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Abordagens Narrativas em Psicoterapia

Código: PCS18     Sigla: ANP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSI 11 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Margarida Isabel Rangel Santos Henriques Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,50
Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,50
Margarida Isabel Rangel Santos Henriques 0,75
Mariana Teixeira Lopes Veloso Martins 0,75
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Mariana Teixeira Lopes Veloso Martins 1,00
Margarida Isabel Rangel Santos Henriques 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta UC tem os seguintes objetivos:
- Enquadrar epistemologicamente a emergência das abordagens narrativas em psicoterapia;
- Apresentar os principais pressupostos dos modelos narrativos;
- Caracetrizar o tipo de relação terapêutica associada à implementação de modelos narrativos;
- Apresentar alguns modelos narrrativos específicos usados na intervenção clínica;
- Ilustrar com casos clínicos de diversas faixas etárias a plicação das terapias narrativas;
- Estimular nos estudantes a análise de casos, a reflexão e a capacidade de identificar a intervenção.


Resultados de aprendizagem e competências

Com a frequência desta UC é esperado que os estudantes sejam capazes de:
- Enunciar e explicar os pressupostos centrais das terapias narrativas;
- Conhecer a existência de diversos modelos de psicoterapia narrativa;
- Conhecer com detalhe o modelo congitivo-narrativo proposto por O. F. Gonçalves;
- Conhecer o modelo da reautoria e as suas principais componentes de intervenção;
- Obter competências de elicitação de narrativas e de análise discursiva em contextos de avaliação clínica e de intervenção.
- Obter competências de leitura de casos com paradigmas narrativos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa desta UC integra os seguintes aspetos:
1.    Exposição das influências construtivistas nos modelos cognitivos e emergências das terapias narrativas;
2.    Exposição das influências do construcuonismo social e emergências das abordagens narrativas no contexto das terapias familiares;
3.    Apresentação dos pressupostos centrais e caraterísticas das “terapias da criação”;
4.    Identificação de diversas terapias narrativas;
5.    Apresetnação detalhada do modelo cognitivo-narrativo;
6.    Apresentação aprofundada do modelo narrativo da reautoria;
7.    Exercícos diversos de treino das competências para aplicação do modelo da reautoria a adultos e a crianças.
8.    Análise de sessões terapêuticas de terapia narrativa;
9.    Exploração de outros meios narrativos, como a escrita de cartas, diários, a construção da história de vida em clínica com adultos e em clínica com crianças, incluindo a realiação de práticos para o efeito;
10.    Acompahamento de caso e planeamento da intervenção junto do mesmo.

Bibliografia Obrigatória

Denborough, D. ; Collective Narrative Practice: Responding to individuals, groups and communities who have experienced trauma., Dulwich Centre, 2008
Freedman, J. & Combs, G.; Narrative therapy: the social construction of preferred realities., Norton, 1996
Gonçalves, M., & Henriques, M. R.; Terapia narrativa da ansiedade: Manual terapêutico para crianças e adolescentes. , Psiquilibrios, 2000
Gonçalves, O. F. ; Viver narrativamente. , Quarteto Editora, 2000
Madigan, S. ; Narrative Therapy., American Psychological Association, 2019
White, M. ; Maps of Narrative Practice. , 2007

Bibliografia Complementar

White, M. ; Guías para una terapia familiar sistémica. , Gedisa, 1997
Ncube, N. ; The tree of life project: Using narrative ideas in work with vulnerable children in Southern Africa., International Journal of Narrative Therapy and Community Work, 1, 3–16., 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias usadas incluem:
1.    Apresentação expositiva das teorias, seus pressupostos, conceções e construções centrais;
2.    Apresentação dos modelos de intervenção narrativos, ilustrados com exemplos de casos reais.
3.    Realização de exxercícos específicos retirados da literatura e preparados pela docente para o treino de competências no contexto dos modelos narrativos em estudo;
4.    Visulaização guiada de vídeos e de análise de sessões terapêuticas transcritas;
5.    Estratégias de acompanhemento de um caso;

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 30,00
Trabalho escrito 35,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 38,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação implica a presença em 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação incide resulta da soma ponderada das notas obridas nas seguintes atividades:
1. Apresentação de uma atividade narrativa preparada para o cliente em acompanhamento (30%);
2. Realização de dois pequenos testes de avaliação (35%);
3. Apresentação de análise detalhada de uma sessão terapêutica, realiado em pequeno grupo (35%).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamentado para o efeito.

Melhoria de classificação

Não está prevista.
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