| Código: | E309 | Sigla: | MILMQ |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCED | 53 | Plano Oficial | 2 | - | 6 | 57 | 162 |
Esta unidade curricular pretende dotar os/as estudantes de conhecimentos que lhes permitam investigar os fenómenos sociais e educativos, construindo coerências e pertinências epistemológicas, teóricas, metodológicas e analíticas no processo de investigação. Pretende-se debater a natureza do conhecimento científico e da verdade na sua articulação com o processo de investigação científica. Entende-se que este é um espaço onde podem refletir sobre os processos de produção de conhecimento científico e da investigação enquanto prática social.
Para tal, esta unidade curricular constitui-se como um espaço que articula a discussão de propostas paradigmáticas (e políticas) de produção de conhecimento científico, e o exercício de aplicação de conhecimentos teórico metodológicos. Pretende-se que, a partir das experiências e situações vividas pelos/as estudantes em contexto de investigação, se discutam os dilemas éticos e técnicos que surgem da pesquisa sobre realidades socioeducativas contemporâneas.
Considera-se que no final da UC os/as estudantes devem saber:
-Identificar diferentes paradigmas que indiciam distintas démarches de investigação e que têm subjacentes diferentes considerações sobre os sujeitos, os objetos e as problemáticas;
- Desenhar questões de investigação a partir da identificação de problemas sociais e educacionais
- Caracterizar diferentes dispositivos teórico metodológicos de produção de práticas investigativas no campo da educação;
- Analisar diferentes instrumentos técnicos de recolha e tratamento da informação, inserindo-os em protocolos pertinentes com as restantes dimensões dos objetos de investigação;
- Reconhecer a produção de diferentes tipos de conhecimento sobre um mesmo fenómeno;
- Demonstrar capacidade crítica e leitura analítica em torno de diferentes racionalidades no quotidiano.
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências:
- Identificação de diferentes perspetivas e opiniões sobre uma determinada realidade;
- Curiosidade intelectual pela diversidade cultural e intelectual de indivíduos, instituições e comunidades;
- Capacidade de observação e análise de problemas, situações e ações;
- Capacidade de aplicação de diferentes técnicas e métodos de investigação
- Capacidade de adaptação a situações e contextos diversificados;
- Capacidade para elaborar um pequeno projeto de investigação centrado sobre situações-problema em contextos e realidades diversas tendo como objetivo uma intervenção sócio-educativa.
Não se aplica
I - O que é investigar? Debates epistemológicos
1.1. O debate entre o paradigma dominante e o paradigma emergente; as propostas explicativas e compreensivas
1.2.Modelos de análise histórico e epistemológicos da ciência
II - O que é investigar? O planeamento de um projecto de investigação: considerações teóricas, metodológicas e práticas.
2.1. As várias etapas de um processo de investigação. A validação da investigação.
2.2. A construção do objecto de estudo e da problemática. Identificação de um problema e definição de uma questão.
2.3. Modos e instrumentos de recolha e tratamento da informação. Métodos e técnicas de investigação qualitativa: Etnografia; Entrevistas; Métodos biográficos; Focus groups; Análise de conteúdo.
2.4.Um modelo topológico da investigação científica: os 4 campos da prática de pesquisa (procura social, axiológico, doxológico e epistémico).
2.5. Modelo quadripolar da dinâmica da investigação e a sua tradução em educação: os métodos (fenomenologia, interaccionismo simbólico e grounded theory), os quadros de referência (compreensão), os modos de investigação (estudos de caso, estudos interpretativos e estudos comparativos) e os quadros de análise (tipos-ideais e tipologias).
III – O que é investigar?
A construção socio-histórica da cientificidade em educação: perspetivas em debate
A investigação em educação e desafios contemporâneos
A relevância da investigação em contexto de intervenção social e educativa
Aprendizagem baseada em projeto
Aulas expositivas, debate, trabalho de grupo e trabalho de campo
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Trabalho de campo | 10,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Trabalho laboratorial | 10,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 35,00 |
| Trabalho de campo | 15,00 |
| Trabalho de investigação | 40,00 |
| Trabalho laboratorial | 12,00 |
| Frequência das aulas | 39,00 |
| Total: | 141,00 |
Para a obtenção de frequência os/as estudantes terão que participar em 75% das aulas previstas.
A falta a qualquer momento da avaliação distribuída implica a reprovação na UC.
A detecção de situações de plágio, ou outras fraudes, em qualquer um dos momentos de avaliação tem como consequência imediata a anulação da prova (trabalho ou exame) e pode conduzir à abertura de um processo disciplinar.
De acordo com o Artigo 14.° - Fraudes - do Regulamento de Avaliação de estudantes:
A fraude cometida na realização de uma prova implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente para eventual processo disciplinar.
No quadro da FPCEUP, entende-se como fraude a cópia, o plágio ou qualquer outra prática de onde resulte um benefício ilícito para a classificação do aluno.
O Conselho Pedagógico assume-se na FPCEUP, até alteração dos estatutos em vigor, como órgão competente para a condução do processo disciplinar que eventualmente se siga a práticas fraudulentas, dele podendo resultar a reprovação do aluno à disciplina, a suspensão ou a expulsão do aluno, além da anulação da prova.
Os/As estudantes obtêm frequência com nota igual ou superior a 10 valores nos momentos de avaliação:
a) exame final sem consulta acerca da matéria lecionada e do trabalho empírico realizado no decurso da disciplina. Tempo de realização: 2 horas. Ponderação: 50%.
b) trabalho final resultante da pesquisa realizado em grupo turma ao longo do semestre, escrito. Ponderação: 50%., sendo 30% respeitante ao trabalho global (projeto turma), 20% respeitante ao contributo de cada estudante para o trabalho global, que compreende participação nas aulas, trabalho de campo, e desenvolvimento do trabalho.
100%= 50% (30%+20%) + 50%.
A falta a qualquer momento da avaliação implica a reprovação na UC. Caso se verifique a reprovaçao em qualquer uma das componentes, quer por falta, quer por obteção de uma nota inferior a 10, o/a estudante pode ir a exame na época de recurso. Este exame terá uma ponderação de 100%.
Não existem
Os/As estudantes que, por lei, estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, serão avaliados por exame final escrito e presencial com ponderação 60% e a realização de um trabalho de investigação individual com trabalho de campo e relatório escrito com uma pondração de 40%. No caso de pretenderem frequentar as aulas e realizar a modalidade de avaliação igual a estudantes sem estututo devem informar os docentes responsáveis na primeira semana de aulas.