| Código: | EFA15 | Sigla: | MIEFA |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Educação |
| Ativa? | Não |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Educação e Formação de Adultos |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MEFA | 0 | Plano oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
O objetivo desta UC é capacitar a/os estudantes com conhecimentos aprofundados e competências para a conceção, desenho, implementação e avaliação de projetos de intervenção educativa com adultos.
Esta unidade curricular visa:
- o domínio de métodos intervenção em educação e formação de adultos;
- a compreensão da centralidade da relação, colaboração, participação, enquanto ingredientes estruturantes para pensar (e fazer) a intervenção-em-contexto;
- a análise crítica do processo de construção de projetos de intervenção em educação e formação de adultos;
- a conceção, desenho e avaliação de projetos de intervenção/investigação-em-contexto no campo da educação e formação de adultos
I. Uma perspetiva contextualista e ecológica da intervenção com adultos em contextos educacionais. Análise de contextos educacionais e comunitários e construção de projectos de intervenção.
II. Tipologias de intervenção educativa: estratégias de intervenção direta e indirecta.
a) a relação educativa de ajuda e
b) a consultoria-formação.
III. O apoio e o poder como recursos individuais e sociais.
a) Apoio social e capital social.
b) Estratégias de intervenção educativa: educação de pares, mentoria e grupos de interajuda e apoio.
c) Poder e empoderamento: individual, organizacional e comunitário.
d) Investigação participativa como estratégia de intervenção educativa, social e comunitária.
IV. Desafios éticos na intervenção educativa, social e comunitária.
V. Análise e discussão de projetos de intervenção em contextos educativos diversos.
Exposição, debate, trabalho de grupo e orientação tutorial.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 15,00 |
| Prova oral | 35,00 |
| Trabalho de campo | 25,00 |
| Trabalho escrito | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 0,00 |
| Estudo autónomo | 0,00 |
| Frequência das aulas | 0,00 |
| Trabalho de campo | 0,00 |
| Total: | 0,00 |
O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
A classificação final é função da
- qualidade da apresentação e discussão de projetos nas aulas e das fichas-síntese (3 valores)
- trabalho de campo e proposta de projeto de intervenção (10 valores) * 20-25 páginas
- oral para discussão individual do projeto (7 valores)
Não se aplica.
Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.
Através da melhoria do trabalho final e/ou oral.