Intervenção Psicológica no Desenvolvimento Humano
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Obs.: Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular pretende contribuir para promover os conhecimentos dos futuros profissionais na área de intervenção ao longo do desenvolvimento humano.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular os estudantes deverão:
- ser capazes de caracterizar uma prática psicológica baseada na evidência e uma prática psicológica informada pela evidência
- conhecer programas baseados na evidência dirigidos a populações-alvo com diferentes níveis de necessidades
- conhecer os critérios de avaliação da qualidade dos programas de intervenção
- saber como explorar e apreender a estrutura e os conteúdos de estudos secundários, publicados em periódicos, na área da intervenção psicológica no desenvolvimento humano
- ter adquirido competências básicas de identificação de necessidades de intervenção
- ter adquirido competências básicas de intervenção contempladas em práticas baseadas ou informadas pela evidência.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Prática psicológica baseada na evidência científica
- Prática psicológica informada pela evidência científica
- Revisão de marcos/aquisições desenvolvimentais essenciais ao longo do ciclo vital
- Níveis de intervenção universal, indicado e seletivo
- Programas de intervenção baseadas na evidência ilustrativos das intervenções dirigidas a períodos e domínios do desenvolvimento específicos
- Implementação de programas de intervenção baseados na evidência
- Estudos secundários na área da intervenção psicológica no desenvolvimento humano.
Bibliografia Obrigatória
Bauer, R.M.; Evidence-based practice in psychology: Implications for research and research training, 2007
Ciocanel, O., Power, K., Eriksen, A. & Gillings, K. ; Effectiveness of positive youth development interventions: A meta-analysis of randomized controlled trials, 2017
Borkowski, J. G., Smith, L. E., & Akai, C. E. (2007). ; Designing effective prevention programs: How good science makes good art, Infants & Young Children, 20(3), 229–241. https://doi.org/10.1097/01.IYC.0000277754.16185.6b, 2007
O'Connell, M. E., Boat, T., & Warner, K. E. (Eds.). ; Preventing mental, emotional, and behavioral disorders among young people: Progress and possibilities. , The National Academies Press., 2009
Forman, S. G. (2015). ; Implementation of mental health programs in schools: A change agent's guide. , American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/14597-000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
São os seguintes os métodos de ensino:
- Expositivo, com pedidos de posicionamento feitos aos estudantes a propósito dos diversos conteúdos e a partir de leituras indicadas previamente a cada aula;
- Realização de exercícios práticos em pequeno grupo relacionados com os conteúdos de cada aula, seguidos da sua discussão em grande grupo;
-
Apresentação de programas de intervenção específicas por pessoas-chave na sua elaboração/implementação;
-
Construção de um guião pessoal de registo, análise e reflexão sobre as aprendizagens realizadas semana após semana.
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Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
75,00 |
Teste |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
108,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho escrito |
0,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes devem estar presentes em pelo menos 75% das aulas e realizar o teste prático que terá lugar na última aula.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:
- Teste prático (25%)
- Exame final (75%)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, o estudante deverá realizar o exame prático (ver cálculo da classificação final).
O estudante deverá portanto contactar a docente na primeira semana do semestre.Melhoria de classificação
Apenas se aplica à componente "exame final".