Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > DE339

Questões Aprofundadas em Educação Climática e para a Sustentabilidade

Código: DE339     Sigla: QAECS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências da educação

Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 07-02-2022 a 28-05-2022)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 10 Plano Oficial 1 - 12 98 324
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-01-31.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Avaliação especial, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Enquanto unidade curricular no domínio ‘Educação para as Alterações climáticas e Sustentabilidade’, tem como primeiro objetivo aprofundar e problematizar os conceitos de emergência climática, ação climática, sustentabilidade, cidadania ambiental e suas implicações no campo da educação. Uma segunda fase destinar-se-á a promover a identificação de linhas de trabalho no âmbito deste domínio, e uma última fase, abordará a construção de projetos de investigação ou estágio dos/as estudantes.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências

No final da UC as/os estudantes deverão ser capazes de:

- Analisar e problematizar diferentes políticas, programas, projetos e estratégias de intervenção socioeducativa nos campos da educação climática e para a sustentabilidade.
- Mobilizar competências desenvolvidas na formação para a análise de dispositivos teórico-metodológicos de projetos investigação/intervenção socioeducativa no domínio da sustentabilidade e educação/ação climáticas.
- Construir um objeto de investigação e/ou intervenção socioeducativa e fundamentar a sua pertinência dentro do campo das Ciências da Educação.
- Estruturar um plano de investigação ou intervenção socioeducativa para a promoção de cidadania ambiental e de participação cívica/política nos processos de tomada de decisão relacionados com as alterações climáticas e a sustentabilidade.

Resultados de aprendizagem

Os resultados de aprendizagem serão avaliados pela demonstração da capacidade dos/as estudantes em:

- Explicar as dimensões teórico-metodológicas de projetos de investigação/intervenção socioeducativa no domínio da sustentabilidade, em geral, e da educação climática em particular.

- Produzir um projeto de investigação/intervenção socioeducativa nestes mesmos domínios, privilegiando métodos mistos e abordagens participativas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n.a.

Programa

1. Educação climática e para a sustentabilidade: conceitos-chave, políticas, programas, orientações e estratégias

2. Projetos e práticas em educação climática e para a sustentabilidade: exploração de dispositivos teórico-metodológicos e contactos com agentes da investigação e intervenção socioeducativa

3. Conceção e desenvolvimento de um projeto de investigação e/ou intervenção socioeducativa: arquitetura do projeto, linhas de investigação/intervenção, construindo um objeto, desafios metodológicos e éticos.

Bibliografia Obrigatória

Louis Cohen; Research methods in education. ISBN: 0-415-10235-9
Virginia Braun; Successful qualitative research. ISBN: 978-1-84787-582-2
Ion Dafinoiu; Research methods in the social sciences. ISBN: 3-631-50434-9
Thomas Macintyre, Heila Lotz-Sisitka, Arjen Wals, Coleen Vogel, & Valentina Tassone ; Towards transformative social learning on the path to 1.5 degrees, Current Opinion in Environmental Sustainability, 2017
UNESCO; Education for Sustainable Development Goals Learning Objectives, UNESCO, 2017

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Considerando os objetivos, bem como a sua natureza de contexto de desenvolvimento de um projeto de investigação ou estágio em Ciências da Educação, a unidade curricular incluirá três grandes momentos:

1 – Explorações e discussões em torno das principais linhas de trabalho na educação climática e para a sustentabilidade.

2 – Explorações de projetos e práticas em curso no campo da Educação

3 – Construção individual do projeto de investigação e/ou estágio pelos/as estudantes

Serão privilegiadas metodologias ativas e participativas de análise e discussão de documentos de natureza variada; seminários e debates; conceção e implementação de entrevistas exploratórias, observação em contexto; intercaladas com momentos de síntese e reflexão em grupo-turma, orientados pelos/as docentes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 14,00
Elaboração de projeto 44,00
Estudo autónomo 138,00
Frequência das aulas 84,00
Trabalho de investigação 44,00
Total: 324,00

Obtenção de frequência

O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída com exame final

A avaliação das aprendizagens dos/as estudantes terá em conta as seguintes componentes:
Componente 1 – Apresentação e discussão do resumo e desenho de projeto
Componente 2 – Projeto de investigação e/ou estágio

A classificação da unidade curricular é expressa numa escala inteira de 0 a 20 e terá em conta uma ponderação de 30% na componente 1 (apresentação e fundamentação da ideia de projeto) e 70% na componente 2 (proposta escrita de projeto).

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os/as estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não frequentem as aulas, poderão substituir a avaliação na componente 2 por um trabalho individual, em condições a combinar com as docentes da UC nas primeiras aulas.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de nota, sem nova frequência da unidade curricular, ou como avaliação de recurso, as/os estudantes terão de entregar e defender o projeto acima identificado de forma aprofundada e melhorada.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-28 às 02:21:39 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico