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Educação, Cooperação e Desenvolvimento

Código: OP211     Sigla: ECD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências da educação

Ocorrência: 2020/2021 - 2S (de 08-02-2021 a 29-05-2021)

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=407244
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 14 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A UC Educação, Cooperação e Desenvolvimento, criada a partir do domínio de Educação, Comunidades e Mudança Social, ancora-se principalmente na constatação da emergência, em Portugal como em outros países, de movimentos e atores sociais que desenvolvem uma intervenção na perspectiva da Educação para o Desenvolvimento, que despoleta questionamentos e desafios ao campo das práticas e da reflexão educativas e que, por outro lado, salientam espaços e formas de intervenção profissional onde os mestres em Ciências da Educação poderão encontrar a sua pertinência social, quer do ponto de vista da consultoria, avaliação, intervenção e/ou investigação. 
O enfoque principal desta Unidade Curricular é apresentar e problematizar os modos como se equaciona o papel da educação em processos de cooperação para o desenvolvimento. 
Esta intencionalidade supõe discutir previamente o que se entende por cooperação para o desenvolvimento e o modo como este processo se tem vindo a transformar e se tem organizado politicamente. Como se depreenderá, esta discussão ancora-se na própria discussão da noção de desenvolvimento e dos papéis atribuído à educação neste, nomeadamente em contextos de cooperação internacional. 
Esta disciplina propõe-se assim integrar no campo da reflexão educativa a discussão das dimensões política, social, cultural e económica dos processos de desenvolvimento, numa lógica em que se destacará essencialmente a dimensão educativa da intervenção política e social.

Resultados de aprendizagem e competências

Com os contributos desta UC os/as estudantes deverão ser capazes de:

a) Identificar as diferentes relações entre educação, desenvolvimento e mudança social

b) Concetualizar, analisar e refletir criticamente a intervenção educativa enquanto estratégia de Cooperação para o Desenvolvimento

c) Concetualizar e refletir criticamente a Educação para o Desenvolvimento

d) Compreender os processos e os contextos da Cooperação para o Desenvolvimento e da educação para o Desenvolvimento e conhecer os diferentes atores e agentes que aí intervêm

e) Conceber, desenvolver e avaliar programas, projectos e ações de Educação para o Desenvolvimento

f) Exercer atividades de consultoria em projectos, programas e acções educativos no âmbito da Cooperação para o Desenvolvimento e de Educação para o Desenvolvimento

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Desenvolvimento e mudança social

1.1 A evolução concetual do Desenvolvimento
1.2 Desenvolvimento e subdesenvolvimento: a teoria da modernização
1.3 Desenvolvimento e subdesenvolvimento: a teoria da dependência e do sistema-mundo
1.4 Do desenvolvimento aos desenvolvimentos
1.4.1 Novas perspetivas: pós-desenvolvimento e decrescimento
1.5 A cooperação para o desenvolvimento: a evolução do “mercado do desenvolvimento”
1.5.1 Classificação, financiamento e instrumentos da cooperação para o desenvolvimento

2. Educação e Desenvolvimento

2.1 (Re)Concetualizações
2.2 A(s) relação(ões) entre educação e desenvolvimento
2.3 A Educação para o Desenvolvimento: definições, história, modos de ação e temas
2.4 A Educação para o Desenvolvimento: redes, organizações e ações
2.5 A Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento

3. Os atores da cooperação e da educação para o desenvolvimento: características e modos de ação

3.1 Os atores da cooperação e da educação para o desenvolvimento: visões críticas

Bibliografia Obrigatória

Afonso, M. M. e Fernandes, A. P. ; Introdução à cooperação para o desenvolvimento , IMVF e Oikos, 2005
Amaro, R. R. ; "Desenvolvimento: um conceito ultrapassado ou em renovação? Da teoria à prática e da prática à teoria", Cadernos de Estudos Africanos, V.4, 35-70, 2003
Bourne, D. ; “Development Education: towards a re-conceptualisation”, International Journal of Development Education and Global Learning, 1 (1), 8-22, 2008
Costa Alexandra Sá; As^pessoas acima do lucro
Gómez José António Caride; Educação e desenvolvimento comunitário local. ISBN: 978-972-8562-44-1
Latouche, S. ; Pequeno tratado do decrescimento sereno , Ed. 70, 2011
Liddy, M.; "Education About, For, As Development", Policy & Practice: A Development Education Review, Vol. 17, Autumn, pp. 27-45, 2013
Mesa, M. ; “Evolution and Future Challenges of Development Education” , Centro de investigación para la Paz. CIPFUHEM, 2005
So Alvin Y.; Social change and development. ISBN: 0-8039-3546-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Atividades de contacto: exposição, trabalho em pequeno grupo e debate das perspetivas apresentadas.

Trabalho autónomo: pesquisa bibliográfica, análise e interpretação de textos.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 113,00
Frequência das aulas 49,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A aprovação à UC obriga à obtenção de um mínimo de 10 valores na avaliação do trabalho final.

Fórmula de cálculo da classificação final

 

A avaliação é feita através de trabalho individual, que poderá incidir sobre a análise de um documento oficial, um projeto de ED, ou um material didático proposto, desde que articule e problematize os conteúdos da UC.
O trabalho tem uma ponderação de 100% na classificação final.

Melhoria de classificação

Os/as estudantes que desejem melhorar a classificação obtida poderão fazê-lo através da reformulação do trabalho, na época de recurso de avaliação.
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