barbara Budrich, 2019
Kelly, Liz; Magalhães, Maria José; Meysen, Thomas; Garner, Maria; The contested concept of culture: encounters in policy and practice on violence and abuse, Berlin: Verlag Barbara Budrich, pp 121-133, 2019
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Privilegiar-se-á pedagogia ativa e participativa, com base na pesquisa, no debate e desenvolvimento do pensamento crítico.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
10,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
| Trabalho escrito |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
3,00 |
| Estudo autónomo |
50,00 |
| Frequência das aulas |
49,00 |
| Trabalho de campo |
15,00 |
| Trabalho de investigação |
30,00 |
| Trabalho escrito |
40,00 |
| Total: |
187,00 |
Obtenção de frequência
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída sem exame final.
Condições de Frequência: Frequência e participação em, pelo menos, 75% das aulas da disciplina e mínimo 9,5 valores em todas as componenetes de avaliação.
Fórmula de avaliação:
- Participação nas aulas 10%,
- Apresentação oral em grupo de um texto, 40%,
- Trabalho individual 50%.
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação:
- Participação nas aulas 10%,
- Apresentação oral em grupo de um texto, 40%,
- Trabalho individual 50%.
Provas e trabalhos especiais
Segue o regulamento geral da UP
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Regulamento geral da UP
Melhoria de classificação
Segue o regulamento do MCED.
Observações
N/A