Envelhecimento: Temas, Problemas e Desafios Sociais Educativos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 13-09-2021 a 17-12-2021)
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
11 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
49 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aprofundamento do quadro teórico, concetual, político e ético em torno das problemáticas do envelhecimento, da democracia e dos direitos humanos na sua relação com a participação dos mais velhos nas comunidades e na sociedade e com os desafios sociais e educativos subjacentes a lógicas participativas de análise e de intervenção socioeducativa contextualizadas, problematizadoras e críticas.
Resultados de aprendizagem e competências
Terminada a UC, os estudantes deverão ser capazes de:
- Conhecer a complexidade e transdisciplinaridade das abordagens e estudos sobre as problemáticas do envelhecimento;
- Compreender e analisar os desafios sociais, políticos e educativos que atravessam as problemáticas do envelhecimento;
- Conhecer e analisar discursos, políticas e orientações de diferentes instâncias nacionais e internacionais relativas ao envelhecimento e aos mais velhos;
- Compreender como se inscrevem os direitos humanos e a cidadania nas comunidades e nas instituições, particularmente no que se refere aos direitos dos mais velhos, ao papel social dos idosos e à sua intervenção social e comunitária;
- Refletir sobre o campo da educação e formação de adultos na sua articulação com o reconhecimento e valorização dos conhecimentos, saberes e experiências dos mais velhos e o trabalho educativo com idosos;
- Refletir sobre a profissionalidade em Ciências da Educação e o exercício profissional na área do envelhecimento.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica
Programa
- Discussão e problematização dos conceitos de envelhecimento, velhice, pessoa idosa, sénior, 3ª idade, 4ª idade;
- Construção social, científica e política dos mais velhos enquanto categoria(s) sociais e suas implicações;
- Construção social da saúde e da doença e envelhecimento;
- Perceções sociais sobre o envelhecimento;
- Políticas sociais para os idosos – sua emergência e desenvolvimento;
- Discursos, políticas e orientações nacionais e internacionais sobre o envelhecimento e as pessoas idosas;
- Conceitos de Democracia, Direitos humanos, Cidadania e Participação na sua inter-relação com os direitos, papéis sociais e intervenção social e política dos mais velhos;
- Desafios sociais e educativos que atravessam as problemáticas do envelhecimento;
- Comunicação e relações interpessoais entre e com os mais velhos;
- Contextos de intervenção social, educativa e profissional na área do envelhecimento;
- Desafios e dimensões éticas subjacentes à intervenção e exercício profissional com idosos.
Bibliografia Obrigatória
Machado, Filipa; Medina, Teresa; AS UNIVERSIDADES SENIORES Motivações e r eper cussões de per cursos em contextos de apr endizagem, Educação, Sociedade e Culturas, nº 37, 2012
Rocha, Pedro; Correia, José Alberto; Medina, Teresa; A (RE)CONSTRUÇÃO DE CONTEXTOS E CULTURAS DA VELHICE E DO ENVELHECIMENTO: ABORDAGENS DA GERONTOLOGIA SOCIAL/CRÍTICA, Trabalho e Educação, v.24, nº2, 2015
Fields, Noelle; Adorno, Gail; Felderhoff, Brandi, Parekh, Rupal; Miller, Vivian; Magruder, Karen, & Rogers, Kellie; The Social Construction of “Emerging Elders”: Implications for Age-Friendly Community Assessments, Gerontology and Geriatric Medicine, 2018
Schmidt, Winsor C. ; Medicalization of Aging: The Upside and the Downside, Marquette Elder's Advisor, 13(1), 2011
Talarsky, Laura ; Defining Aging and The Aged: Cultural and Social Constructions of Elders in the U.S., Arizona Anthropologist, 13, 1998
Veloso, Esmeraldina; Rocha, Mª Custódia; POLÍTICAS PÚBLICAS, PESSOAS IDOSAS, EDUCAÇÃO E ENVELHECIMENTO: O CASO DE PORTUGAL NUM CONTEXTO GLOBAL, Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, v.2, n.1, 2016
Bibliografia Complementar
Conrad, Peter ; The medicalisation of society, Baltimore, MD: Johns Hopkins University Press, 2007
Jutel, Annemarie ; Putting a name in to it. Diagnosis in contemporary society, Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2011
Sontag, Susan ; A doença como metáfora, Edições Graal: Rio de Janeiro, 1984
Veloso, Esmeraldina; Vidas depois da reforma, Coisas de Ler. ISBN: 9789898218469
Agustín Requejo Osório;
As^pessoas idosas. ISBN: 972-771-728-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O desenvolvimento da UC prevê metodologias que implicam o envolvimento dos estudantes em:
Horas de contacto – exposição dialogada, apresentação e debate de diferentes perspetivas em torno de conceitos centrais da UC; trabalho em pequeno grupo - análise de artigos e de documentos nacionais e internacionais pertinentes e sua apresentação e discussão; apoio tutorial.
Trabalho autónomo – pesquisa e análise de bibliografia e de documentação nacional e internacional sobre a problemática do envelhecimento; preparação da apresentação e discussão em aula de um artigo ou documento analisado; elaboração de trabalho final – síntese reflexiva sobre os conteúdos trabalhados na UC
Software
Não se aplica
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
| Trabalho escrito |
70,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
117,00 |
| Frequência das aulas |
45,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participam em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei, estão dispensados da presenças nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho de grupo - Elaboração de um trabalho de grupo, e sua apresentação e discussão na turma a partir da análise de artigos e/ou documentos nacionais e internacionais pertinentes (peso de 30% no cálculo da classificação final). Trabalho individual - Elaboração de uma síntese reflexiva sobre as temáticas abordadas na UC (8 a 10 páginas)- peso de 70% no cálculo da classificação final.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que, nos termos do regulamento de avaliação, não sejam obrigados a assiduidade mínima obrigatória e que, efetivamente, não a possam cumprir, deverão apresentar uma síntese reflexiva sobre o conjunto dos conteúdos da UC (10 a 12 páginas), que terá um peso de 100% na classificação final. Estes estudantes terão que, obrigatoriamente, contactar os docentes até ao fim da 2ª semana de aulas por foma a determinar os processos de trabalho e de acompanhamento ao longo do semestre.
Melhoria de classificação
Os estudantes que preendam fazer melhoria de classificação poderão reformular o trabalho individual, na época de recurso
Observações
Não se aplica