Métodos de Investigação em Psicologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Métodos |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta UC tem como objetivo genérico, o de introduzir os estudantes aos modelos teóricos e procedimentais da Metodologia de Investigação em Psicologia. Os objetivos específicos serão operacionalizados através das seguintes fases de lecionação:
- corte epistemológico entre o senso-comum e a abordagem científica enquanto formas de conhecimento;
- análise do posicionamento do investigador face ao objecto de estudo, quer enquanto perito quer enquanto actor social;
- "know-how" relativo às metodologias descritivas e inferenciais de abordagem de fenómenos psicológicos, e à sua articulação na realização de um programa de investigação.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre os estudantes devem ser capazes de:
- reconhecer o corte epistemológico entre o senso-comum e a abordagem científica enquanto formas de conhecimento;
- analisar o posicionamento do investigador face ao objecto de estudo, quer enquanto perito quer enquanto actor social;
- adquirir "know-how" relativo às metodologias descritivas e inferenciais de abordagem de fenómenos psicológicos, e à sua articulação na realização de um programa de investigação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Senso-comum e conhecimento científico
- Implicações do senso-comum na investigação em Psicologia
- Questões de investigação e hipóteses
- Metodologias quantitativas mais comuns: estudos descritivos, correlacionais e experimentais
2. Metodologias correlacionais
- Natureza das variáveis estudada
- Grau de conhecimento sobre o fenómeno estudado
- Impedimentos deontológicos
- Abordagem correlacional com variáveis
nominais, e
intervalares
3. Método Experimental
- Variáveis independentes e dependentes
- Planos experimentais inter-sujeitos, intra-sujeitos, e mistos
- Efeitos principais e interacções
- Estratégias de Eliminação, Uniformização, Balanceamento e ContraBalanceamento: controlo experimental
4. Métodos de amostragem:
- Amostragem probabilística e não-probabilística
5. Qualidade da investigação:
- Critérios de validade teórica
- Critérios de validade interna
- Critérios de validade externa
6.Introdução às metodologias qualitativas
- O papel do investigador
- Métodos de recolha de dados qualitativos:
Entrevistas; Grupos focais; Observações; Surveys qualitativos; Materiais impressos/ digitais/ documentos; Vídeos/ documentários
7. Deontologia da investigação em Psicologia
- Em relação aos Participantes não-humanos e humanos
- Em relação à Comunidade Científica
- Em relação à Sociedade
- Práticas de investigação éticas, não-éticas, e questionáveis
Bibliografia Obrigatória
Alferes, V. R. ; Investigação Científica em Psicologia: Teoria e Prática, Almedina, 1997
D. T. Gilbert, S. T. Craig, J. R. & Metze, L. P; Methods of Psychological Research, McGraw-Hill, 1979
D. T. Gilbert, S. T: Fiske & G. Lindzey ; The Handbook of Social Psychology , Mc-Graw-Hill, 1998
J. Marques; Métodos de Investigação em Psicologia, FPCEUP, 2019
Mook, D. G. ; Psychological Research: Strategy and Tactics, Harper & Row, 1992
Poeschl G. A. ; Análise de Dados na Investigação em Psicologia: Teoria e Prática, Almedina, 2006
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método expositivo nas aulas teóricas, em paralelo com método activo nas práticas (prática das noções apresentadas nas aulas teóricas e confronto directo com os seus condicionalismos e utilidade) através da planificação e execução de pequenos planos de investigação.
Avaliação distribuída com avaliação final. A nota final resulta de duas componentes: avaliação das aulas teóricas (exame escrito) e avaliação das aulas práticas (projecto de investigação realizado em grupo). Obrigatoriedade de (a) presença em 75% das aulas práticas, (b) participação num estudo empírico proposto pelo docente, (c) participação num processo de recolha de dados, laboratorial, ou no campo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Exame |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
20,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
20,00 |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Trabalho de investigação |
8,00 |
Trabalho laboratorial |
28,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A frequência das aulas práticas é obrigatória para os estudantes que frequentam a UC pela primeira vez. No caso de repetirem a UC, poderão ser dispensados da frequência das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final resultante da soma ponderada das componentes, teórica e prática, de avaliação deve ser igual ou superior a 9.50/20 valores (45%), desde que a nota no exame teórico seja pelo menos de 7.50/20 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final:
Exame X .80 + Avaliação das Aulas Práticas X .20Melhoria de classificação
A nota obtida na componente prática não entrará para o cálculo da nota final para estudantes que se apresentem para melhoria de nota.
A melhoria de classificação do exame realizado será possível, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.