| Código: | MED305 | Sigla: | PROJ |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Ciências da educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 2 | Plano Oficial | 2 | - | 52 | 81 |
O projeto, enquanto via de concretização do grau de Mestre em Ciências da Educação, tem como objectivo permitir a concretização, por parte do estudante, de uma proposta de intervenção no campo profissional, alicerçada nos saberes das Ciências Sociais e Humanas, confrontados com as especificidades dos contextos onde essa intervenção se visa pôr em prática.
A proposta de um modelo de configuração do projeto não intenta cercear a sua diversidade, mas situar um conjunto de dimensões imprescindíveis à sua concretização. Tratando-se de um percurso académico, não se prevê necessariamente a implantação do projeto durante o mesmo, pelo que ele deve evidenciar a capacidade de articulação dos objectivos enunciados com a modelação projetual aqui proposta, capacidade que procura garantir esta mesma implantação.- Conhecimento ao nível dos saberes teóricos que sustentam a proposta, mas igualmente dos saberes experienciais mobilizados para a intervenção
- Aptidões ao nível da criação de um espaço de trabalho que legitime a intervenção, no campo profissional, da área dos saberes das Ciências da Educação
- Competências ao nível das etapas de desenvolvimento de um projeto de intervenção, designadamente, do seu diagnóstico, elaboração e implementaçãoO acompanhamento do projeto orienta-se pelo desenvolvimento de uma estrutura quaternária, como proposta por Boutinet (1993), devendo permitir situar 4 níveis de abordagem:
1 - Procedimental, visando o sucesso de uma realização técnica pela mestria dos meios apropriados
2 – Organizacional, procurando conciliar os imperativos técnicos e as exigências de participação
3 – Identitária, destinada a confortar um imperativo existencial de natureza mais individual ou mais colectiva
4 – Pessoal, orientada num sentido existencial ou no sentido de uma realização técnica
O trabalho de elaboração do projeto configura, em certa medida:
- Dimensões de trabalho de campo, as quais permitam situar o projeto num contexto determinado;
- Dimensões de pesquisa sob o ponto de vista da identificação de recursos a afetar ao projeto;
- Dimensões conceptuais, que permitam evidenciar a sua sustentabilidade.
Estas dimensões pressupõem um trabalho autónomo, embora monitorizado por um orientador de projeto que garanta a concretização das mesmas, numa sequência cronológica, suscitando a sua discussão no espaço colectivo do grupo de estudantes que optam pela modalidade de projeto.
No final do percurso, o estudante deve configurar uma proposta redigida, a qual será defendida perante um júri coletivo. A avaliação é assim assegurada por exame final (consubstanciado na proposta redigida), devendo o orientador pronunciar-se ainda sobre o processo de desenvolvimento do projeto no contexto desse mesmo júri.
As metodologias de ensino privilegiam o trabalho autónomo supervisionado dos estudantes e a sua discussão e reflexão em contexto de sala de aula, em pequeno grupo e de acordo com a orientação das dimensões de elaboração do projeto, procurando incentivar as capacidades de pertinência conceptual, contextual, e de desenvolvimento de um projeto de intervenção.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 50,00 |
| Participação presencial | 25,00 |
| Trabalho escrito | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 340,00 |
| Total: | 340,00 |