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Introdução às Ciências da Educação

Código: E100     Sigla: ICE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Educação

Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 04-10-2020 a 19-12-2020)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 86 Plano Oficial 1 - 6 57 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-12-27.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Avaliação especial, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Programa, Tipo de avaliação, Lingua de trabalho, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objetivos nesta unidade curricular são os seguintes:

a)     Apreender e refletir sobre o conceito de educação na sua complexidade, nos seus múltiplos sentidos e nas suas diversas componentes;

b)    Apreender e refletir sobre a dimensão antropológica da educação; 

c)     Entender a Educação um contínuo: conhecer os tipos de educação formal, não formal e informal, sua singularidade e inter-relação;

d)    Pensar criticamente sobre a educação como contributo para uma sociedade mais justa e solidária; refletir sobre a importância da relação dialógica no enfrentamento e superação dos preconceitos;

e)     Relacionar os vínculos epistemológicos entre a ciência moderna e a emergência das Ciências da Educação;

f)     Refletir sobre a centralidade da criança no pensamento em educação: do saber médico, psicológico e pedagógico à criança com direitos.ca)     Apreender e refletir sobre o conceito de educação na sua complexidade, nos seus múltiplos sentidos e nas suas diversas componentes;

b)    Apreender e refletir sobre a dimensão antropológica da educação; 

c)     Entender a Educação um contínuo: conhecer os tipos de educação formal, não formal e informal, sua singularidade e inter-relação;

d)    Pensar criticamente sobre a educação como contributo para uma sociedade mais justa e solidária; refletir sobre a importância da relação dialógica no enfrentamento e superação dos preconceitos;

e)     Relacionar os vínculos epistemológicos entre a ciência moderna e a emergência das Ciências da Educação;

f)     Refletir sobre a centralidade da criança no pensamento em educação: do saber médico, psicológico e pedagógico à criança com direitos.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que o programa de trabalho nesta unidade curricular contribua para que as/os estudantes se tornem capazes de acionar um código de leitura sobre a educação que articule:
a) contributos acerca da relação antropológica entre educação e espécie humana;
b) que mobilize os conceitos que permitem reconhecer a educação como um processo pluridimensional, complexo, contínuo e com potencialidades para o enfrentamento e superação dos preconceitos, contribuindo para uma  sociedade mais justa;
c)que vincule a emergência das Ciências da Educação à ciência moderna;
d)que reconheça que as crianças e os jovens são portadores de direitos e que são continuadamente investidos de saberes disciplinares que integram as Ciências da Educação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não são necessários

Programa



  1. As dimensões da educação. A Licenciatura em Ciências da Educação, suas componentes de formação em Ciências da Educação;



  2. O conceito de educação. A relação educativa e o processo educacional.



  3. A educação como campo do saber científico. Emergência e desenvolvimento das Ciências da Educação como objeto de conhecimento científico.



  4. Educação nos seus modos e formas e contextos: Educação Formal, Não Formal e a Educação Informal. O conceito de forma escolar.



  5. A criança no centro do pensamento educativo.





Bibliografia Obrigatória

Carvalho Adalberto Dias de; A educaçao como projecto antropológico. ISBN: ISBN 972-36-0293-8
Santos Delfim; Fundamentação existencial da pedagogia
Estrela Albano; O^tempo e o lugar das ciências da educação. ISBN: 972-0-91100-X
Correia josé Alberto; Para uma crítica das teorias em Educação, Porto Editora, 1998
Revista de Psicologia e Ciências da Educação, 1992
Carvalho Adalberto Dias de; Epistemologia das ciências da educação
Pombo Olga; Quatro textos excêntricos, Relógio d'Água, 2000

Observações Bibliográficas

Será indicada bibliografia específica em cada sumário.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Atividades letivas teórico-práticas de natureza presencial; atividades de contacto de natureza tutorial.

Por sugestão do CP acrescenta-se que “considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, a componente [T ou TP] desta UC [ou esta UC] decorrerá [total ou parcialmente] à distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos." O recurso a meios telemáticos em momentos síncronos com a atividade letiva presencial foi acionado para os/as estudantes que se encontravam em confinamento, ou outros, decretados por autoridades de saúde.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 20,00
Exame 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 38,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A modalidade de avaliação adotada é a avaliação distribuída com “exame final”,  com entrega de trabalho final, garantida a frequência de 75% das aulas dadas. Seguindo os princípios desta modalidade, a avaliação contempla três instrumentos: 1. Participação ativa nas aulas; 2. Produção de um texto individual sobre o filme “The best of enemies”. 3. Escrita de um trabalho individual sobre a análise de um filme (dos filmes indicados na uc), cuja entrega terá lugar nas datas referentes às diversas épocas destinadas à avaliação, previstas no calendário académico.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação nas aulas – 2 valores ; 1º texto escrito - 4 valores; Trabalho escrito final - 14 valores. A classificação final atribuída será expressa numa escala de 0 a 20 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos

Trabalho de estágio/projeto

Não está previsto

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes detentores de estatutos que os dispensam do cumprimento da regra da assiduidade terão que entrar em contacto com as docentes da uc no início do semestre para que a avaliação a praticar seja estabelecida.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final ocorrerá nos termos previstos no Regulamento de Avaliação em vigor e incidirá sobre o trabalho final.

Observações

A Bibliografia indicada tem por objectivo a iniciação ao pensamento em educação. Bibliografia mais especifica consta do final de cada apresentação usada em aula e colocada na pasta de documentos d uc. Inclui-se, ainda na referida pasta os textos de apoio colocados, a propósito de cada aula.
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