Dificuldades de Aprendizagem
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Nesta UC pretende dotar-se os estudantes de conhecimentos sobre modelos teóricos acerca do processo de aprendizagem da leitura, escrita, e matemática, bem como de competências que permitam caracterizar dificuldades de aprendizagem nesses domínios e planear estratégias de intervenção integradas.
Resultados de aprendizagem e competências
- Conhecer modelos teóricos explicativos do processo de aprendizagem da leitura, escrita e matemática.
- Definir e caracterizar as dificuldades de aprendizagem (DA).
- Identificar dimensões críticas do processo de ensino na promoção da aprendizagem e na prevenção das DA.
- Ser capaz de planear e implementar estratégias de intervenção nas DA.
- Ser capaz de colaborar com profissionais de educação e outros intervenientes na organização de planos de intervenção integrados.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Conceitos e modelos relevantes no domínio das Dificuldades de Aprendizagem (DA). O modelo Response to Intervention (RtI) e as DA: Promoção, prevenção e remediação. O exemplo do modelo RtI na área da leitura, escrita e matemática.
- Modelos explicativos do processo de aprendizagem da leitura, escrita e matemática. Intervenção nas competências de linguagem e de literacia emergente. Desenvolvimento de competências matemáticas em idade pré-escolar.
- Avaliação e intervenção nas DA da leitura, escrita e matemática no início da escolaridade.
- Avaliação e intervenção nas dificuldades da leitura.
- Avaliação e intervenção nas dificuldades da composição escrita.
- Avaliação e intervenção nas dificuldades da matemática.
4. DA e problemas associados.
Bibliografia Obrigatória
Clements, M. K., Bishop, A., Keitel-Kreidt, C., Kilpatrick, J., & Leung, F. K. S. (Eds.); Third international handbook of mathematics education, Springer, 2013
Leal, T., Gamelas, A. M., Peixoto, C., & Cadima, J. ; Linguagem e literacia emergente: Propostas de intervenção em jardim de infância. , Almedina., 2014
Sanchez, J. N. G. ; Prevención en dificultades del desarrollo y del aprendizaje., Piramide, 2014
Sugai, G., La Salle, T., Everett, S, & Feinberg, A. ; Multi-tiered systems of support: The what, why, and how for school counselors., Routledge, 2019
Bibliografia Complementar
Santos Maria Thereza Mazarro dos 570;
Distúrbios de leitura e escrita. ISBN: 85-204-1354-4
Snowling Margaret 205;
Dislexia, fala e linguagem. ISBN: 85-363-0400-6
Greenberg, M. T., Weissberg, R. P., O'Brien, M. U., et al.; Enhancing school-based preventio and youth develoment through coordinated social, emotional, and academic learning., 2003
Ginsburg, H. ; Children´s Arithmetic, pro-ed, 1989. ISBN: 0890791813
Snowling Margaret J. 340;
The^science of reading. ISBN: 1-4051-1488-6
Sucena Ana;
Aprender a ler e avaliar a leitura. ISBN: 978-972-40-3919-0
Swanson, H. L., Harris, K. R., & Graham, K.; Handbook of learning disabilities, The Guilford Press, 2013
S. Jimerson, M. Burns, A. VanDerHeyden; Handbook of Response to Intervention. , Springer, 2005. ISBN: 0-387-49052-3
Observações Bibliográficas
Outras referências serão fornecidas ao longo das aulas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Participação nas sessões expositivas preparadas pela docente e consulta de bibliografia sobre os temas da UC. Nas aulas práticas, em pequeno grupo, será realizado o estudo de instrumentos de avaliação no domínio da leitura, escrita e matemática; no âmbito do despiste universal preconizado pelo modelo RtI será efetuada a aplicação de instrumentos de avaliação em contexto escolar, com orientação da docente; serão analisados protocolos de avaliação e elaboradas propostas de intervenção. Será ainda apresentado para análise um caso de perturbação específica de aprendizagem.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Teste |
40,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
8,00 |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Elaboração de projeto |
20,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em, pelo menos, 75% das aulas efectivamente leccionadas. Exige ainda a realização dos seguintes trabalhos:
Em grupo, apresentação de um instrumento de avaliação no domínio da leitura, da escrita ou da matemática (ponderação 10%); relatório sobre a implementação do modelo da Resposta à Intervenção (ponderação 25%);
A nível individual, apresentação de um relatório escrito sobre a análise de um caso de perturbação específica de aprendizagem (ponderação 25%).
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final será obtida pelas notas obtidas na componente individual (65%) e na componente de grupo (35%). A avaliação na componente individual será constituida pela classificação obtida em dois testes sobre os conteúdos teóricos leccionados (cada um com ponderação de 20%) e no relatório escrito sobre a análise de um caso (ponderação de 25%); a avaliação na componente de grupo é constituida pela classificação obtida na apresentação de um instrumento de avaliação no domínio da leitura, da escita ou da matemática (ponderação de 10%) e no relatório sobre a implementação do modelo da Resposta à Intervenção (ponderação de 25%).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes trabalhadores e outros estudantes terão que realizar as actividades práticas. Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente antes do início do semestre letivo, para garantir a exequibilidade da sua avaliação.
Melhoria de classificação
A época de recurso pode ser usada para realizar a componente teórica (40%) para aqueles que tiverem faltado, reprovado nos dois testes ou para melhoria de classificação.
Não está prevista melhoria da nota nos trabalhos práticos excepto através de nova inscrição na disciplina.