Abordagens Narrativas em Psicoterapia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta UC tem os seguintes objetivos:
- Enquadrar epistemologicamente a emergência das abordagens narrativas em psicoterapia;
- Apresentar os principais pressupostos dos modelos narrativos;
- Caracetrizar o tipo de relação terapêutica associada à implementação de modelos narrativos;
- Apresentar alguns modelos narrrativos específicos usados na intervenção clínica;
- Ilustrar com casos clínicos de diversas faixas etárias a plicação das terapias narrativas;
- Estimular nos estudantes a análise de casos, a reflexão e a capacidade de identificar a intervenção.
Resultados de aprendizagem e competências
Com a frequência desta UC é esperado que os estudantes sejam capazes de:
- Enunciar e explicar os pressupostos centrais das terapias narrativas;
- Conhecer a existência de diversos modelos de psicoterapia narrativa;
- Conhecer com detalhe o modelo congitivo-narrativo proposto por O. F. Gonçalves;
- Conhecer o modelo da reautoria e as suas principais componentes de intervenção;
- Obter competências de elicitação de narrativas e de análise discursiva em contextos de avaliação clínica e de intervenção.
- Obter competências de leitura de casos com paradigmas narrativos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O programa desta UC integra os seguintes aspetos:
1. Exposição das influências construtivistas nos modelos cognitivos e emergências das terapias narrativas;
2. Exposição das influências do construcuonismo social e emergências das abordagens narrativas no contexto das terapias familiares;
3. Apresentação dos pressupostos centrais e caraterísticas das “terapias da criação”;
4. Identificação de diversas terapias narrativas;
5. Apresetnação detalhada do modelo cognitivo-narrativo;
6. Apresentação aprofundada do modelo narrativo da reautoria;
7. Exercícos diversos de treino das competências para aplicação do modelo da reautoria a adultos e a crianças.
8. Análise de sessões terapêuticas de terapia narrativa;
9. Exploração de outros meios narrativos, como a escrita de cartas, diários, a construção da história de vida em clínica com adultos e em clínica com crianças, incluindo a realiação de práticos para o efeito;
10. Acompahamento de caso e planeamento da intervenção junto do mesmo.
Bibliografia Obrigatória
Denborough, D. ; Collective Narrative Practice: Responding to individuals, groups and communities who have experienced trauma., Dulwich Centre, 2008
Freedman, J. & Combs, G.; Narrative therapy: the social construction of preferred realities., Norton, 1996
Gonçalves, M., & Henriques, M. R.; Terapia narrativa da ansiedade: Manual terapêutico para crianças e adolescentes. , Psiquilibrios, 2000
Gonçalves, O. F. ; Viver narrativamente. , Quarteto Editora, 2000
Madigan, S. ; Narrative Therapy., American Psychological Association, 2019
White, M. ; Maps of Narrative Practice. , 2007
Bibliografia Complementar
White, M. ; Guías para una terapia familiar sistémica. , Gedisa, 1997
Ncube, N. ; The tree of life project: Using narrative ideas in work with vulnerable children in Southern Africa., International Journal of Narrative Therapy and Community Work, 1, 3–16., 2006
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias usadas incluem:
1. Apresentação expositiva das teorias, seus pressupostos, conceções e construções centrais;
2. Apresentação dos modelos de intervenção narrativos, ilustrados com exemplos de casos reais.
3. Realização de exxercícos específicos retirados da literatura e preparados pela docente para o treino de competências no contexto dos modelos narrativos em estudo;
4. Visulaização guiada de vídeos e de análise de sessões terapêuticas transcritas;
5. Estratégias de acompanhemento de um caso;
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
30,00 |
Trabalho escrito |
35,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de campo |
20,00 |
Trabalho escrito |
38,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação implica a presença em 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação incide resulta da soma ponderada das notas obridas nas seguintes atividades:
1. Apresentação de uma atividade narrativa preparada para o cliente em acompanhamento (30%);
2. Realização de dois pequenos testes de avaliação (35%);
3. Apresentação de análise detalhada de uma sessão terapêutica, realiado em pequeno grupo (35%).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o regulamentado para o efeito.
Melhoria de classificação
Não está prevista.