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Problemáticas em Administração Educacional e Gestão Escolar

Código: DE139     Sigla: PAEGE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=544528
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 22 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina de Castro Torres Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Ana Cristina de Castro Torres 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Abordar os principais conceitos e problemáticas da administração educacional e gestão da escola, no quadro de uma de reflexão político-administrativa crítica. Trata-se de problematizar e debater conceitos de Administração Educacional e Gestão Escolar inscritos em projetos de educação democrática, onde os modos de governação e os direitos humanos se assumem como centrais.


- aprofundar o conhecimento científico na área político-administrativa e de gestão escolar;


- problematizar teoricamente o campo da administração educacional;


- refletir criticamente sobre abordagens, processos e práticas éticas em administração educacional;


- discutir modos de gestão e liderança democrática nas suas dimensões de poder, comunicação e participação.

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de aprendizagem

- Conhecer conceções, modos de governo e práticas de administração e gestão escolar a partir da compreensão das caraterísticas socio-organizacionais do Estado, dos sistemas educativos e das escolas.

- Identificar processos heurísticos e dialéticos de administração das organizações educativas considerando as suas especificidades, autonomia e complexidade estrutural.

- Compreender processos de gestão e administração das organizações educacionais enquanto sistemas de regulação e ou emancipação.


Competências

- Analisar processos de administração e de gestão educacionais em diferentes contextos organizacionais e políticos, nomeadamente em escolas.

- Conceber propostas de exercício de gestão democrática no campo da administração educacional.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

Os conteúdos desta unidade curricular terão de ter em conta o perfil e os interesses dos estudantes que procuraram o domínio do mestrado onde se enquadra esta unidade, ainda que haja um conjunto de problemáticas de referência que permitem balizar quer o trabalho de formação que tem lugar na referida unidade quer, igualmente, apoiar o processo de exploração dos interesses atrás mencionados.

Nessa perspetiva parte-se de um modo heurístico de problematizar e enunciar os estudos e estrutura-se numa intencionalidade educativa crítica sustentada na proposta de programa.


PROGRAMA:

1. Educação democrática

- O direito à Educação e a Educação para todos

2. A instituição educativa e a organização escolar

- Concetualização de instituição e organização e a escola como organização: imagens e metáforas da escola

3. Administração e Gestão democrática

- Os modelos de gestão escolar e a gestão democrática das escolas

4. Autonomia na organização escolar

- O conceito de autonomia e a autonomia na gestão das escolas

5. Lideranças na organização escolar

- A concetualização de autonomia e de lideranças; os modelos e tipos de liderança na organização escolar; poderes e participação.

Bibliografia Obrigatória

Licínio C. Lima; A^escola como organização educativa. ISBN: 85-249-0802-5
Licínio C. Lima; Organização escolar e democracia radical. ISBN: 85-249-0735-5

Observações Bibliográficas

Bibliografia geral e obrigatória em construção.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas dialogadas
Debates
Trabalho de estudo e pesquisa
Tutorias

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Exame 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 113,00
Frequência das aulas 49,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Cumprem-se os requisitos legais para estudantes ordinários ou detentores de um estatuto especial. A modalidade de avaliação adotada é a avaliação distribuída com exame final, garantida a frequência de 75% das aulas dadas. Seguindo os princípios desta modalidade a avaliação desta componente de formação contempla:


1.Participação ativa nas aulas na realização dos trabalhos/exercícios propostos e que integram os conteúdos discutidos.


2. Pesquisa individual e de grupo.


3. Haverá também um momento de avaliação formal, síntese escrita e presencial, no final do semestre.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é de tipo “avaliação distribuída com exame final” e é constituída pelas seguintes componentes:


1. trabalho em pequeno grupo, realizado durante o semestre letivo, sobre um dos conteúdos do programa e baseado em bibliografia proposta, que resute na dinamização de um debate qualificado com a turma, correspondendo à componente de avaliação distribuída;


2. síntese reflexiva escrita presencial, a realizar no período de avaliação estipulado no calendário escolar, correspondendo à componente de exame final.



A componente de avaliação distribuída (trabalho de grupo e debate dinamizado) é avaliada numa escala de 0 a 20 valores e tem uma ponderação de 40% na classificação final.


A componente de exame final (síntese escrita presencial) é avaliada numa escala de 0 a 20 valores e tem uma ponderação de 60% na classificação final.



Em caso de insucesso numa das componentes de avaliação previstas, a/o estudante terá de realizar um exame final com uma ponderação de 100% na classificação final. Considera-se insuficiente a avaliação abaixo de 8 valores por componente de avaliação.

A classificação final atribuída será expressa numa escala de 0 a 20 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As/os estudantes que, por lei, não estão obrigadas/os à frequência das aulas deverão contactar as docentes até ao final da 2ª semana de aulas efetivamente dadas, de modo a negociar uma alternativa à componente de avaliação distribuída.

Melhoria de classificação

Poderá ser realizada melhoria de classificação da componente individual (síntese escrita correspondente à modalidade de exame final).

Observações

Face a eventuais situações que configurem a prática de fraude, proceder-se-á de acordo com o artigo 14º do Regulamento de avaliação dos discentes da FPCEUP onde se pode ler que “a fraude cometida na realização de uma prova implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente (Conselho Pedagógico) para eventual processo disciplinar. No quadro da FPCEUP, entende-se como fraude a cópia, o plágio ou qualquer outra prática de onde resulte um benefício ilícito para a classificação do aluno.”

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