| Código: | OP211 | Sigla: | ECD |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Ciências da educação |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=407244 |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 12 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
| MEFA | 0 | Plano oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
A UC Educação, Cooperação e Desenvolvimento, criada a partir do domínio de Educação, Comunidades e Mudança Social, ancora-se principalmente na constatação da emergência, em Portugal como em outros países, de movimentos e atores sociais que desenvolvem uma intervenção na perspectiva da Educação para o Desenvolvimento, que despoleta questionamentos e desafios ao campo das práticas e da reflexão educativas e que, por outro lado, salientam espaços e formas de intervenção profissional onde os mestres em Ciências da Educação poderão encontrar a sua pertinência social, quer do ponto de vista da consultoria, avaliação, intervenção e/ou investigação.
O enfoque principal desta Unidade Curricular é apresentar e problematizar os modos como se equaciona o papel da educação em processos de cooperação para o desenvolvimento.
Esta intencionalidade supõe discutir previamente o que se entende por cooperação para o desenvolvimento e o modo como este processo se tem vindo a transformar e se tem organizado politicamente. Como se depreenderá, esta discussão ancora-se na própria discussão da noção de desenvolvimento e dos papéis atribuído à educação neste, nomeadamente em contextos de cooperação internacional.
Esta disciplina propõe-se assim integrar no campo da reflexão educativa a discussão das dimensões política, social, cultural e económica dos processos de desenvolvimento, numa lógica em que se destacará essencialmente a dimensão educativa da intervenção política e social.
Com os contributos desta UC os/as estudantes deverão ser capazes de:
a) Identificar as diferentes relações entre educação, desenvolvimento e mudança social
b) Concetualizar, analisar e refletir criticamente a intervenção educativa enquanto estratégia de Cooperação para o Desenvolvimento
c) Concetualizar e refletir criticamente a Educação para o Desenvolvimento
d) Compreender os processos e os contextos da Cooperação para o Desenvolvimento e da educação para o Desenvolvimento e conhecer os diferentes atores e agentes que aí intervêm
e) Conceber, desenvolver e avaliar programas, projectos e ações de Educação para o Desenvolvimento
f) Exercer atividades de consultoria em projectos, programas e acções educativos no âmbito da Cooperação para o Desenvolvimento e de Educação para o Desenvolvimento
1. Desenvolvimento e mudança social
1.1 A evolução concetual do Desenvolvimento
1.2 Desenvolvimento e subdesenvolvimento: a teoria da modernização
1.3 Desenvolvimento e subdesenvolvimento: a teoria da dependência e do sistema-mundo
1.4 Do desenvolvimento aos desenvolvimentos
1.4.1 Novas perspetivas: pós-desenvolvimento e decrescimento
1.5 A cooperação para o desenvolvimento: a evolução do “mercado do desenvolvimento”
1.5.1 Classificação, financiamento e instrumentos da cooperação para o desenvolvimento
2. Educação e Desenvolvimento
2.1 (Re)Concetualizações
2.2 A(s) relação(ões) entre educação e desenvolvimento
2.3 A Educação para o Desenvolvimento: definições, história, modos de ação e temas
2.4 A Educação para o Desenvolvimento: redes, organizações e ações
2.5 A Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento
3. Os atores da cooperação e da educação para o desenvolvimento: características e modos de ação
3.1 Os atores da cooperação e da educação para o desenvolvimento: visões críticas
Atividades de contacto: exposição, trabalho em pequeno grupo e debate das perspetivas apresentadas.
Trabalho autónomo: pesquisa bibliográfica, análise e interpretação de textos.| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 113,00 |
| Frequência das aulas | 49,00 |
| Total: | 162,00 |
A avaliação é feita através de trabalho individual, que poderá incidir sobre a análise de um documento oficial, um projeto de ED, ou um material didático proposto, desde que articule e problematize os conteúdos da UC.