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Intervenção Psicológica no Desenvolvimento Humano

Código: PEDH02     Sigla: IPDH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 25 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português
Obs.: Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular pretende contribuir para promover os conhecimentos dos futuros profissionais na área de intervenção ao longo do desenvolvimento humano.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular os estudantes deverão:

  1. ser capazes de caracterizar uma prática psicológica baseada na evidência e uma prática psicológica informada pela evidência
  2. conhecer programas baseados na evidência dirigidos a populações-alvo com diferentes níveis de necessidades
  3. conhecer os critérios de avaliação da qualidade dos programas de intervenção
  4. saber como explorar e apreender a estrutura e os conteúdos de estudos secundários, publicados em periódicos, na área da intervenção psicológica no desenvolvimento humano
  5. ter adquirido competências básicas de identificação de necessidades de intervenção
  6. ter adquirido competências básicas de intervenção contempladas em práticas baseadas ou informadas pela evidência.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Prática psicológica baseada na evidência científica

  2. Prática psicológica informada pela evidência científica

  3. Revisão de marcos/aquisições desenvolvimentais essenciais ao longo do ciclo vital

  4. Níveis de intervenção universal, indicado e seletivo

  5. Programas de intervenção baseadas na evidência ilustrativos das intervenções dirigidas a períodos e domínios do desenvolvimento específicos

  6. Implementação de programas de intervenção baseados na evidência

  7. Estudos secundários na área da intervenção psicológica no desenvolvimento humano.

Bibliografia Obrigatória

Bauer, R.M.; Evidence-based practice in psychology: Implications for research and research training, 2007
Ciocanel, O., Power, K., Eriksen, A. & Gillings, K. ; Effectiveness of positive youth development interventions: A meta-analysis of randomized controlled trials, 2017
Borkowski, J. G., Smith, L. E., & Akai, C. E. (2007). ; Designing effective prevention programs: How good science makes good art, Infants & Young Children, 20(3), 229–241. https://doi.org/10.1097/01.IYC.0000277754.16185.6b, 2007
O'Connell, M. E., Boat, T., & Warner, K. E. (Eds.). ; Preventing mental, emotional, and behavioral disorders among young people: Progress and possibilities. , The National Academies Press., 2009
Forman, S. G. (2015). ; Implementation of mental health programs in schools: A change agent's guide. , American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/14597-000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

São os seguintes os métodos de ensino:

  1. Expositivo, com pedidos de posicionamento feitos aos estudantes a propósito dos diversos conteúdos e a partir de leituras indicadas previamente a cada aula;
  2. Realização de exercícios práticos em pequeno grupo relacionados com os conteúdos de cada aula, seguidos da sua discussão em grande grupo;
  3. Apresentação de programas de intervenção específicas por pessoas-chave na sua elaboração/implementação;

  4. Construção de um guião pessoal de registo, análise e reflexão sobre as aprendizagens realizadas semana após semana.

    .

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Teste 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho escrito 0,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem estar presentes em pelo menos 75% das aulas e realizar o teste prático que terá lugar na última aula.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:

  1. Teste prático (25%)
  2. Exame final (75%)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, o estudante deverá realizar o exame prático (ver cálculo da classificação final). O estudante deverá portanto contactar a docente na primeira semana do semestre.

Melhoria de classificação

Apenas se aplica à componente "exame final".
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