Ética e Deontologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Obs.: .
Objetivos
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
1. Identificar, reconhecer e reflectir criticamente sobre as dimensões política, axiológica, ética e deontológica da Psicologia, como ciência e como profissão, com especial destaque para as práticas profissionais em Psicologia.
2. Diferenciar entre ética e deontologia, como dimensões reguladoras das práticas profissionais em Psicologia, tomando, por referência, estruturas (princípios) e processos (normas/regras).
3. Integrar os elementos estruturantes das dimensões ética e deontológica da cultura profissional dos psicólogos.
4. Compreender e apreciar criticamente documentos normativos da profissão de psicólogo, nomeadamente códigos deontológicos, gerais e sectoriais, e padrões de qualidade do exercício profissional.
5. Mobilizar princípios e valores éticos e regras e normas deontológicas em situações e contextos específicos do exercício profissional do papel do
psicólogo.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC os estudantes devem ser capazes de:
1. Identificar, reconhecer e refletir criticamente sobre as dimensões política, axiológica, ética e deontológica da psicologia, como ciência e profissão, com destaque para as práticas profissionais da psicologia.
2. Diferenciar ética e deontologia enquanto dimensões reguladoras das práticas profissionais em Psicologia.
3. Integrar os elementos estruturantes das dimensões ética e deontológica da cultura profissional dos psicólogos considerando estruturas (princípios) e processos (normas/regras).
4. Compreender e apreciar criticamente documentos normativos da profissão de psicólogo, nomeadamente o Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses identificando, a partir dele, padrões de qualidade do exercício profissional.
5. Mobilizar princípios e valores éticos e regras e normas deontológicas em situações e contextos específicos do exercício profissional do papel do psicólogo.
6. Reconhecer a importância das aprendizagens realizadas sobre ética e deontologia aplicando-as ao/no contexto imediato da sua formação académica enquanto estudantes de psicologia.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Enquadramento filosófico e psicológico da dimensão ética da ação humana; clarificação dos conceitos de "ética" e de "deontologia" nos contextos académico e profissional; caracterização da profissão de psicólogo.
2. Desenvolvimento profissional dos psicólogos: recuperação dos modelos de Perry, Cooper e Lewis (desenvolvimento ético e epistemológico) e de Kohlberg (desenvolvimento do raciocínio moral); natureza dos compromissos éticos e axiológicos dos psicólogos e conflitos de interesses; ética, deontologia profissional, cultura e política na intervenção e na investigação psicológicas.
3. Seleção de grupos de problemáticas e de grupos populacionais especialmente relevantes para uma aprendizagem reflexiva sobre a prática profissional ética e deontologicamente competente.
4. Implicações éticas e deontológicas da organização da profissão de psicólogo e da regulação do seu acesso e exercício.
5. Apresentação e discussão de problemas/dilemas ético-deontológicos decorrentes do exercício profissional da Psicologia.
Bibliografia Obrigatória
William O.Donohue;
Handbook of professional ethics for psychologists. ISBN: 0-7619-1189-8
Ricou, M; Ética e Psicologia: Uma prática integrada, Gráfica de Coimbra, 2004
Celia B. Fisher;
Decoding the ethics code. ISBN: 0-7619-2619-4
Francis, R., D; Ética para psicólogos, Instituto Piaget, 2004
Banyard, P., & Flanagan, C. ; Ethical Issues in Psychology , Routledge, 2011 (https://doi.org/10.4324/9780203180983)
Isaac Prilleltensky;
The morals and politics of psychology. ISBN: 0-7914-2038-8
Bibliografia Complementar
Taborda, M. (Ed.); Ética em Psiquiatria, Ordem dos Médicos: Colégio de Psiquiatria, 1992
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Procurar-se-á envolver os estudantes na construção e concretização de um projecto pessoal de aprendizagem que incida sobre um tema relevante do programa da disciplina (a partir de sugestões facultadas pelos docentes responsáveis de cada módulo), com vista à sua exploração e aprofundamento.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
30,00 |
Trabalho de investigação |
35,00 |
Trabalho escrito |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
75% de assiduidade às actividades das horas de contacto.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será a média das cotações obtidas em cada um dos três mini-ensaios correspondentes aos módulos que compõem a disciplina.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes nesta condição (i.e., que beneficiam de dispensa das aulas) estão sujeitos ao mesmo plano de actividades, regime de avaliação e sistema de recurso/melhoria de classificação dos restantes condiscípulos.
Melhoria de classificação
Sempre que se justifique, em avaliação de recurso ou em tentativa de melhoria de classificação, o estudante deverá realizar trabalhos escritos individuais cuja temática será definida pelos docentes.