Metodologia de Avaliação de Projectos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
Ocorrência: 2022/2023 - A
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A UC de Metodologia de Avaliação de Projetos (MAP) orienta-se pelos objetivos:
1. Aprofundar conhecimentos sobre modelos teórico-metodológicos de AP
a) debater especificidades de diversos modelos de avaliação;
b) conhecer e problematizar critérios de cientificidade da avaliação;
2. Desenvolver um pensamento crítico sobre MAP;
a) refletir sobre características, funções e efeitos de diversos tipos de avaliação, tendo como base os princípios que lhes estão subjacentes
b) caraterizar papéis atribuídos a avaliadores e avaliados em diversos modelos avaliativos;
Resultados de aprendizagem e competências
Prevê-se o desenvolvimento de COMPETÊNCIAS de:
1. Análise de Projetos de intervenção socioeducacional;
2. Produção de pareceres, fundamentados, sobre Projetos de Avaliação (indicação de pontos fortes e fracos e aspetos a melhorar ao nível metodológico)
3. Conceção e desenvolvimento de Projetos de Avaliação (problema/situação a avaliar; objetivos; dimensões a avaliar; instrumentos/procedimentos de recolha/tratamento da informação; análise dos dados e apresentação dos resultados).
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
Para a concretização dos obejtivos da UC são abordados os seguintes conteúdos:
1. De que falamos quando falamos em avaliação?- enquadramento da problemática
2. Modelos objetivista e subjetivistas da avaliação
3. Avaliação de projetos: princípios, conceitos e perspetivas
a) Avaliação interna, avaliação externa e autoavaliação: conceitos, procedimentos e instrumentos
b) A autoavaliação das escolas: conceitos, procedimentos e instrumentos
4. Avaliação, monitorização, acompanhamento: Que
conceitos ? que relações?
5.Questões éticas na avaliação
6. Etapas de planeamento de um projecto e respectivos critérios de avaliação
Bibliografia Obrigatória
BONNIOL, J-J. & Vial, M. ; Modelos de avaliação. , Portalegre: Artmed, 2001
CORTESÃO, L., LEITE, C. e PACHECO, J. A. ; Trabalhar por projectos em educação. Uma inovação interessante? , Porto: Porto Editora. ISBN: 2002
CAPUCHA, L. M. A. (2008); Planeamento e Avaliação de Projectos. Guia prático. , Ministério da Educação, 2008
MONTEIRO, Alcides ; A avaliação em projectos de intervenção social: […]”, in Sociologia, problemas e práticas, metodologias de avaliação nº 22. pp. 137-154., Lx: ISCTE., 2000
Carlinda Leite , Preciosa Fernandes; A auto-avaliação das escolas no sistema educativo português: do discurso legal aos sentidos dos processos em curso Publicação com texto(s) associado(s), ELO: revista do Centro de Formação Francisco de Holanda, nº 17, pp.59-70,, 2010
LEITE, Gomes & Fernandes.; «Acompanhamento avaliativo de Projetos», in Leite, Gomes e Fernandes […]. pp 51-54., Porto: Asa., 2001
Carlinda Leite , Preciosa Fernandes ; Inovação pedagógica: uma resposta às demandas da sala de aula universitária, Perspectiva: revista do Centro de Ciências da Educação, Vol.29 nº 2, pp.507-533, , 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia assenta numa pedagogia ativa, de reconhecimento dos estudantes como protagonistas na construção da sua formação. A abordagem de conceitos e de perspetivas teóricas sobre avaliação educacional é acompanhada de debate e ampliada com as reflexões produzidas a partir da apresentação de um projeto. Assim, em tempo de contacto, os estudantes, em grupo, apresentam à turma um projeto de avaliação socioeducacional, dando ênfase à dimensão metodológica. Em tempo de trabalho autónomo analisam um projeto e organizam a sua apresentação à turma; estruturam uma dinâmica de debate e pesquisam bibliografia para apoio ao trabalho individual. Os estudantes são acompanhados em sessões tutoriais.
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
50,00 |
| Trabalho escrito |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
50,00 |
| Frequência das aulas |
48,00 |
| Trabalho de campo |
34,00 |
| Trabalho escrito |
30,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
O modelo de avaliação adotado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamneto de avaliação. A obrigatoriedade de presenças é de 3/4 do número de aulas efetivamente realizadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é distribuída com exame final. A avaliação distribuída integra:
realização de um trabalho de grupo para análise e apresentação de um projeto de avaliação; 60%
- trabalho individual, focado numa metavaliação sobre o processo de intervenção realizado no período de estágio (40%).
.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
São estabelecidos protocolos de avaliação para os estudantes trabalhadores e/ou estudantes com necessidades educativas especiais (NEE)
.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final realiza-se segundo os termos previstos na lei e através da reformulação da síntese crítica/trabalho final.
Observações
Não aplicável