| Código: | E200 | Sigla: | HEC |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Educação |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=406206 |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCED | 73 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 57 | 162 |
-Tomar contacto com a metodologia da investigação histórica -Compreender a História da Educação como domínio científico integrante das Ciências da Educação.
-Analisar, numa perspectiva sociocultural, a passagem da educação do espaço doméstico para o público, os interesses que se moveram a favor e contra a escola pública.
-Conhecer agentes e formas de circulação e de apropriação de discursos pedagógicos.
-Problematizar, a partir da cultura material escolar, o modo como se concretizou no contexto português a escolarização e as propostas pedagógicas a ela associada .
-Compreender a educação como parte da herança cultural.
Resultados de aprendizagem
-manifesta conhecimento histórico sobre a realidade educativa portuguesa e ocidental, na análise dos diversos contextos de educação, na perspetiva sociocultural e da cultura material;
-perspetiva as práticas educativas na dialética das tradições, dos discursos científicos e das utopias pedagógicas.
Competências:
- pratica a investigação em História da Educação: (i) analisa testemunhos; (ii) organiza documentação histórica; (iii) elabora trabalho escrito com base em interpretação de fontes, raciocínio analógico e argumentos;
- desenvolve atitudes de valorização da herança educativa.
Não se aplica.
1. Breve abordagem à metodologia da investigação histórica.
2. A família, a religião, o Estado promotores de formas de educação escolar.
2.1. O público e o privado em educação.
2.2 A questão do método de ensino-aprendizagem no centro do saber pedagógico e das práticas docentes (séculos XVII e XVIII).
3. Contributos do Iluminismo, Liberalismo, Republicanismo, Socialismo e Marxismo na fundamentação e constituição da escola pública em Portugal (século XVIII ao XX).
3.1.Continuidades e ruturas no pensamento pedagógico, nas reformas educativas e nas práticas pedagógicas em Portugal.
3.2. As grandes exposições industriais e coloniais e seu impacto na educação: da coisificação do outro, através do "zoo humano", ao estudo das "raças" e à justificação do colonialismo como "ação civilizadora".
4. O sistema de ensino em Portugal (séc.XIX e XX): estruturação da rede escolar, da formação de professores, da universalização do acesso à educação.
4.1. A circulação de atores e discursos científicos em educação e sua influência na organização do tempo, dos espaços, dos materiais pedagógicos e das práticas de ensino.
4.2. Educação e trabalho: do ensino profissional ao ensino técnico e à "escola única" no século XX.
4.3. A importância do período revolucionário para a expansão da educação.
5. Periodização sociopolítica e periodização educacional: diferenciação e caraterização. A educação no pós-II Guerra Mundial: ciência e utopia em educação.
As atividades de contacto decorrerão segundo uma metodologia mista, de exposição teórica e de debate em grande ou pequenos grupos sobre textos e materiais de análise (imagens, vídeos, pesquisas realizadas pelas/os estudantes). Os/as estudantes são encorajados/as a preparar questões e a dinamizarem as aulas.
Trabalho de grupo sobre um tema à escolha, de entre um conjunto proposto, com tarefas específicas para cada elemento. Como resultado, cada grupo apresentará um trabalho a meio do semestre e um texto escrito de 10 páginas, no final, que exige um aprofundamento e apropriação coletiva do trabalho produzido por cada elemento no grupo. A apresentação dos trabalhos de grupo, por forma a constituírem-se sínteses temáticas por grandes períodos histórico-educacionais, é calendarizada com os/as estudantes na primeira aula.
A divisão de temáticas por grupos e a apresentação dos resultados é feita com toda a turma; os grupos organizam a pesquisa e a análise de textos e sínteses, cuja orientação é garantida pelas tutorias obrigatórias, realizadas com os pequenos grupos.
Estão previstas:
-Participação nas Jornadas Internacionais de História da Educação, Herança Cultural e Museologia e visitas de estudo e/ou em seminários com especialistas, seguido de debate, sempre que for oportuno.
Atividades de trabalho autónomo - Leitura e análise de textos da bibliografia recomendada para cada tema e trabalho de pesquisa, interpretação e redação do texto final.
Todas as sínteses realizadas pelos grupos serão apresentadas e debatidas na turma.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 35,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
| Participação presencial | 15,00 |
| Exame | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 40,00 |
| Frequência das aulas | 45,00 |
| Trabalho de investigação | 10,00 |
| Trabalho escrito | 15,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
| Total: | 120,00 |
A modalidade de avaliação adotada é a avaliação distribuída com exame final. Seguindo os princípios desta modalidade, a avaliação da UC contempla três instrumentos: Avaliação da participação ativa nas aulas TP e no trabalho de grupo; avaliação do trabalho escrito e sua apresentação; realização de exame final.
1.PARTICIPAÇÃO ATIVA:o resultado desta atividade deve traduzir-se no colocar de questões nas aulas ou de as dinamizar a partir de um texto ou outro material adequado; presença nas sessões tutoriais, realização atempada das tarefas no grupo.
2. REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO TRABALHO INDIVIDUAL/DE GRUPO: supõe a pesquisa individual e de grupo, que se deve traduzir na apresentação oral, no decurso do semestre, do trabalho escrito, em grupo, mas com contribuições individuais, de dez páginas.
3. REALIZAÇÃO DE EXAME FINAL: deve mostrar conhecimento das temáticas apresentadas nas aulas, assim como do trabalho individual investido na unidade curricular.
A não realização de qualquer dos três elementos da avaliação implica a não existência de elementos suficientes para o/a estudante ser avaliado. A não entrega do trabalho escrito ou não participação nas apresentações orais (do trabalho de grupo) implica uma classificação de zero em qualquer das componentes em falta. É exigido um mínimo de 10 valores em qualquer das parcelas (participação; trabalho escrito e apresentação oral em turma; exame final). A não presença nas tutoriais de orientação será tida em conta na componente "Participação presencial".
Participação ativa nas aulas e presença nos tutoriais - 15%.
Trabalho de grupo escrito, com tarefas individualizadas (35%) e apresentação do trabalho (10%)= 45%
Exame final - 40%
A classificação de cada uma destas parcelas da avaliação é calculada na escala de 0 a 20. É necessária avaliação positiva mínima (10 valores) em cada uma das componentes para obter aprovação na UC.
Os/as estudantes são estimulados/as a participar nas Jornadas Internacionais de História da Educação, Herança Cultural e Museologia e, sempre que possível, em seminários e visitas.
Não se aplica.
Para trabalhadores/as estudantes que, por impossibilidade de horário, não possam frequentar regularmente as aulas, a participação no trabalho de grupo será substituída por um trabalho escrito individual, sob orientação do regente da UC. Nas apresentações orais, será respeitado o calendário coletivamente negociado. As/os estudantes nesta situação terão de assinar junto do regente da UC o esquema de trabalho a realizar e respectivo calendário. Deverão realizar duas sessões tutoriais ao longo do semestre.
Da apresentação oral do trabalho escrito, não há possibilidade de recurso.
O trabalho escrito poderá ser reformulado, exigindo nesse caso mais pesquisa e reelaboração aprofundada do texto inicial.
As normas de avaliação poderão ser alteradas após a sua análise pelo Conselho Pedagógico.