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Seminário II

Código: MTP04     Sigla: SEMN II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia Aplicada

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=407591
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 12 Plano Oficial 1 - 6 - 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e áreas afins e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, num domínio específico (numa das áreas temáticas). Os Seminários I e II têm também como objetivo potenciar e diversificar a formação dos estudantes.

 O Seminário II tem como objectivos compreender:

1- Como analisar criticamente a investigação existente, suas potencialidades teóricas, práticas e éticas

2- Como seleccionar métodos adequados no domínio específico da investigação a desenvolver

3- Como elaborar um plano de pesquisa adequado à questão de investigação e que inclua metodologias de recolha (definição dos métodos e instrumentos e dos procedimentos) e de análise de dados.

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

1- Fundamentar a questão de investigação na análise de evidência científica existente

2- Demonstrar um conhecimento mais aprofundado dos métodos de investigação numa área temática específic

3- Elaborar um plano metodológico de investigação individual usando métodos científicos adequados numa área temática específica

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa


  1. Abordagens metodológicas num domínio específico da Psicologia.

  2. Formulação das questões de investigação delineadas em termos de metodologias de investigação de tipo quantitativo ou qualitativo, adequadas.

Bibliografia Obrigatória

vários; vários (Obras e artigos sobre o tema específico do projeto de investigação.)
Almeida Leandro S.; Metodologia da investigação em psicologia e educação. ISBN: 978-972-97388-5-2
Patton Michael Quinn; Qualitative research & evaluation methods. ISBN: 978-1-4129-7212-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Horas de Contacto: Sessões de orientação pessoal de tipo tutorial; sessões individuais e de grupo para acompanhar o desenvolvimento do planeamento da investigação; avaliação formativa e sumativa

Convite a especialistas criando oportunidades de potenciar e diversificar a formação dos estudantes; Partilha entre os estudantes das diferentes experiências profissionais/em diferentes domínios científicos

Trabalho autónomo: pesquisa bibliográfica; leitura e análise de textos; desenho de um plano metodológico de investigação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 50,00
Estudo autónomo 58,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão estar presentes num mínimo de 75% das horas de contacto, assistir a aulas seleccionadas, reunir com o orientador e apresentar um plano metodológico de investigação escrito, no qual deverão atingir a nota mínima de 9,5 valores numa escala de 0 a 20.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é obtida pela seguinte fórmula: 50% pela avaliação contínua feita pelo supervisor e 50% pelo projeto escrito.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Sem prejuízo dos direitos que lhes estão legalmente concedidos, atendendo ao carácter da UC, os trabalhadores-estudantes e beneficiários de estatutos equiparáveis deverão cumprir com os requisitos de assiduidade. Os estudantes com necessidades especiais (e.g., deficiência auditiva ou motora) deverão informar o(s) docentes(s) no início do semestre de modo a que sejam asseguradas as condições necessárias de trabalho.

Melhoria de classificação

A melhoria é possível apenas para o projeto escrito e conforme regulamento da FPCEUP.
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