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Projeto

Código: MED305     Sigla: PROJ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências da educação

Ocorrência: 2020/2021 - A (de 21-09-2020 a 29-05-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 2 Plano Oficial 2 - 52 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O projeto, enquanto via de concretização do grau de Mestre em Ciências da Educação, tem como objectivo permitir a concretização, por parte do estudante, de uma proposta de intervenção no campo profissional, alicerçada nos saberes das Ciências Sociais e Humanas, confrontados com as especificidades dos contextos onde essa intervenção se visa pôr em prática.

A proposta de um modelo de configuração do projeto não intenta cercear a sua diversidade, mas situar um conjunto de dimensões imprescindíveis à sua concretização. Tratando-se de um percurso académico, não se prevê necessariamente a implantação do projeto durante o mesmo, pelo que ele deve evidenciar a capacidade de articulação dos objectivos enunciados com a modelação projetual aqui proposta, capacidade que procura garantir esta mesma implantação.

Resultados de aprendizagem e competências

- Conhecimento ao nível dos saberes teóricos que sustentam a proposta, mas igualmente dos saberes experienciais mobilizados para a intervenção

- Aptidões ao nível da criação de um espaço de trabalho que legitime a intervenção, no campo profissional, da área dos saberes das Ciências da Educação

- Competências ao nível das etapas de desenvolvimento de um projeto de intervenção, designadamente, do seu diagnóstico, elaboração e implementação

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

O acompanhamento do projeto orienta-se pelo desenvolvimento de uma estrutura quaternária, como proposta por Boutinet (1993), devendo permitir situar 4 níveis de abordagem:

1 - Procedimental, visando o sucesso de uma realização técnica pela mestria dos meios apropriados

2 – Organizacional, procurando conciliar os imperativos técnicos e as exigências de participação

3 – Identitária, destinada a confortar um imperativo existencial de natureza mais individual ou mais colectiva

4 – Pessoal, orientada num sentido existencial ou no sentido de uma realização técnica

Bibliografia Obrigatória

Arendt Hannah; Condition de l.homme moderne. ISBN: 2-266-04387-0
Boutinet Jean-Pierre; Psychologie des conduites à projet. ISBN: 2-13-045644-8
Boutinet Jean-Pierre; Antropologia do projecto. ISBN: 972-8329-35-0
Kalantzis, Mary; Cope, Bill; New Learning. elements of a Science of Education, Cambridge University Press, 2008
Kilpatrick, William; The Project Method: the use of purposeful act in the educative process., Teachers College Record, 1918
Schütz, Alfred; La construccion significativa del mundo social, Paidós, 2000
Vassileff Jean; La^pédagogie du projet en formation Jeunes et adultes. ISBN: 2-85008-091-8
Vassileff Jean; Histoires de vie et pédagogie du projet. ISBN: 2-85008-236-8
Vaz Henrique; Projecto ZERO. ISBN: 978-972-31-1343-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O trabalho de elaboração do projeto configura, em certa medida:

- Dimensões de trabalho de campo, as quais permitam situar o projeto num contexto determinado;

- Dimensões de pesquisa sob o ponto de vista da identificação de recursos a afetar ao projeto;

- Dimensões conceptuais, que permitam evidenciar a sua sustentabilidade.

 Estas dimensões pressupõem um trabalho autónomo, embora monitorizado por um orientador de projeto que garanta a concretização das mesmas, numa sequência cronológica, suscitando a sua discussão no espaço colectivo do grupo de estudantes que optam pela modalidade de projeto.

No final do percurso, o estudante deve configurar uma proposta redigida, a qual será defendida perante um júri coletivo. A avaliação é assim assegurada por exame final (consubstanciado na proposta redigida), devendo o orientador pronunciar-se ainda sobre o processo de desenvolvimento do projeto no contexto desse mesmo júri.

As metodologias de ensino privilegiam o trabalho autónomo supervisionado dos estudantes e a sua discussão e reflexão em contexto de sala de aula, em pequeno grupo e de acordo com a orientação das dimensões de elaboração do projeto, procurando incentivar as capacidades de pertinência conceptual, contextual, e de desenvolvimento de um projeto de intervenção.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 50,00
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 340,00
Total: 340,00

Obtenção de frequência

Presença continuada nas sessões de orientação, e, quando se aplicar, no(s) contexto(s) no(s) qual(ais) se pretende implementar o projeto.

Fórmula de cálculo da classificação final

Ao grau académico de mestre é atribuída uma classificação final expressa no intervalo de 10-20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações, numa escala de A a E (de acordo com os arts. 18 a 229 do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de Fevereiro, e com o algoritmo aprovado pela DGES e aplicado na UPorto). A classificação final do relatório de estágio é atribuída no acto público da defesa do mesmo. A classificação final é calculada pela média ponderada das classificações obtidas nas unidades curriculares que constituem o plano de estudos e no acto público de defesa do relatório de estágio, sendo os coeficientes de ponderação os seguintes: 50% para a parte curricular e 50% parao estágio, respectivo relatório e sua defesa. Será ainda atribuída ao grau de mestre uma menção qualitativa, com as seguintes quatro classes, previstas no Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de Fevereiro: a) De 10 a 13 — Suficiente;b) 14 e 15— Bom; c) 16 e 17 - Muito bom;d) De 18 a 20 - Excelente.

 

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

O tempo de ocupação é integralmente dedicado ao desenvolvimento das várias etapas de construção do projeto. O ato de defesa pública discute o próprio projeto, o qual deve incluir uma abordagem crítica relativamente à sua implementação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável
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