Código: | P410 | Sigla: | MCC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 172 | Plano Oficial | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
No final desta unidade curricular o estudante deve:
1 - Conhecer a pluralidade de discursos e de propostas de técnicas de intervenção psicológica no âmbito das perspectivas comportamentalistas e cognitivistas.
2 - Saber analisar criticamente as diferentes conceptualizações de: (a) funcionamento e desenvolvimento psicológicos; (b) teoria da disfuncionalidade e (c) estratégias de mudança psicológica no âmbito do behaviorismo e cognitivismo clássico;
3 - Ter adquirido conceitos referentes aos procedimentos de intervenção psicológica nos modelos teóricos considerados;
4 - Ser capaz de reflectir sobre os diferentes modelos de intervenção apresentados, tendo em consideração o seu racional e as técnicas que dele derivam.
5- Compreender as implicações para a prática psicológica da decisão acerca do Modelo ou perspectiva epistemológica em que se insere
A exposição dos temas programáticos com recurso a imagens, exemplos e demonstrações e o estudo contido na pesquisa autónoma inerente ao trabalho prático que o/a estudante deve realizar permiti-lhe-á conhecer os grandes modelos de intervenção psicológica e teorias subjecentes que esta UC cobre, assim como a aquisição dos conceitos referentes aos procedimentos de intervenção psicológica. As discussões provenientes desta exposição assim como da visualização de vídeos e os role-playings e exercícios de resolução de problemas em cada turma permitirão aos/às estudantes não só a consolidação destes conhecimentos e conceitos, como também o desenvolvimento de competências interpessoais, de comunicação e de adaptabilidade, para em última análise saber refletir e analisar criticamente as diferentes teorias e sua aplicabilidade. Adicionalmente, o desenvolvimento de um trabalho prático em pequeno grupo aplicando um modelo específico a um contexto específico levará também à aquisição de competências de trabalho em equipa e de ética no trabalho decorrente da prática psicológica.
1. Introdução ao Behaviorismo: caraterização geral
2. O modelo do condicionamento clássico e técnicas comportamentais associadas
3. O modelo do condicionamento operante e técnicas comportamentais associadas
4. O modelo da aprendizagem social de Bandura.
5. O modelo do autocontrolo
6. O modelo de competências para lidar com situações problemáticas (coping skills)
7. Modelos de reestruturação cognitiva: Treino de auto-instrução de Meichenbaum; Terapia Racional-Emotiva (RET – Rational-Emotive Therapy); Terapia Cognitiva (TC) de Aaron T. Beck.
8. Terapias de Terceira Geração – teoria e aplicabilidade. Mindfulness, Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Comportamental Dialética.
As horas de contacto com os estudantes serão ocupadas em aulas teóricas e aulas teórico-práticas.
As aulas teóricas implicam a exposição de matérias em grande grupo e a criação de oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos das docentes e dos/das estudantes, utilizando-se também o recurso a vídeos ou imagens.
As aulas teórico-práticas implicam: a) exercícios de role play para demonstrar conceitos e técnicas abordadas nas aulas teóricas; b) elaboração de resumos e discussão de textos na aula; c) visualização e discussão de vídeos de avaliação e intervenção comportamental e cognitiva.
Uso da plataforma moodle para disponibilização de material e interação com os/as estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 35,00 |
Teste | 65,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 72,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 36,00 |
Total: | 162,00 |
Obrigatoriedade de frequência das aulas práticas.
O estudante cumpre a assiduidade nas aulas práticas se não exceder o número limite de faltas (correspondente a 25% das aulas previstas).
(A) Avaliação contínua através da realização de dois testes de avaliação. A classificação final corresponde à média artimética da classificação obtida em ambos os testes com peso na nota final de 65% (Nota mínima de 8 valores para cada teste).
(B) Trabalho prático escrito com ponderação de 35% (Nota mínima do trabalho = 8 valores).
(Todos os valores na escala de 0 a 20)
Para ter aproveitamento a classificação final tem de ser igual ou superior a 9,5.
A nota no trabalho prático e a aprovação das presenças terão validade somente no ano letivo em questão.
Está prevista uma prova, na época de recurso, para os alunos que: a) tenham faltado ou não tenham obtido aproveitamento nos testes; b) tendo tido aproveitamento, desejem melhorar a classificação na disciplina.
Esta prova tem um peso de 65% na classificação final.