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Envelhecimento: Temas, Problemas e Desafios Sociais Educativos

Código: DE235     Sigla: ETPDSE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação

Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 13-09-2021 a 17-12-2021)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 11 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aprofundamento do quadro teórico, concetual, político e ético em torno das problemáticas do envelhecimento, da democracia e dos direitos humanos na sua relação com a participação dos mais velhos nas comunidades e na sociedade e com os desafios sociais e educativos subjacentes a lógicas participativas de análise e de intervenção socioeducativa contextualizadas, problematizadoras e críticas.

Resultados de aprendizagem e competências

Terminada a UC, os estudantes deverão ser capazes de:


  • Conhecer a complexidade e transdisciplinaridade das abordagens e estudos sobre as problemáticas do envelhecimento;

  • Compreender e analisar os desafios sociais, políticos e educativos que atravessam as problemáticas do envelhecimento;

  • Conhecer e analisar discursos, políticas e orientações de diferentes instâncias nacionais e internacionais relativas ao envelhecimento e aos mais velhos;

  • Compreender como se inscrevem os direitos humanos e a cidadania nas comunidades e nas instituições, particularmente no que se refere aos direitos dos mais velhos, ao papel social dos idosos e à sua intervenção social e comunitária;

  • Refletir sobre o campo da educação e formação de adultos na sua articulação com o reconhecimento e valorização dos conhecimentos, saberes e experiências dos mais velhos e o trabalho educativo com idosos;

  • Refletir sobre a profissionalidade em Ciências da Educação e o exercício profissional na área do envelhecimento.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa


  • Discussão e problematização dos conceitos de envelhecimento, velhice, pessoa idosa, sénior, 3ª idade, 4ª idade;

  • Construção social, científica e política dos mais velhos enquanto categoria(s) sociais e suas implicações;

  • Construção social da saúde e da doença e envelhecimento;

  • Perceções sociais sobre o envelhecimento;

  • Políticas sociais para os idosos – sua emergência e desenvolvimento;

  • Discursos, políticas e orientações nacionais e internacionais sobre o envelhecimento e as pessoas idosas;

  • Conceitos de Democracia, Direitos humanos, Cidadania e Participação na sua inter-relação com os direitos, papéis sociais e intervenção social e política dos mais velhos;

  • Desafios sociais e educativos que atravessam as problemáticas do envelhecimento; 

  • Comunicação e relações interpessoais entre e com os mais velhos;

  • Contextos de intervenção social, educativa e profissional na área do envelhecimento;

  • Desafios e dimensões éticas subjacentes à intervenção e exercício profissional com idosos.

Bibliografia Obrigatória

Machado, Filipa; Medina, Teresa; AS UNIVERSIDADES SENIORES Motivações e r eper cussões de per cursos em contextos de apr endizagem, Educação, Sociedade e Culturas, nº 37, 2012
Rocha, Pedro; Correia, José Alberto; Medina, Teresa; A (RE)CONSTRUÇÃO DE CONTEXTOS E CULTURAS DA VELHICE E DO ENVELHECIMENTO: ABORDAGENS DA GERONTOLOGIA SOCIAL/CRÍTICA, Trabalho e Educação, v.24, nº2, 2015
Fields, Noelle; Adorno, Gail; Felderhoff, Brandi, Parekh, Rupal; Miller, Vivian; Magruder, Karen, & Rogers, Kellie; The Social Construction of “Emerging Elders”: Implications for Age-Friendly Community Assessments, Gerontology and Geriatric Medicine, 2018
Schmidt, Winsor C. ; Medicalization of Aging: The Upside and the Downside, Marquette Elder's Advisor, 13(1), 2011
Talarsky, Laura ; Defining Aging and The Aged: Cultural and Social Constructions of Elders in the U.S., Arizona Anthropologist, 13, 1998
Veloso, Esmeraldina; Rocha, Mª Custódia; POLÍTICAS PÚBLICAS, PESSOAS IDOSAS, EDUCAÇÃO E ENVELHECIMENTO: O CASO DE PORTUGAL NUM CONTEXTO GLOBAL, Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, v.2, n.1, 2016

Bibliografia Complementar

Conrad, Peter ; The medicalisation of society, Baltimore, MD: Johns Hopkins University Press, 2007
Jutel, Annemarie ; Putting a name in to it. Diagnosis in contemporary society, Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2011
Sontag, Susan ; A doença como metáfora, Edições Graal: Rio de Janeiro, 1984
Veloso, Esmeraldina; Vidas depois da reforma, Coisas de Ler. ISBN: 9789898218469
Agustín Requejo Osório; As^pessoas idosas. ISBN: 972-771-728-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O desenvolvimento da UC prevê metodologias que implicam o envolvimento dos estudantes em:
Horas de contacto – exposição dialogada, apresentação e debate de diferentes perspetivas em torno de conceitos centrais da UC; trabalho em pequeno grupo - análise de artigos e de documentos nacionais e internacionais pertinentes e sua apresentação e discussão; apoio tutorial.

Trabalho autónomo – pesquisa e análise de bibliografia e de documentação nacional e internacional sobre a problemática do envelhecimento; preparação da apresentação e discussão em aula de um artigo ou documento analisado; elaboração de trabalho final – síntese reflexiva sobre os conteúdos trabalhados na UC

Software

Não se aplica

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação
Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 117,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participam em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei, estão dispensados da presenças nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho de grupo - Elaboração de um trabalho de grupo, e sua apresentação e discussão na turma a partir da análise de artigos e/ou documentos nacionais e internacionais pertinentes (peso de 30% no cálculo da classificação final). Trabalho individual - Elaboração de uma síntese reflexiva sobre as temáticas abordadas na UC (8 a 10 páginas)- peso de 70% no cálculo da classificação final.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que, nos termos do regulamento de avaliação, não sejam obrigados a assiduidade mínima obrigatória e que, efetivamente, não a possam cumprir, deverão apresentar uma síntese reflexiva sobre o conjunto dos conteúdos da UC (10 a 12 páginas), que terá um peso de 100% na classificação final. Estes estudantes terão que, obrigatoriamente, contactar os docentes até ao fim da 2ª semana de aulas  por foma a determinar os processos de trabalho e de acompanhamento ao longo do semestre.

Melhoria de classificação

Os estudantes que preendam fazer melhoria de classificação poderão reformular o trabalho individual, na época de recurso

Observações

Não se aplica
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