| Código: | E100 | Sigla: | ICE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCED | 86 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 57 | 162 |
Os objetivos nesta unidade curricular são os seguintes:
a) Apreender e refletir sobre o conceito de educação na sua complexidade, nos seus múltiplos sentidos e nas suas diversas componentes;
b) Apreender e refletir sobre a dimensão antropológica da educação;
c) Entender a Educação um contínuo: conhecer os tipos de educação formal, não formal e informal, sua singularidade e inter-relação;
d) Pensar criticamente sobre a educação como contributo para uma sociedade mais justa e solidária; refletir sobre a importância da relação dialógica no enfrentamento e superação dos preconceitos;
e) Relacionar os vínculos epistemológicos entre a ciência moderna e a emergência das Ciências da Educação;
f) Refletir sobre a centralidade da criança no pensamento em educação: do saber médico, psicológico e pedagógico à criança com direitos.ca) Apreender e refletir sobre o conceito de educação na sua complexidade, nos seus múltiplos sentidos e nas suas diversas componentes;
b) Apreender e refletir sobre a dimensão antropológica da educação;
c) Entender a Educação um contínuo: conhecer os tipos de educação formal, não formal e informal, sua singularidade e inter-relação;
d) Pensar criticamente sobre a educação como contributo para uma sociedade mais justa e solidária; refletir sobre a importância da relação dialógica no enfrentamento e superação dos preconceitos;
e) Relacionar os vínculos epistemológicos entre a ciência moderna e a emergência das Ciências da Educação;
f) Refletir sobre a centralidade da criança no pensamento em educação: do saber médico, psicológico e pedagógico à criança com direitos.
Espera-se que o programa de trabalho nesta unidade curricular contribua para que as/os estudantes se tornem capazes de acionar um código de leitura sobre a educação que articule:
a) contributos acerca da relação antropológica entre educação e espécie humana;
b) que mobilize os conceitos que permitem reconhecer a educação como um processo pluridimensional, complexo, contínuo e com potencialidades para o enfrentamento e superação dos preconceitos, contribuindo para uma sociedade mais justa;
c)que vincule a emergência das Ciências da Educação à ciência moderna;
d)que reconheça que as crianças e os jovens são portadores de direitos e que são continuadamente investidos de saberes disciplinares que integram as Ciências da Educação.
Não são necessários
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho escrito | 20,00 |
| Exame | 70,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 20,00 |
| Frequência das aulas | 42,00 |
| Trabalho escrito | 38,00 |
| Total: | 100,00 |
A modalidade de avaliação adotada é a avaliação distribuída com “exame final”, com entrega de trabalho final, garantida a frequência de 75% das aulas dadas. Seguindo os princípios desta modalidade, a avaliação contempla três instrumentos: 1. Participação ativa nas aulas; 2. Produção de um texto individual sobre o filme “The best of enemies”. 3. Escrita de um trabalho individual sobre a análise de um filme (dos filmes indicados na uc), cuja entrega terá lugar nas datas referentes às diversas épocas destinadas à avaliação, previstas no calendário académico.
Participação nas aulas – 2 valores ; 1º texto escrito - 4 valores; Trabalho escrito final - 14 valores. A classificação final atribuída será expressa numa escala de 0 a 20 valores.
Não estão previstos
Não está previsto
Os estudantes detentores de estatutos que os dispensam do cumprimento da regra da assiduidade terão que entrar em contacto com as docentes da uc no início do semestre para que a avaliação a praticar seja estabelecida.
A melhoria da classificação final ocorrerá nos termos previstos no Regulamento de Avaliação em vigor e incidirá sobre o trabalho final.