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Inovação e Gestão Pedagógica nas Escolas

Código: OP131     Sigla: IGPE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 17 Plano Oficial 1 - 6 49 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-07-19.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Bibliografia Complementar, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português e Espanhol

Objetivos

A unidade curricular pretende estimular a reflexão em torno dos processos de gestão pedagógica e de inovação subjacentes às dinâmicas de funcionamento das escolas. Assim, espera-se que os estudantes, ao longo desta unidade curricular, possam:

  • Compreender o conceito de gestão pedagógica da sala de aula nas suas variadas dimensões;
  • Conhecer as possibilidades de gestão pedagógica nas salas de aula através do debate em torno das metodologias, métodos e estratégias de aprendizagem;
  • Compreender a importância da articulação entre os momentos de ensino, de aprendizagem e de avaliação;
  • Refletir sobre o significado de inovação nas escolas e os desafios que lhe são inerentes.
  • Desenvolver a reflexão sobre o papel de um profissional das Ciências da Educação no trabalho com docentes.

Resultados de aprendizagem e competências

a) Capacidade de reflexão sobre obras relacionadas com as temáticas de gestão e inovação pedagógica;

b) Capacidade de reflexão de forma sustentada sobre problemáticas referentes às questões de gestão e inovação pedagógica;

c) Capacidade de escrever e argumentar, de forma sustentada, sobre processos de gestão pedagógica;

d) Capacidade de apresentar ideias e posições defendendo-as a partir de um conjunto de autores e princípios;

e) Capacidade de pensar o papel de um professional das Ciências da Educação no apoio à ação pedagógica dos professores, das práticas e das escolas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Políticas Educativas e a autonomia conferida às escolas;

  • Gestão Pedagógica e Inovação nas escolas;

    • A intencionalidade do ato pedagógico;

    • O papel da criança e do jovem;

    • Os Métodos e estratégias de Aprendizagem;

    • A avaliação das aprendizagens



  • Trabalho Colaborativo e Articulado entre as Ciências da Educação e a Ação Docente


 

Bibliografia Obrigatória

Bernard Charlot; A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: Especificidades e desafios de uma área de saber, Revista Brasileira de educação, 2006
Ariana Cosme; Ser professor. ISBN: 978-989-8148-24-7
Ariana Cosme; Autonomia e flexibilidade curricular. ISBN: 978-972-0-34038-2
Ariana Cosme, Louise Lima, Daniela Ferreira & Nádia Ferreira; Metodologias, Métodos e Situações de Aprendizagem: Propostas e Estratégias de Ação, Porto Editora, 2021
Ariana Cosme, Carlos Neto, Daniela Ferreira, Neuza Pedro & Sílvia Couvaneiro; Inovar em Cascais - Corpo Ativo, Cérebro Aprendente, CM Cascais
Ariana Cosme; Organização e gestão do trabalho pedagógico. ISBN: 978-989-730-030-1
Ariana Cosme; Aprender a aprender na escola. ISBN: 978-85-60911-27-1
Domingos Fernandes; Para uma fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica. . Projeto de Monitorização e Investigação em Avaliação Pedagógica, Universidade de Lisboa I Instituto de Educação I Direção Geral de Educação, Lisboa, 2020
Paulo Freire; Pedagogia da autonomia. ISBN: 978-85-7753-163-9
Maria do Céu Roldão; Gestão curricular. ISBN: 972-742-128-8

Bibliografia Complementar

Ariana Cosme; Avaliação das aprendizagens. ISBN: 978-972-0-34044-3
Ariana Cosme; Aprender a aprender na escola. ISBN: 978-85-60911-27-1
Domingos Fernandes; Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares, Avaliar para aprender em Portugal e no Brasil: Perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento, 2019
Maria do Céu Roldão; Diferenciação curricular revisitada. ISBN: 972-0-34817-8
Carol Ann Tomlinson; Diferenciação pedagógica e diversidade. ISBN: 978-972-0-34518-9
Rui Trindade; Escola, poder e saber. ISBN: 978-989-8148-34-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  • Exposição

  • Debate

  • Trabalhos em grupo

  • Pesquisa

  • Apresentações orais

  • Portefólio

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A modalidade de avaliação adoptada é a avaliação distribuída sem exame final garantida a frequência de 75% das aulas dadas.

Seguindo os princípios desta modalidade a avaliação desta componente de formação contempla três instrumentos:

1.Participação ativa nas aulas na realização dos trabalhos propostos e que integram os conteúdos discutidos.

2. Portefólio com momentos de apresentação oral que mostrará o investimento feito na disciplina. Este roteiro será entregue no final do semestre mas haverá momentos intercalares que darão conta do trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina.

3. Reflexão individual de problematização sobre as práticas de gestão pedagógica e inovação nos diferentes contextos relacionando-os com as Ciências da Educação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação ativa nas aulas - 25%

Portefólio com apresentação oral - 50%

Reflexão individual - 25%

 

No caso de o aluno obter insucesso numa das componentes de avaliação previstas terá de reformular a componente em causa. Considera-se insuficiente a avaliação abaixo de 8 valores por componente de avaliação. A classificação final atribuída será expressa numa escala de 0 a 20 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Melhoria de classificação

No caso de o aluno obter insucesso numa das componentes de avaliação previstas terá de reformular a componente em causa. Considera-se insuficiente a avaliação abaixo de 8 valores por componente de avaliação.
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