Questões Aprofundadas em Educação Climática e para a Sustentabilidade
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Ciências da educação |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 07-02-2022 a 28-05-2022)
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
10 |
Plano Oficial |
1 |
- |
12 |
98 |
324 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Enquanto unidade curricular no domínio ‘Educação para as Alterações climáticas e Sustentabilidade’, tem como primeiro objetivo aprofundar e problematizar os conceitos de emergência climática, ação climática, sustentabilidade, cidadania ambiental e suas implicações no campo da educação. Uma segunda fase destinar-se-á a promover a identificação de linhas de trabalho no âmbito deste domínio, e uma última fase, abordará a construção de projetos de investigação ou estágio dos/as estudantes.
Resultados de aprendizagem e competências
CompetênciasNo final da UC as/os estudantes deverão ser capazes de:
- Analisar e problematizar diferentes políticas, programas, projetos e estratégias de intervenção socioeducativa nos campos da educação climática e para a sustentabilidade.
- Mobilizar competências desenvolvidas na formação para a análise de dispositivos teórico-metodológicos de projetos investigação/intervenção socioeducativa no domínio da sustentabilidade e educação/ação climáticas.
- Construir um objeto de investigação e/ou intervenção socioeducativa e fundamentar a sua pertinência dentro do campo das Ciências da Educação.
- Estruturar um plano de investigação ou intervenção socioeducativa para a promoção de cidadania ambiental e de participação cívica/política nos processos de tomada de decisão relacionados com as alterações climáticas e a sustentabilidade.
Resultados de aprendizagemOs resultados de aprendizagem serão avaliados pela demonstração da capacidade dos/as estudantes em:
- Explicar as dimensões teórico-metodológicas de projetos de investigação/intervenção socioeducativa no domínio da sustentabilidade, em geral, e da educação climática em particular.
- Produzir um projeto de investigação/intervenção socioeducativa nestes mesmos domínios, privilegiando métodos mistos e abordagens participativas.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
n.a.
Programa
1. Educação climática e para a sustentabilidade: conceitos-chave, políticas, programas, orientações e estratégias
2. Projetos e práticas em educação climática e para a sustentabilidade: exploração de dispositivos teórico-metodológicos e contactos com agentes da investigação e intervenção socioeducativa
3. Conceção e desenvolvimento de um projeto de investigação e/ou intervenção socioeducativa: arquitetura do projeto, linhas de investigação/intervenção, construindo um objeto, desafios metodológicos e éticos.
Bibliografia Obrigatória
Louis Cohen;
Research methods in education. ISBN: 0-415-10235-9
Virginia Braun;
Successful qualitative research. ISBN: 978-1-84787-582-2
Ion Dafinoiu;
Research methods in the social sciences. ISBN: 3-631-50434-9
Thomas Macintyre, Heila Lotz-Sisitka, Arjen Wals, Coleen Vogel, & Valentina Tassone ; Towards transformative social learning on the path to 1.5 degrees, Current Opinion in Environmental Sustainability, 2017
UNESCO; Education for Sustainable Development Goals Learning Objectives, UNESCO, 2017
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Considerando os objetivos, bem como a sua natureza de contexto de desenvolvimento de um projeto de investigação ou estágio em Ciências da Educação, a unidade curricular incluirá três grandes momentos:
1 – Explorações e discussões em torno das principais linhas de trabalho na educação climática e para a sustentabilidade.
2 – Explorações de projetos e práticas em curso no campo da Educação
3 – Construção individual do projeto de investigação e/ou estágio pelos/as estudantes
Serão privilegiadas metodologias ativas e participativas de análise e discussão de documentos de natureza variada; seminários e debates; conceção e implementação de entrevistas exploratórias, observação em contexto; intercaladas com momentos de síntese e reflexão em grupo-turma, orientados pelos/as docentes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
70,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
14,00 |
| Elaboração de projeto |
44,00 |
| Estudo autónomo |
138,00 |
| Frequência das aulas |
84,00 |
| Trabalho de investigação |
44,00 |
| Total: |
324,00 |
Obtenção de frequência
O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída com exame final
A avaliação das aprendizagens dos/as estudantes terá em conta as seguintes componentes:
Componente 1 – Apresentação e discussão do resumo e desenho de projeto
Componente 2 – Projeto de investigação e/ou estágio
A classificação da unidade curricular é expressa numa escala inteira de 0 a 20 e terá em conta uma ponderação de 30% na componente 1 (apresentação e fundamentação da ideia de projeto) e 70% na componente 2 (proposta escrita de projeto).
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Trabalho de estágio/projeto
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os/as estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não frequentem as aulas, poderão substituir a avaliação na componente 2 por um trabalho individual, em condições a combinar com as docentes da UC nas primeiras aulas.
Melhoria de classificação
Para efeitos de melhoria de nota, sem nova frequência da unidade curricular, ou como avaliação de recurso, as/os estudantes terão de entregar e defender o projeto acima identificado de forma aprofundada e melhorada.