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Metodologias de Intervenção em Educação e Formação de Adultos

Código: EFA15     Sigla: MIEFA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação e Formação de Adultos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEFA 0 Plano oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo desta UC é capacitar a/os estudantes com conhecimentos aprofundados e competências para a conceção, desenho, implementação e avaliação de projetos de intervenção educativa com adultos.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta unidade curricular visa:

- o domínio de métodos intervenção em educação e formação de adultos;

- a compreensão da centralidade da relação, colaboração, participação, enquanto ingredientes estruturantes para pensar (e fazer) a intervenção-em-contexto;

 - a análise crítica do processo de construção de projetos de intervenção em educação e formação de adultos;

 - a conceção, desenho e avaliação de projetos de intervenção/investigação-em-contexto no campo da educação e formação de adultos

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Uma perspetiva contextualista e ecológica da intervenção com adultos em contextos educacionais. Análise de contextos educacionais e comunitários e construção de projectos de intervenção.

II. Tipologias de intervenção educativa: estratégias de intervenção direta e indirecta.
a) a relação educativa de ajuda e
b) a consultoria-formação. 

III. O apoio e o poder como recursos individuais e sociais.
a) 
Apoio social e capital social. 
b) Estratégias de intervenção educativa: educação de pares, mentoria e grupos de interajuda e apoio.
c) Poder e empoderamento: individual, organizacional e comunitário. 
d) Investigação participativa como estratégia de intervenção educativa, social e comunitária.

IV. Desafios éticos na intervenção educativa, social e comunitária.

V. Análise e discussão de projetos de intervenção em contextos educativos diversos.

Bibliografia Obrigatória

Isabel Menezes; Intervenção comunitária: Uma perspectiva psicológica. , LivrPsic, 2007
Dougherty A. Michael; Consultation. ISBN: 0-534-25128-5
Caramelo João Carlos Pereira; Educação e desenvolvimento comunitário num processo de transição autogestionário
Rogoff Barbara 340; Learning together. ISBN: 0-19-516031-2
Freire Paulo 1921-1997; Política e educação. ISBN: 85-249-0506-9
Fals-Borda Orlando; Action and knowledge. ISBN: 0-945277-57-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, debate, trabalho de grupo e orientação tutorial.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Prova oral 35,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 0,00
Estudo autónomo 0,00
Frequência das aulas 0,00
Trabalho de campo 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é função da

- qualidade da apresentação e discussão de projetos nas aulas e das fichas-síntese (3 valores)

- trabalho de campo e proposta de projeto de intervenção (10 valores) *  20-25 páginas

- oral para discussão individual do projeto (7 valores)

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.

Melhoria de classificação

Através da melhoria do trabalho final e/ou oral.

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