Problemáticas em Administração Educacional e Gestão Escolar
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
22 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
49 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Abordar os principais conceitos e problemáticas da administração educacional e gestão da escola, no quadro de uma de reflexão político-administrativa crítica. Trata-se de problematizar e debater conceitos de Administração Educacional e Gestão Escolar inscritos em projetos de educação democrática, onde os modos de governação e os direitos humanos se assumem como centrais.
- aprofundar o conhecimento científico na área político-administrativa e de gestão escolar;
- problematizar teoricamente o campo da administração educacional;
- refletir criticamente sobre abordagens, processos e práticas éticas em administração educacional;
- discutir modos de gestão e liderança democrática nas suas dimensões de poder, comunicação e participação.
Resultados de aprendizagem e competências
Resultados de aprendizagem
- Conhecer conceções, modos de governo e práticas de administração e gestão escolar a partir da compreensão das caraterísticas socio-organizacionais do Estado, dos sistemas educativos e das escolas.
- Identificar processos heurísticos e dialéticos de administração das organizações educativas considerando as suas especificidades, autonomia e complexidade estrutural.
- Compreender processos de gestão e administração das organizações educacionais enquanto sistemas de regulação e ou emancipação.
Competências
- Analisar processos de administração e de gestão educacionais em diferentes contextos organizacionais e políticos, nomeadamente em escolas.
- Conceber propostas de exercício de gestão democrática no campo da administração educacional.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
Os conteúdos desta unidade curricular terão de ter em conta o perfil e os interesses dos estudantes que procuraram o domínio do mestrado onde se enquadra esta unidade, ainda que haja um conjunto de problemáticas de referência que permitem balizar quer o trabalho de formação que tem lugar na referida unidade quer, igualmente, apoiar o processo de exploração dos interesses atrás mencionados.
Nessa perspetiva parte-se de um modo heurístico de problematizar e enunciar os estudos e estrutura-se numa intencionalidade educativa crítica sustentada na proposta de programa.
PROGRAMA:
1. Educação democrática
- O direito à Educação e a Educação para todos
2. A instituição educativa e a organização escolar
- Concetualização de instituição e organização e a escola como organização: imagens e metáforas da escola
3. Administração e Gestão democrática
- Os modelos de gestão escolar e a gestão democrática das escolas
4. Autonomia na organização escolar
- O conceito de autonomia e a autonomia na gestão das escolas
5. Lideranças na organização escolar
- A concetualização de autonomia e de lideranças; os modelos e tipos de liderança na organização escolar; poderes e participação.
Bibliografia Obrigatória
Licínio C. Lima;
A^escola como organização educativa. ISBN: 85-249-0802-5
Licínio C. Lima;
Organização escolar e democracia radical. ISBN: 85-249-0735-5
Observações Bibliográficas
Bibliografia geral e obrigatória em construção.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas dialogadas
Debates
Trabalho de estudo e pesquisa
Tutorias
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
40,00 |
| Exame |
60,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
113,00 |
| Frequência das aulas |
49,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Cumprem-se os requisitos legais para estudantes ordinários ou detentores de um estatuto especial. A modalidade de avaliação adotada é a avaliação distribuída com exame final, garantida a frequência de 75% das aulas dadas. Seguindo os princípios desta modalidade a avaliação desta componente de formação contempla:
1.Participação ativa nas aulas na realização dos trabalhos/exercícios propostos e que integram os conteúdos discutidos.
2. Pesquisa individual e de grupo.
3. Haverá também um momento de avaliação formal, síntese escrita e presencial, no final do semestre.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é de tipo “avaliação distribuída com exame final” e é constituída pelas seguintes componentes:
1. trabalho em pequeno grupo, realizado durante o semestre letivo, sobre um dos conteúdos do programa e baseado em bibliografia proposta, que resute na dinamização de um debate qualificado com a turma, correspondendo à componente de avaliação distribuída;
2. síntese reflexiva escrita presencial, a realizar no período de avaliação estipulado no calendário escolar, correspondendo à componente de exame final.
A componente de avaliação distribuída (trabalho de grupo e debate dinamizado) é avaliada numa escala de 0 a 20 valores e tem uma ponderação de 40% na classificação final.
A componente de exame final (síntese escrita presencial) é avaliada numa escala de 0 a 20 valores e tem uma ponderação de 60% na classificação final.
Em caso de insucesso numa das componentes de avaliação previstas, a/o estudante terá de realizar um exame final com uma ponderação de 100% na classificação final. Considera-se insuficiente a avaliação abaixo de 8 valores por componente de avaliação.
A classificação final atribuída será expressa numa escala de 0 a 20 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As/os estudantes que, por lei, não estão obrigadas/os à frequência das aulas deverão contactar as docentes até ao final da 2ª semana de aulas efetivamente dadas, de modo a negociar uma alternativa à componente de avaliação distribuída.
Melhoria de classificação
Poderá ser realizada melhoria de classificação da componente individual (síntese escrita correspondente à modalidade de exame final).
Observações
Face a eventuais situações que configurem a prática de fraude, proceder-se-á de acordo com o artigo 14º do Regulamento de avaliação dos discentes da FPCEUP onde se pode ler que “a fraude cometida na realização de uma prova implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente (Conselho Pedagógico) para eventual processo disciplinar. No quadro da FPCEUP, entende-se como fraude a cópia, o plágio ou qualquer outra prática de onde resulte um benefício ilícito para a classificação do aluno.”