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Empowerment e Participação Social

Código: PRPSM16     Sigla: EPS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 21-09-2020 a 19-12-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://modle.up.pt
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 16 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Analisar criticamente as tendências atuais das políticas públicas na área da saúde e da doença, refletindo e analisando as respostas institucionais e os desafios à construção de uma cidadania inclusiva;

- Problematizar as conceções de saúde e de doença e as respostas educativas e sociais, tendo presente a diversidade cultural e social numa perspetiva histórica;

- Identificar os princípios e valores subjacentes ao conceito de empoderamento e as suas implicações para a intervenção em saúde, com especial atenção às questões da doença mental;

- Reconhecer o potencial da intervenção comunitária em saúde e conhecer projetos nesta área; 

- Ser capaz de desenhar projetos de intervenção comunitária em saúde, numa perspetiva de empoderamento.

Resultados de aprendizagem e competências

Visa-se promover conhecimentos e competências sobre os conceitos de cidadania e empoderamento e as suas implicações para o desenho de intervenções na área da saúde, em especial no campo da saúde comunitária.

Pretende-se, ainda, desenvolver capacidades de análise e reflexão crítica sobre as políticas públicas na área da saúde e da doença, bem como os dispositivos correntes de intervenção.

Finalmente, espera-se favorecer capacidades de desenho de projetos de intervenção comunitária em saúde, numa perspetiva de empoderamento.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa


  1. A construção social, histórica e política das definições de saúde e doença.

  2. Políticas públicas na área da saúde, com especial enfoque nas doenças crónicas e na doença mental.

  3. Da inclusão e da medicalização para pensar os desafios da experiência com doença mental.

  4. O conceito de empoderamento e as suas implicações para a intervenção em saúde.

  5. .A intervenção comunitária em saúde: da teoria à prática.

Bibliografia Obrigatória

Georges Canguilhem; The^normal and the pathological. ISBN: 978-0-942299-59-5
Carapinheiro, G. (2010). ; Equidade, Cidadania e Saúde: Apontamentos para uma Reflexão Sociológica. Alicerces, 3, 57-64.
Conrad, P. (2007). ; The Medicalization of Society. The John Hopkins University Press.
Conrad, P.; Bandini, J. (2015). ; Mental Illness as a Form of Deviance. Historical Notes and Contemporary Directions In Erich Goode (ed.) The Handbook of Deviance. John Wiley & Sons, Inc.
Goffman Erving; Stigma. ISBN: 978-0-14-012475-0
Isabel Menezes; Intervenção comunitária. ISBN: 978-972-8082-90-1
Menezes, I.; Loja, E.; Teixeira, P. (Eds.) (2014). ; In/capacidade e in/diferença: do indivíduo deficiente à sociedade incapacitante: justiça social, cidadania e autonomia das pessoas incapacitadas. Porto: CIIE.
Pais, S. C.; Menezes, I. & Nunes, J. A. (2016). ; Saúde e escola: reflexões em torno da medicalização da educação. Cadernos de Saúde Pública, 32(9), 1-10.
Silva, L. & Alves, F.; Compreender as racionalidades leigas sobre saúde e doença, Pihysis, 21 (4): 1207-1229, 2011
Silva, L.; Socio-Antropologia da Saúde - sociedade, cultura e saúde/doença, Lisboa: Universidade Aberta, 2004
Sontag, S. (2009). ; A doença como metáfora. A Sida e as suas metáforas. Lisboa: Quetzal.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de exposição e discussão de projetos de intervenção comunitária.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Participação presencial 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 na avaliação final.

A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é obtida através da fórmula:

- 40% para apresentação e discussão de projetos (artigos) de intervenção em saúde mental, que permitam refletir de forma crítica e fundamentada os conteúdos da UC.

- 60% exame final.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

A melhoria é efetuada segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.

Observações

A disciplina existe na plataforma Moodle.

Este Mestrado é lecionado com a colaboração da ESTS-IPP; esta bibliografia pode ser encontrada nessa Escola.

Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, a componente [T] desta UC  decorrerá parcialmente a distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos
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