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Psicossociologia da Formação de Adultos

Código: E302     Sigla: PFA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Educação de Adultos

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 54 Plano Oficial 2 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

Assumindo a formação de pessoas adultas como um campo importante de intervenção e investigação no domínio das CE e de trabalho de licenciados/as em CE, a UC Psicossociologia da Formação de Adultos propõe-se:
- promover o conhecimento e reflexão sobre os contributos teóricos e práticos da psicossociologia no campo da educação e formação de pessoas adultas;
- problematizar, construir e desenvolver grelhas de leitura críticas e abrangentes em educação e formação de adultos,  discutindo a sua relação com diferentes contextos sociopolíticos e institucionais;
- equacionar a conceção, implementação e desenvolvimento de projetos de formação, o exercício profissional em educação e formação de pessoas adultas, os contextos de formação e as/os adultas/os em formação.

Resultados de aprendizagem e competências

Propondo-se esta UC situar a formação de pessoas adultas enquanto espaço e tempo privilegiado de intervenção psicossociológica, assumem-se como competências principais:
- domínio dos contributos teóricos e práticos da Psicossociologia no campo da formação de adultos
- análise da formação de pessoas adultas como processo de transformação e de intervenção a nível pessoal, grupal e institucional
- problematização das articulações sociopolíticas entre formação de adultos, intervenção e mudança (individual, coletiva e social)
- construção de quadros de leitura teórico-práticos em torno das relações interinstitucionais e intrainstitucionais presentes no campo da formação de adultos
- análise e problematização do trabalho em formação de adultos segundo o seu impacto social, os contextos de formação e os adultos em formação
- reflexão sobre diferentes conceções e modos de exercício do trabalho de formadores/as, suas implicações e imperativos éticos
- conceção, desenvolvimento e análise de projectos e ações de formação de pessoas adultas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa


1. Evolução sócio-histórica, percursos e enquadramento epistemológico da Psicossociologia. Conceitos de intervenção e mudança, de organização e instituição. Intervenção psicossociológica e análise institucional.


2. Educação/formação de adultos - diferentes perspectivas em torno dos conceitos de educação e formação de adultos e sua polissemia (educação formal, não formal e informal). A formação de adultos como terreno privilegiado de intervenção psicossociológica: dinâmicas e sentidos da mudança (pessoal, grupal, institucional); os adultos em formação; contextos de trabalho e formação; a figura do formador.


 3. A Formação como processo de trabalho: os indivíduos e os grupos em formação - dinâmicas e contextos de formação; percursos de vida, trajetórias sociais e processos de formação; modelos de análise das práticas de formação; o lugar da pesquisa na formação; construção de projetos de formação e de dispositivos pedagógicos; avaliação da formação; dimensões éticas no campo da educação e formação de pessoas adultas.


Bibliografia Obrigatória

Barus-Michel Jacqueline 300; Dicionário de psicossociologia. ISBN: 972-796-167-3
Berger Guy; A^investigação em educação
Canário Rui; Educação de adultos. ISBN: 972-8036-21-3
Canário Rui 570; Formação e situações de trabalho. ISBN: 972-0-34125-4
Correia José Alberto; Para uma teoria crítica em educação. ISBN: 972-0-34127-0
Estêvão, Carlos (org); Políticas de formação, ética e profissionalidade, Curitiba: Editora CRV, 2012
IESE; Referencial de formação pedagógica inicial de formadores, IEFP , 2013
Machado, Marília et all (org); Psicossociologia. Análise social e intervenção, Belo Horizonte: Autêntica, 2001
Medina Maria Teresa Guimarães de; Experiências e memórias de trabalhadores do Porto
Pacheco, Natércia; Relatório da Disciplina de Psicossociologia da Formação de Agentes Educativos , FPCE, 2000
Perrenoud Philippe co-aut.; Formando professores profissionais. ISBN: ISBN 85-7307-774-3

Bibliografia Complementar

Lobrot Michel; A^pedagogia institucional
Lourau, R.; Sociólogo a tempo inteiro - análise institucional e pedagogia, Editorial Estampa, 1979

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC pressupõe lógicas de trabalho pedagógico que implicam uma grande participação de estudantes no decurso das aulas, bem como diversos momentos de orientação tutorial.

Atividades de contacto: Exposição dialogada; Debate; Trabalhos de grupo; Conceção, preparação e dinamização de ações de formação; Orientação tutorial; Avaliação.

Trabalho autónomo: Leitura e análise de textos; Pesquisa bibliográfica; Preparação, em grupo, de ação de formação; Elaboração de trabalhos (relatório da ação de formação, em grupo; diário de formação).

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Trabalho escrito 70,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 105,00
Frequência das aulas 57,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Em termos de princípios gerais, a avaliação nesta disciplina está articulada com o seu estatuto teórico-prático, pelo que se considera que “um aluno cumpre a assiduidade a uma disciplina se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas”, de acordo com o regulamento já referido.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação a atribuir nesta disciplina apoia-se na avaliação relativa às seguintes componentes de trabalho:
Trabalho de grupo – dinamização de uma “ação de formação” a realizar durante as aulas e elaboração de um relatório crítico final sobre a mesma. A classificação da "ação de formação" terá um peso de 10% na classificação final da UC e o relatório crítico um peso de 20% na classificação final;  
Trabalho individual - realização de um diário de formação (a ser elaborado ao longo do semestre e culminando com uma reflexão global sobre o percurso realizado pela/o estudante na UC) ou síntese escrita (a realizar, presencialmente, no fim do semestre lectivo, no período institucionalmente reservado para exames e frequências, com duração de 2 horas e 30 minutos, na qual se pretende que os/as estudantes demonstrem capacidade de reflexão crítica, capacidade de síntese e argumentação fundamentada). A classificação a atribuir no diário de formação ou na síntese terá uma ponderação de 70% na classificação final da UC. A opção pela realização do diário de formação implica a sua elaboração ao longo do semestre.
Os estudantes que tenham nota inferior a 8 em qualquer dos momentos da avaliação distribuída poderão apresentar-se a exame na época de recurso. O exame constará de uma parte teórica e de uma parte prática, podendo os/as estudantes ser dispensados de uma parte do exame, em função das avaliações obtidas no diário de formação/síntese e no trabalho de grupo.
Todos as componentes da avaliação serão classificadas numa escala de 0 a 20.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os/As estudantes que, nos termos do regulamento de avaliação, não sejam obrigados/as a assiduidade mínima obrigatória e que, efetivamente, não a possam cumprir, realizarão um exame final, o qual constará de uma parte teórica e de uma parte prática. Estas/es estudantes terão que, obrigatoriamente, contactar a docente até ao fim da 2.ª semana de aulas, por foma a determinar os processos de trabalho e de acompanhamento ao longo do semestre.

Melhoria de classificação

Os estudantes que pretendam melhoria de classificação poderão realizar exame na época de recurso.

Observações

Não se aplica.
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