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História da Educação Contemporânea

Código: E200     Sigla: HEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Educação

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=406206
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 73 Plano Oficial 1 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

-Tomar contacto com a metodologia da investigação histórica -Compreender a História da Educação como domínio científico integrante das Ciências da Educação.
-Analisar, numa perspectiva sociocultural, a passagem da educação do espaço doméstico para o público, os interesses que se moveram a favor e contra a escola pública.
-Conhecer agentes e formas de circulação e de apropriação de discursos pedagógicos.
-Problematizar, a partir da cultura material escolar, o modo como se concretizou no contexto português a escolarização e as propostas pedagógicas a ela associada .
-Compreender a educação como parte da herança cultural.

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de aprendizagem 
-manifesta conhecimento histórico sobre a realidade educativa portuguesa e ocidental, na análise dos diversos contextos de educação, na perspetiva sociocultural e da cultura material;

-perspetiva as práticas educativas na dialética das tradições, dos discursos científicos e das utopias pedagógicas.
 



Competências:

- pratica a investigação em História da Educação: (i) analisa testemunhos; (ii) organiza documentação histórica; (iii) elabora trabalho escrito com base em interpretação de fontes, raciocínio analógico e argumentos;
- desenvolve atitudes de valorização da herança educativa.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1. Breve abordagem à metodologia da investigação histórica.

2. A família, a religião, o Estado promotores de formas de educação escolar.
2.1. O público e o privado em educação.
2.2 A questão do método de ensino-aprendizagem no centro do saber pedagógico e das práticas docentes (séculos XVII e XVIII).

3. Contributos do Iluminismo, Liberalismo, Republicanismo,  Socialismo e Marxismo na fundamentação e constituição da escola pública em Portugal (século XVIII ao XX).
3.1.Continuidades e ruturas no pensamento pedagógico, nas reformas educativas e nas práticas pedagógicas em Portugal.
3.2. As grandes exposições industriais e coloniais e seu impacto na educação: da coisificação do outro, através do "zoo humano", ao estudo das "raças" e à justificação do colonialismo como "ação civilizadora". 

4. O sistema de ensino em Portugal (séc.XIX e XX): estruturação da rede escolar, da formação de professores, da universalização do acesso à educação.
4.1. A circulação de atores e discursos científicos em educação e sua influência na organização do tempo, dos espaços, dos materiais pedagógicos e das práticas de ensino.
4.2. Educação e trabalho: do ensino profissional ao ensino técnico e à "escola única" no século XX.
4.3. A importância do período revolucionário para a expansão da educação.

5. Periodização sociopolítica e periodização educacional: diferenciação e caraterização. A educação no pós-II Guerra Mundial: ciência e utopia em educação.

Bibliografia Obrigatória

Adão, Áurea; Estado Absoluto e Ensino das Primeiras Letras. As Escolas Régias (1772-1794) , Fundação Calouste Gulbenkian,, 1997
Barroso, João,; Os Liceus. Organização Pedagógica e Administração (1836-1960), Fundação Calouste Gulbenkian,, 1995
Caruso, Marcelo; Dussel, Inês; ; La invención del aula. Una genealogia de las formas de enseñar, Ed. Santilhana.
Escolano Benito, Agustín; Tiempos y espacios para la escuela. Ensayos históricos. , Editorial Biblioteca Nueva, 2000
Felgueiras, M. L.; Menezes, M.C. (org.); ; Rogério Fernandes. Questionar a Sociedade, interrogar a História, (re)pensar a Educação., FPCE/Afrontamento, Porto,, 2004
Felgueiras, Margarida Louro; Para Uma História Social do Professorado Primário, em Portugal, no séc. XX, Porto: Campo das Letras / CIIE - FPCEUP, 2008
Gondra, José G.(org.), ; História, Infância e Escolarização, 7 Letras, Rio de Janeiro, , 2002
Fernandes Rogério; A^pedagogia portuguesa contemporânea
Martins,Ernesto Candeias (org.; Actas do Vº Encontro Ibérico de História da Educação. , Alma Azul, 2005
Escolano, Agustin e Fernandes, Rogério; Los caminos hacia la modernidad educativa
Escolano Benito Agustín 1941- 340; Los^caminos hacia la modernidad educativa en Espana y Portugal (1800-1975). ISBN: 84-922389-7-6

Bibliografia Complementar

Correia, José Alberto, Stoleroff, Alan D., Stoer, Stephen, R.,; A ideologia da modernização no sistema educativo em Portugal, Cadernos de Ciências Sociais, nº 12/13, Janeiro , 1993
Vidal, Diana Gonçalves(org.); Grupos escolares (1893-1971), Mercado das Letras, Campinas,S.P., , 2006
Araújo, Helena Costa;; “Precocidade e “retórica” na construção da escola de massas em Portugal”, in Educação, Sociedade e Culturas, nº 5, , CIIE/Afrontamento, 1996
Nóvoa, António; Evidentemente - Histórias da Educação , Asa
Chateau, Jean; Os grandes pedagogos, Livros do Brasil
Nóvoa, António; Idem, Os Professores e as Reformas de Ensino na Viragem do Século (1886-1906) , Asa
Martins, Ernesto Candeias (Coord./Org.); António S. Faria de Vasconcelos nos meandros do Movimento da Escola Nova: pioneiro da educação do futuro., Câmara Municipal de Castelo Branco, 2019. ISBN: 987-989-691-808-8

Observações Bibliográficas

Outra bibliografia específica a cada temática será indicada nos sumários e nas aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As atividades de contacto decorrerão segundo uma metodologia mista, de exposição teórica e de debate em grande ou pequenos grupos sobre textos e materiais de análise (imagens, vídeos, pesquisas realizadas pelas/os estudantes). Os/as estudantes são encorajados/as a preparar questões e a dinamizarem as aulas. 
Trabalho de grupo sobre um tema à escolha, de entre um conjunto proposto, com tarefas específicas para cada elemento. Como resultado, cada grupo apresentará um trabalho a meio do semestre e um texto escrito de 10 páginas, no final, que exige um aprofundamento e apropriação coletiva do trabalho produzido por cada elemento no grupo. A apresentação dos trabalhos de grupo, por forma a constituírem-se sínteses temáticas por grandes períodos histórico-educacionais, é calendarizada com os/as estudantes na primeira aula.  
A divisão de temáticas por grupos e a apresentação dos resultados é feita com toda a turma; os grupos organizam a pesquisa e a análise de textos e sínteses, cuja orientação é garantida pelas tutorias obrigatórias, realizadas com os pequenos grupos.
Estão previstas: 

-Participação nas Jornadas Internacionais de História da Educação, Herança Cultural e Museologia e visitas de estudo e/ou em seminários com especialistas, seguido de debate, sempre que for oportuno.

Atividades de trabalho autónomo - Leitura e análise de textos da bibliografia recomendada para cada tema e trabalho de pesquisa, interpretação e redação do texto final. 
Todas as sínteses realizadas pelos grupos serão apresentadas e debatidas na turma. 

 

Software

www.noethemi.up.pt
eubuildit.net
Entrevista TV Paulo Freire - Museus escolares
DVD História(s) da História da Educação.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação
Humanidades > História
Ciências Sociais > Estudos culturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 35,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Participação presencial 15,00
Exame 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de investigação 10,00
Trabalho escrito 15,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Total: 120,00

Obtenção de frequência

A modalidade de avaliação adotada é a avaliação distribuída com exame final. Seguindo os princípios desta modalidade, a avaliação da UC contempla três instrumentos: Avaliação da participação ativa nas aulas TP e no trabalho de grupo; avaliação do trabalho escrito e sua apresentação; realização de exame final.
1.PARTICIPAÇÃO ATIVA:o resultado desta atividade deve traduzir-se no colocar de questões nas aulas ou de as dinamizar a partir de um texto ou outro material adequado; presença nas sessões tutoriais, realização atempada das tarefas no grupo. 
2. REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO TRABALHO INDIVIDUAL/DE GRUPO: supõe a pesquisa individual e de grupo, que se deve traduzir na apresentação oral, no decurso do semestre, do trabalho escrito, em grupo, mas com contribuições individuais, de dez páginas.
3. REALIZAÇÃO DE EXAME FINAL: deve mostrar conhecimento das temáticas apresentadas nas aulas, assim como do trabalho individual investido na unidade curricular.
A não realização de qualquer dos três elementos da avaliação implica a não existência de elementos suficientes para o/a estudante ser avaliado. A não entrega do trabalho escrito ou não participação nas apresentações orais (do trabalho de grupo) implica uma classificação de zero em qualquer das componentes em falta. É exigido um mínimo de 10 valores em qualquer das parcelas (participação; trabalho escrito e apresentação oral em turma; exame final). A não presença nas tutoriais de orientação será tida em conta na componente "Participação presencial". 

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação ativa nas aulas e presença nos tutoriais - 15%.

Trabalho de grupo escrito, com tarefas individualizadas (35%) e apresentação do trabalho (10%)= 45%

Exame final - 40% 

A classificação de cada uma destas parcelas da avaliação é calculada na escala de 0 a 20. É necessária avaliação positiva mínima (10 valores) em cada uma das componentes para obter aprovação na UC. 

Provas e trabalhos especiais

Os/as estudantes são estimulados/as a participar nas Jornadas Internacionais de História da Educação, Herança Cultural e Museologia e, sempre que possível, em seminários e visitas.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica. 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para trabalhadores/as estudantes que, por impossibilidade de horário, não possam frequentar regularmente as aulas, a participação no trabalho de grupo será substituída por um trabalho escrito individual, sob orientação do regente da UC. Nas apresentações orais, será respeitado o calendário coletivamente negociado. As/os estudantes nesta situação terão de assinar junto do regente da UC o esquema de trabalho a realizar e respectivo calendário. Deverão realizar duas sessões tutoriais ao longo do semestre. 

Melhoria de classificação


Da apresentação oral do trabalho escrito, não há  possibilidade de recurso. 
O trabalho escrito poderá ser reformulado, exigindo nesse caso mais pesquisa e reelaboração aprofundada do texto inicial. 

Observações

As normas de avaliação poderão ser alteradas após a sua análise pelo Conselho Pedagógico.

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