| Código: | E207 | Sigla: | EDG |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCED | 66 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 57 | 162 |
A UC visa o desenvolvimento dos/as estudantes e a construção de competências de facilitação e promoção do trabalho pedagógico com grupos diversos.
Os conhecimentos e as competências sobre grupos, as suas características e dinâmicas serão trazidos a partir de experiências de facilitação e de participação em atividades grupais, assim como da construção intencional de propostas de atividades a desenvolver em sala de aula.
Será reforçada a discussão sobre as possibilidades e riscos que o trabalho com grupos comporta, assim como a reflexão sobre questões éticas presentes neste tipo de trabalho.
Trazendo não só referências e quadros de leitura, mas também oportunidades de vivência prática em grupo, a UC tem como objectivos a construção de competências de compreensão e leitura de processos grupais, assim como de intervenção nesses mesmos grupos tendo em consideração aspectos sociais, educacionais, psicológicos e éticos relevantes.
Espera-se que o/a estudante demonstre capacidades e competências de:
a) mobilizar de forma adequada e intencional conhecimentos sobre os processos e dinâmicas grupais
b) aplicar técnicas de Dinâmica de Grupos de forma apropriada e fundamentada, nomeadamente tendo em conta as características dos grupos e dos contextos
c) dinamização e facilitação de grupos que tenha em conta as fases de desenvolvimento desses grupos e os objetivos específicos da intervenção
d) conceção e produção de intervenções socioeducativas intencionais, éticas e críticas
e) identificação, reconhecimento e valorização do papel das expressões, do trabalho emocional e dos aspectos relacionais e grupais nos processos educacionais e formativos
Não aplicável.
1 Abordagem Centrada na Pessoa (Rogers) e Escuta Ativa
2 As características dos grupos, e os elementos essenciais para a compreensão dos grupos, das suas dinâmicas e processos de formação e mudança:
i) a identidade, a inclusão, a confiança e a coesão;
ii) a tomada de decisão, a negociação, e a liderança;
iii) o conflito, as relações e a mudança.
3 Jogo Dramático enquanto abordagem pedagógica:
a) enquanto forma de trabalhar o conhecimento de si e dos outros, de trabalhar as relações entre diferentes pessoas e grupos e o reconhecimento e exteriorização de emoções
b) as possibilidades que traz de transformação e reconstrução pessoal e grupal, de promoção da imaginação e da expressão individual e grupal
Prática Laboratorial recorrendo a diversos modos de trabalho: análise de casos, simulações, clarificação, abordagem teórica para enquadramento da prática, debate, DG e J.D. É privilegiada a metodologia de participação ativa, cuja estratégia fundamental consiste em proporcionar momentos diversificados de vivências de práticas significativas, estimulantes e interativas. Parte-se do pressuposto que os estudantes integram um Grupo em Desenvolvimento. Estas vivências experienciais, relacionadas e adequadas aos distintos pontos do programa constituem o ponto de partida para a aquisição de conhecimentos e demais competências, contextualizados teoricamente. Esta metodologia promove o desenvolvimento pessoal dos estudantes e o treino de competências para as atividades profissionais futuras em CE, de acordo com o que foi referido.
Classificação final resulta da nota das 2 componentes:
1. Cada grupo fará 2 momentos de facilitação do grupo turma a partir de temas previamente indicados. Os grupos terão de discutir o seu planeamento com o/a docente da UC e entregar o mesmo por escrito. O documento escrito deverá incluir: i) os objectivos a alcançar com a sessão; ii) a planificação de actividades, dos tempos e dos materiais; a descrição exercícios, de possíveis variações, e elementos especiais a ter em atenção no seu desenvolvimento; iv) de forma breve o modo como o exercício leva o grupo a lidar com o que é identificado nos objectivos; e v) cuidados éticos a ter na sessão. No seu conjunto esta componente tem um peso de 66% da classificação final.
2. A análise de um processo de grupo a partir de um filme visionado em aula e realizada em aula. Esta análise será realizada individualmente com base na experiência e nos quadros de referências mobilizadas ao longo das aulas. Esta componente tem um peso de 33% na classificação final.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 34,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 66,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 57,00 |
| Frequência das aulas | 45,00 |
| Trabalho laboratorial | 30,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 162,00 |
As aulas são de frequência obrigatória. É obrigatória a presença em 75% das aulas lecionadas e o respeito pelas normas previstas quanto à assiduidade discente.
A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes:
1. Cada grupo fará 2 momentos de facilitação do grupo turma a partir de temas previamente indicados. Os grupos terão de discutir o seu planeamento com o/a docente da UC e entregar o mesmo por escrito. O documento escrito deverá incluir: i) os objectivos a alcançar com a sessão; ii) a planificação de actividades, dos tempos e dos materiais; a descrição exercícios, de possíveis variações, e elementos especiais a ter em atenção no seu desenvolvimento; iv) de forma breve o modo como o exercício leva o grupo a lidar com o que é identificado nos objectivos; e v) cuidados éticos a ter na sessão. No seu conjunto esta componente tem um peso de 66% da classificação final.
2. A análise de um processo de grupo a partir de um filme visionado em aula e realizada em aula. Esta análise será realizada individualmente com base na experiência e nos quadros de referências mobilizadas ao longo das aulas. Esta componente tem um peso de 33% na classificação final.
É necessária a realização de todas as componentes para obter aprovação na UC, bem como a classificação mínima de 9 valores em cada uma das componentes consideradas.
Face a eventuais situações que configurem a prática de fraude, proceder-se-á de acordo com o artigo 14º do Regulamento de avaliação dos discentes da FPCEUP.
Não aplicável.
Não aplicável.
Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar uma prova escrita sem consulta incidindo sobre a globalidade dos conteúdos da Unidade Curricular, com a ponderação de 100% na nota final. Não é possível repetir os trabalhos práticos.
Para efeitos da melhoria da classificação, os estudantes dispõem da oportunidade de repetir a componente individual da avaliação.