| Código: | E529 | Sigla: | EGJS |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCED | 17 | Plano Oficial | 3 | - | 3 | 28 | 81 |
No âmbito desta unidade curricular (UC) semestral optativa, pretende-se promover e/ou reforçar as competências teóricas e metodológicas dos/as estudantes no que respeita à integração da perspetiva de género na investigação e intervenção educativas. Os objetivos estabelecidos são os seguintes:
- contextualizar de forma teórico-prática alguns tópicos sobre Género, compreendendo as suas intersecções com outras categorias sociais de pertença e permitir a tomada de consciência de estereótipos sexistas nas diferentes esferas da socialização, bem como de situações de discriminação;
- discutir o papel das Teorias de Género, Feministas e dos Estudos sobre as Mulheres no questionamento do paradigma científico da modernidade;
- analisar as principais orientações nacionais e internacionais e as políticas públicas em Igualdade de Género (IG);
- conceber e discutir estratégias e intervenções educativas promotoras da IG;
- problematizar as possibilidades de concretização da justiça social em educação.
No final desta unidade curricular os/as estudantes deverão ser capazes de:
1 - Compreender e relacionar conceitos básicos na temática do género
2 - Identificar e mobilizar indicadores estatísticos oficiais, internacionais e europeus, para a análise das questões de género
3 – Adquirir conhecimentos sobre as Teorias de Género, Feministas e dos Estudos sobre as Mulheres
4 – Compreender a importância da perspetiva da Interseccionalidade para a análise da diferença e da desigualdade
5 – Conhecer a evolução da noção de direitos das mulheres
6 - Conhecer as principais orientações nacionais e internacionais e as políticas públicas promotoras da Igualdade de Género (IG)
7 – Analisar as relações entre género, educação e currículo
8 - Conhecer as temáticas e subtemáticas principais na Educação para a Igualdade de Género (EIG)
9 - Analisar, desenhar e avaliar criticamente projetos de EIG em diferentes contextos
10 – Utilizar metodologias participativas em EIG
11 - Identificar e problematizar as possibilidades de concretização da justiça social em educação
Aplica-se nesta UC uma combinação dos métodos ativo e expositivo. As aulas serão de natureza teórico-prática, conjugando a exposição de conteúdos pela docente, baseada na bibliografia indicada, apoiada pela utilização de materiais pedagógicos (slides, textos, notícias, legislação e documentação de referência – nacional e internacional, estatísticas, pesquisas online, documentários, filmes), com a participação em debates e em dinâmicas de grupo e role playing a partir de temas propostos. Recorre-se ainda ao uso do storytelling digital.
O uso de metodologias diversas, apela, por um lado, ao debate, reflexão e análise por parte dos/das estudantes e, por outro, à capacidade de construção de uma proposta de atividade de EIG, adequando-se aos objetivos de aprendizagem e competências pretendidas.
A utilização do método expositivo permite a transmissão e análise de novos conteúdos relativos aos conceitos básicos relativos ao género, às teorias de género, feministas e dos estudos sobre as mulheres, à interseccionalidade, às principais orientações nacionais e internacionais, aos temas e subtemas da EIG, à sua abordagem educativa e, finalmente à relação entre as questões de género e a justiça social.
Paralelamente, os/as estudantes deverão ser capazes de, individualmente, analisar e discutir projetos, práticas e materiais de EIG, bem como, em grupo, saber conceber projetos, definindo recursos, estratégias e metodologias, e/ou materiais para intervenção/formação em EIG. Para o efeito, serão solicitados trabalhos individuais de pesquisa e de análise crítica, bem como um trabalho de grupo. De forma a desenvolver a capacidade de comunicação e discussão oral, uma história digital individual será posteriormente apresentada à turma, e o trabalho de grupo será dinamizado em sala de aula, recorrendo a atividades ou role playing. A leitura, escrita e análise individual estimularão o trabalho autónomo e a autorregulação das aprendizagens.
A avaliação da UC faz-se da seguinte forma: história digital individual: 40%; trabalho de grupo e dinamização em sala de aula: 30%; e participação nas aulas e atividades, envolvimento, assiduidade e pontualidade: 30%.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
| Participação presencial | 30,00 |
| Trabalho laboratorial | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 18,00 |
| Estudo autónomo | 35,00 |
| Frequência das aulas | 28,00 |
| Trabalho laboratorial | 18,00 |
| Total: | 99,00 |
O modelo de avaliação adotado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
De acordo com a modalidade de avaliação da disciplina, o/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas e apresentar o trabalho coletivo e o individual até à data estipulada no calendário anual.
A não realização/apresentação de alguma atividade prevista nos métodos de avaliação terá como consequência a realização de um trabalho escrito individual que contemple os objetivos definidos para o trabalho prático em grupo e para o trabalho individual. Neste caso, o referido trabalho escrito terá o valor de 100%, não sendo ponderada nenhuma classificação da avaliação distribuída.
Os trabalhadores estudantes que não possam participar regularmente nas atividades presenciais deverão contactar as docentes, desde o início do ano para acordar a realização de trabalhos a apresentar.
A classificação final, numa escala de 0 a 20 valores, corresponde à média da classificação da história digital individual: 40%; do trabalho de grupo e dinamização em sala de aula: 30%; e da participação nas aulas e atividades, envolvimento, assiduidade e pontualidade: 30%.
Os/as estudantes que tiverem uma classificação negativa ou não entregarem os trabalhos previstos farão um trabalho escrito individual sobre todos os conteúdos desenvolvidos na unidade curricular.
Em síntese:
(30%+40%+30% = 100%)