| Código: | DE126 | Sigla: | THGCV |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 15 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
OBJETIVOS
- mobilizar diferentes contributos teóricos oriundos da história, da sociologia, dos estudos de género e feministas para pensar o géneObjetivos:ro, corpo e violência de género;
- aprofundar e relacionar o conhecimento histórico sobre a violência de género, causas e consequências, perspetivando-as nos estudos de género e feministas;
- mobilizar os contributos teóricos sobre o corpo, nas perspetivas histórica, sociológica e dos estudos de género;
- aprofundar e relacionar a construção socio histórica sobre o corpo e o género com as bases culturais da violência de género;
- desenvolver competências na realização de pesquisa educacional no campo violência de género;
- incentivar à investigação sobre corpo, género e violência, na perspetiva educacional;
- desenvolver competências de intervenção socio educativa nos campos da igualdade de género e violência;
Resultados de aprendizagem
Espera-se que as/os estudantes:
- identifiquem conceitos (d)e diferentes perspetivas teóricas e históricas em torno do género, corpo e violência;
- articulem investigação sobre o corpo com os estudos de género e a pesquisa no campo da violência de género;
- mobilizem conceitos e perspetivas para analisar criticamente situações do quotidiano, quer ao nível local, quer nacional e internacional;
- mobilizem os conhecimentos para pensar a intervenção sócio-educativa na violência de género;
- mobilizem os conhecimentos teórico e históricos para analisar situações e desenvolver projetos de pesquisa no campo educacional cruzando com o campo da violência de género;Esta unidade curricular constitui-se como base teórica específica deste domínio, pelo que as metodologias de ensino vão privilegiar estratégias pedagógicas de mobilização de contributos, conceitos e perspetivas teórico-históricas. Todavia, a par da pedagogia de conteúdo, outras estratégias pedagógicas terão lugar, nomeadamente:
- apresentação de textos da bibliografia fundamental por grupos de estudantes;
- debate, reflexão e análise crítica de textos e situações do quotidiano.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
| Trabalho escrito | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 3,00 |
| Estudo autónomo | 50,00 |
| Frequência das aulas | 49,00 |
| Trabalho de campo | 15,00 |
| Trabalho de investigação | 30,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 187,00 |
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída sem exame final.
Condições de Frequência: Frequência e participação em, pelo menos, 75% das aulas da disciplina e mínimo 9,5 valores em todas as componenetes de avaliação.
Fórmula de avaliação:
- Participação nas aulas 10%,
- Apresentação oral em grupo de um texto, 30%,
- Ensaio individual 60%.