Introdução às Ciências da Educação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Educação |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
79 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
57 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Refletir, de forma interdisciplinar, sobre os fundamentos e os objetivos do ato de educar;
- Caraterizar e distinguir a Educação Formal, Não-Formal e Informal;
- Relacionar os vínculos epistemológicos entre a afirmação da Ciência Moderna e a emergência das Ciências da Educação;
- Refletir sobre o impacto dos discursos educativos de 3ª geração na configuração do campo das Ciências da Educação.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que o programa de trabalho nesta unidade curricular contribua para que as/os estudantes possam:
- Identificar o campo das Ciências da Educação como uma área do conhecimento plural e diversa;
- Refletir criticamente sobre o ato de educar como um ato político e historicamente contextualizado;
- Desenvolver competências, do ponto de vista da leitura e da escrita;
- Desenvolver o espírito crítico e a autonomia intelectual;
- Vivenciar experiências pessoais gratificantes, do ponto de vista dos debates e da partilha, de forma a reconhecer que todas as aprendizagens são pessoais mas que ninguém aprende sozinho.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não são necessários
Programa
- A Educação como um imperativo antropológico;
- A pluralidade do campo das Ciências da Educação: Génese, afirmação e desenvolvimento;
- A emergência da Escola e do modelo de educação escolar: História, problemáticas estruturantes, obstáculos e potencialidades;
- A Educação Não-Formal: História, problemáticas estruturantes, obstáculos e potencialidades
- A Educação Informal e processos de socialização
Bibliografia Obrigatória
Carvalho Adalberto Dias de;
A educaçao como projecto antropológico. ISBN: ISBN 972-36-0293-8
Santos Delfim;
Fundamentação existencial da pedagogia
Estrela Albano;
O^tempo e o lugar das ciências da educação. ISBN: 972-0-91100-X
Correia josé Alberto; Para uma crítica das teorias em Educação, Porto Editora, 1998
Carvalho Adalberto Dias de;
Epistemologia das ciências da educação
Pombo Olga; Quatro textos excêntricos, Relógio d'Água, 2000
João Boavida;
Epistemologia, identidade e perspectivas. ISBN: 972-8704-69-0
Rui Canário;
O que é a escola?. ISBN: 972-0-34172-6
Rui Canário;
Educação e formação de adultos. ISBN: 972-8036-80-9
Observações Bibliográficas
Será indicada bibliografia específica em cada sumário.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Atividades letivas teórico-práticas de natureza presencial; atividades de contacto de natureza tutorial.
Por sugestão do CP acrescenta-se que “considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, a componente [T ou TP] desta UC [ou esta UC] decorrerá [total ou parcialmente] à distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos." O recurso a meios telemáticos em momentos síncronos com a atividade letiva presencial foi acionado para os/as estudantes que se encontravam em confinamento, ou outros, decretados por autoridades de saúde.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
20,00 |
| Trabalho escrito |
50,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
20,00 |
| Frequência das aulas |
42,00 |
| Trabalho escrito |
38,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
A modalidade de avaliação adotada é a avaliação distribuída com “exame final”, com entrega de trabalho final, garantida a frequência de 75% das aulas dadas. Seguindo os princípios desta modalidade, a avaliação contempla três instrumentos: 1. Participação ativa nas aulas; 2. Produção de um texto individual sobre o filme “The best of enemies”. 3. Escrita de um trabalho individual sobre a análise de um filme (dos filmes indicados na uc), cuja entrega terá lugar nas datas referentes às diversas épocas destinadas à avaliação, previstas no calendário académico.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação nas aulas – 2 valores ; 1º texto escrito - 4 valores; Trabalho escrito final - 14 valores. A classificação final atribuída será expressa numa escala de 0 a 20 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos
Trabalho de estágio/projeto
Não está previsto
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes detentores de estatutos que os dispensam do cumprimento da regra da assiduidade terão que entrar em contacto com as docentes da uc no início do semestre para que a avaliação a praticar seja estabelecida.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final ocorrerá nos termos previstos no Regulamento de Avaliação em vigor e incidirá sobre o trabalho final.
Observações
A Bibliografia indicada tem por objectivo a iniciação ao pensamento em educação. Bibliografia mais especifica consta do final de cada apresentação usada em aula e colocada na pasta de documentos d uc. Inclui-se, ainda na referida pasta os textos de apoio colocados, a propósito de cada aula.