Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > LPSI104

Ética e Deontologia

Código: LPSI104     Sigla: ED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 205 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 3 27 81

Língua de trabalho

Português
Obs.: .

Objetivos

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:

1. Identificar, reconhecer e reflectir criticamente sobre as dimensões política, axiológica, ética e deontológica da Psicologia, como ciência e como profissão, com especial destaque para as práticas profissionais em Psicologia.


2. Diferenciar entre ética e deontologia, como dimensões reguladoras das práticas profissionais em Psicologia, tomando, por referência, estruturas (princípios) e processos (normas/regras).


3. Integrar os elementos estruturantes das dimensões ética e deontológica da cultura profissional dos psicólogos.


4. Compreender e apreciar criticamente documentos normativos da profissão de psicólogo, nomeadamente códigos deontológicos, gerais e sectoriais, e padrões de qualidade do exercício profissional.


5. Mobilizar princípios e valores éticos e regras e normas deontológicas em situações e contextos específicos do exercício profissional do papel do
psicólogo.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC os estudantes devem ser capazes de:




1. Identificar, reconhecer e refletir criticamente sobre as dimensões política, axiológica, ética e deontológica da psicologia, como ciência e profissão, com destaque para as práticas profissionais da psicologia.



2. Diferenciar ética e deontologia enquanto dimensões reguladoras das práticas profissionais em Psicologia.



3. Integrar os elementos estruturantes das dimensões ética e deontológica da cultura profissional dos psicólogos considerando estruturas (princípios) e processos (normas/regras).



4. Compreender e apreciar criticamente documentos normativos da profissão de psicólogo, nomeadamente  o Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses identificando, a partir dele, padrões de qualidade do exercício profissional.



5. Mobilizar princípios e valores éticos e regras e normas deontológicas em situações e contextos específicos do exercício profissional do papel do psicólogo.



6. Reconhecer a importância das aprendizagens realizadas sobre ética e deontologia aplicando-as ao/no contexto imediato da sua formação académica enquanto estudantes de psicologia.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Enquadramento filosófico e psicológico da dimensão ética da ação humana; clarificação dos conceitos de "ética" e de "deontologia" nos contextos académico e profissional; caracterização da profissão de psicólogo.

    2. Desenvolvimento profissional dos psicólogos: recuperação dos modelos de Perry, Cooper e Lewis (desenvolvimento ético e epistemológico) e de Kohlberg (desenvolvimento do raciocínio moral); natureza dos compromissos éticos e axiológicos dos psicólogos e conflitos de interesses; ética, deontologia profissional, cultura e política na intervenção e na investigação psicológicas.

    3. Seleção de grupos de problemáticas e de grupos populacionais especialmente relevantes para uma aprendizagem reflexiva sobre a prática profissional ética e deontologicamente competente.

    4. Implicações éticas e deontológicas da organização da profissão de psicólogo e da regulação do seu acesso e exercício.

    5. Apresentação e discussão de problemas/dilemas ético-deontológicos decorrentes do exercício profissional da Psicologia.

Bibliografia Obrigatória

William O.Donohue; Handbook of professional ethics for psychologists. ISBN: 0-7619-1189-8
Ricou, M; Ética e Psicologia: Uma prática integrada, Gráfica de Coimbra, 2004
Celia B. Fisher; Decoding the ethics code. ISBN: 0-7619-2619-4
Francis, R., D; Ética para psicólogos, Instituto Piaget, 2004
Banyard, P., & Flanagan, C. ; Ethical Issues in Psychology , Routledge, 2011 (https://doi.org/10.4324/9780203180983)
Isaac Prilleltensky; The morals and politics of psychology. ISBN: 0-7914-2038-8

Bibliografia Complementar

Taborda, M. (Ed.); Ética em Psiquiatria, Ordem dos Médicos: Colégio de Psiquiatria, 1992

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Procurar-se-á envolver os estudantes na construção e concretização de um projecto pessoal de aprendizagem que incida sobre um tema relevante do programa da disciplina (a partir de sugestões facultadas pelos docentes responsáveis de cada módulo), com vista à sua exploração e aprofundamento.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Trabalho de investigação 35,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

75% de assiduidade às actividades das horas de contacto. 

 

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será a média das cotações obtidas em cada um dos três mini-ensaios correspondentes aos módulos que compõem a disciplina.

 

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes nesta condição (i.e., que beneficiam de dispensa das aulas) estão sujeitos ao mesmo plano de actividades, regime de avaliação e sistema de recurso/melhoria de classificação dos restantes condiscípulos.

Melhoria de classificação

Sempre que se justifique, em avaliação de recurso ou em tentativa de melhoria de classificação, o estudante deverá realizar trabalhos escritos individuais cuja temática será definida pelos docentes.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-21 às 05:07:32 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias