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Neuropsicologia

Código: LPSI310     Sigla: NEUR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 156 Plano Oficial do ano letivo 2021 3 - 3 27 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Ser capaz de reconhecer a moderna abordagem da Neuropsicologia e Neurociências Cognitivas ao estudo do funcionamento da mente-cérebro e comportamento humanos, e de identificar as suas principais características.

2. Conhecer as principais características neuro-funcionais dos sistemas cognitivos no adulto e saber relacioná-las com a análise cognitiva e a observação comportamental.


3. Tomar consciência  das formas e impacto da lesão cerebral no indivíduo, na família e meio social, numa perspectiva de ciclo vital.


4. Ser capaz de interpretar, analisar, e sintetizar literatura especializada de grau intermédio (artigos científicos) no domínio da neuropsicologia e neurociências cognitivas.

Resultados de aprendizagem e competências

Os objectivos foram acima definidos operacionalmente e por isso são equivalentes aos resultados da aprendizagem.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimento da língua inglesa (escrita).

Programa

Enquadramento conceptual e histórico da neuropsicologia e neurociências cognitivas.

Métodos de investigação: lesão, electrofisiologia, imagem estrutural e funcional; análise cognitiva e comportamental.

 

(Neuropsicologia e neurociência cognitiva de:)

Visão.
Atenção e processamento espacial.
Movimento e ação.
Memória.
Fala e linguagem.
Leitura e literacia.
Contar e apreciar quantidades.
Coordenar, dirigir: funcionamento executivo.
Emoções e mente-cérebro socio-emocional.

Bibliografia Obrigatória

Ward Jamie; The Student's Guide to Cognitive Neuroscience

Observações Bibliográficas

O livro de Jamie Ward será usado como manual do curso, recorrendo também aos recursos online associados ao livro.

Em complemento, são recomendados artigos sobre temáticas específicas publicados em revistas científicas com revisão de pares.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas semanais.
A frequência das aulas presenciais é fortemente recomendada. Caso não seja possível frequentar com regularidade as aulas semanais, o estudante deverá comunicar pessoalmente esse facto ao professor.

Componente online no sistema Moodle da UP, onde são disponibilizados materiais relevantes, incluindo guiões das sessões presenciais, leituras recomendadas e outros meios úteis: http://moodle.up.pt/ (acesso como visitante com senha “ visitaNP “).


Possibilidade de participar como sujeito em investigações em curso no Laboratório de Fala / Grupo Neurocognição e Linguagem (Grupo NCL).

Possibilidade também de efectuar uma recensão de artigos recomendados pela sua pertinência para o estudo das matérias do curso.

Software

Socrative Student
Moodle

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia experimental
Ciências da Saúde > Neurociências

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 90,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 41,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 2,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Recomendada a frequência de pelo menos 75% das aulas efectivas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é por exame final, que consiste integralmente ou em grande parte por perguntas de escolha múltipla e é realizado através do Moodle (respondendo em computador).

À participação facultativa em investigação experimental podem ser atribuídos créditos que contam para uma cota parte da classificação final. Também a elaboração de uma recensão pode ser usada em contexto de exame, sem consulta, que será classificada e ponderada para a classificação final.


Condições concretas são definidas anualmente. Salvo indicação em contrário a explicitar até pelo menos um mês antes da época de avaliação em Neuropsicologia Online (Moodle), o esquema geral obedecerá à tipologia que se segue.

A classificação final é atribuída tendo em conta (1) a classificação no exame final e, no caso de ter participado numa investigação em Neuropsicologia, (2) os créditos atribuídos a essa participação. Neste último caso, a classificação final será feita tendo em conta a ponderação de 90% para o exame e 10% para a participação. Caso não tenha participado na experiência, o exame vale 100%.

Provas e trabalhos especiais

É esperada a participação do estudante em investigações experimentais em curso, na qualidade de sujeito. É também recomendado o uso regular da Neuropsicologia Online (Moodle UP).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Condições especiais a definir caso a caso.

Melhoria de classificação

Possível mediante inscrição para melhoria a efectuar no Serviço Académico. No caso de a melhoria ser no ano académico a seguir àquele em que foi obtida aprovação, além da inscrição no Serviço Académico é necessário informar o professor.

Nos termos do Regulamento para avaliação da UP, a melhoria pode ser efetuada uma única vez, até à época de recurso do ano letivo imediatamente subsequente àquele em que foi obtida aprovação e em que esta unidade curricular tenha exame (cf. Art.º 10º, ponto 1).





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