Investigação e Prática Profissional em Intervenção e Mediação Socioeducativa
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
26 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
49 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Promover a capacidade de reflexão crítica sobre os aspetos teórico-práticos em mediação e intervenção socioeducativa;
Potenciar alicerces sólidos para o desenvolvimento de uma profissionalidade assente em princípios de reflexão-ação, que permita a reconfiguração de práticas em resposta às problemáticas e dinâmicas dos contextos de mediação e intervenção socioeducativa.
Resultados de aprendizagem e competências
Desenvolver competências para analisar informadamente problemáticas em contextos de ação da mediação e intervenção socioeducativas;
Mobilizar conhecimentos teóricos adquiridos através da análise de investigações para compreender melhor as dinâmicas e os desafios contemporâneos nos contextos da prática da Mediação e Intervenção Socioeducativa.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N/A
Programa
1. Tendências da investigação e da prática em Mediação e Intervenção Socioeducativa
2. Dinâmicas nos múltiplos contextos de mediação e intervenção socioeducativa
3. Desafios práticos e teóricos enfrentados pelos profissionais em contexto da ação
4. Conceitos e técnicas para uma ação reflexiva e crítica na prática profissional
5. Técnicas e ferramentas para reconfigurar práticas em resposta a problemáticas específicas e dinâmicas de grupo
Bibliografia Obrigatória
Maria Carme Boqué Torremorell;
Cultura de mediação e mudança social. ISBN: 978-972-0-34174-7
Observações Bibliográficas
Alarcão, I. (2013). Reflexão crítica sobre o pensamento de Schön e os programas de formação de professores. In I. Alarcão (Org.). Formação reflexiva de professores. Estratégias de supervisão (pp. 11‐39). Porto Editora
Almeida, H. N. (2013). Building the conception of social and community mediation. Results of an exploratory research under the European Project ABSCM. Retirado de http://issuu.com/hna23/
docs/building_the_conception_of_social_a
Coutinho, C., Sousa, A., Dias, A., Bessa, F., Ferreira, M. J., & Vieira, S. (2009). Investigação-acção: metodologia preferencial nas práticas educativas. Revista Psicologia, Educação e Cultura, 13(2), 355‐ 379.
Freire, I., & Caetano, A. P. (2011). Mediação socioeducativa – saberes contextuais para lidar com o inesperado. In C. S. Reis, & F. S. Neves (Coords.), Livro de Atas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Investigar, inovar e desenvolver: Desafios das ciências da educação (Vol. 4, pp. 597-602). Guarda: Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, Instituto Politécnico da Guarda.
Silva, A. M. C. (2016). Formação, investigação e práticas de Mediação para a Inclusão Social (MIS) em Portugal. In A. M. C. Silva; M. L.Carvalho & L. R. Oliveira (Eds.), Sustentabilidade da Mediação Social: processos e práticas. (pp. 35-51). Braga: CECS.
Silva, A. M.; Caetano, A. P.; Freire, I.; Moreira, M. A.; Freire, T. & Ferreira, A. S. (2010). Novos actores no trabalho em educação: os mediadores socioeducativos. Revista Portuguesa de Educação, 23(2), 119-151.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC adotará a estratégia de Aprendizagem em Serviço, combinando o envolvimento dos/as estudantes em contextos reias com o desenvolvimento de competências específicas da UC.
A metodologia de ensino e aprendizagem desta UC incluirá também seminários, no sentido de fomentar discussões, apresentações de estudantes e interações com especialistas convidados. O conteúdo será abordado não apenas por meio de exposições teóricas, mas também através de debates críticos, estudos de caso, e análises de situações reais e simuladas. Espera-se que esta abordagem permita aos/as estudantes não só adquirir conhecimento teórico sobre o campo de estudo, mas também desenvolver competências práticas e de pensamento crítico, fundamentais para a atuação no campo da Mediação e Intervenção Socioeducativa.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Pedagogia social
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
| Trabalho escrito |
40,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
12,00 |
| Estudo autónomo |
35,00 |
| Frequência das aulas |
75,00 |
| Trabalho escrito |
15,00 |
| Trabalho de campo |
25,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação dos discentes. O cumprimento do requisito assiduidade pressupõe a presença em 75% das aulas previstas no início do semestre.
Fórmula de cálculo da classificação final
De acordo com os objetivos e os conteúdos programáticos estabelecidos nesta UC, o processo de avaliação incluirá três componentes principais: i) Participação e envolvimento em contexto prático (20%); ii) Exercício baseado numa situação concreta de intervenção/mediação socioeducativa, para o qual se solicita uma reflexão com base em questões abordadas na UC (realizada em aula, em grupo e com discussão coletiva) (40%); iii. Síntese escrita sobre temáticas afloradas no âmbito da UC (a realizar individualmente) (40%)
Provas e trabalhos especiais
N/A
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que estejam dispensados por lei do cumprimento do regime de assiduidade devem contactar os docentes, nas primeiras 3 semanas do semestre, para combinar os mecanismos de apoio ao estudo e de tutoria que lhes garantam uma igualdade de circunstâncias em termos de aprendizagem e de avaliação, bem como para tomar conhecimento detalhado das modalidades e critérios de avaliação a que serão sujeitos.
Melhoria de classificação
A sintese escrita individual é a única componente de avaliação passível de melhoria.
Para efeitos de melhoria de classificação à UC na sua globalidade, os estudantes dispõem da oportunidade de realizar uma prova escrita sem consulta (exame) que incidirá sobre os conteúdos abordados na Unidade Curricular.
Observações
N/A