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Metodologia de Avaliação de Projectos

Código: MED301     Sigla: MAP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação

Ocorrência: 2018/2019 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=407247
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 15 Plano Oficial 2 - 4 -

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A UC de Metodologia de Avaliação de Projetos (MAP) orienta-se pelos objetivos:

1. Aprofundar conhecimentos sobre modelos teórico-metodológicos de AP

a) debater especificidades de diversos modelos de avaliação;

b) conhecer e problematizar critérios de cientificidade da avaliação;

2. Desenvolver um pensamento crítico sobre MAP;

a) refletir sobre características, funções e efeitos de diversos tipos de avaliação, tendo como base os princípios que lhes estão subjacentes

b) caraterizar papéis atribuídos a avaliadores e avaliados em diversos modelos avaliativos;

 

Resultados de aprendizagem e competências

Prevê-se o desenvolvimento de COMPETÊNCIAS de:
1. Análise de Projetos de intervenção socioeducacional;
2. Produção de pareceres, fundamentados, sobre Projetos de Avaliação (indicação de pontos fortes e fracos e aspetos a melhorar ao nível metodológico)
3. Conceção e desenvolvimento de Projetos de Avaliação (problema/situação a avaliar; objetivos; dimensões a avaliar; instrumentos/procedimentos de recolha/tratamento da informação; análise dos dados e apresentação dos resultados).

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

Para a concretização dos obejtivos da UC são abordados os seguintes conteúdos:

1. De que falamos quando falamos em avaliação?- enquadramento da problemática

2. Modelos objetivista e subjetivistas da avaliação

3. Avaliação de projetos: princípios, conceitos e perspetivas

a) Avaliação interna, avaliação externa e autoavaliação: conceitos, procedimentos e instrumentos

b) A autoavaliação das escolas: conceitos, procedimentos e instrumentos

4. Avaliação como construção de sentido

a) A avaliação participativa: funções e características

b) Avaliação, controlo e gestão: conceitos e lógicas

c)Etapas de planeamento de um projecto e respectivos critérios de avaliação

5. A avaliação comunitária de projectos

          a) A avaliação de projectos em contextos de inserção social: reflexões a partir de uma prática

Bibliografia Obrigatória

BONNIOL, J-J. & Vial, M. ; Modelos de avaliação. , Portalegre: Artmed, 2001
CORTESÃO, L., LEITE, C. e PACHECO, J. A. ; Trabalhar por projectos em educação. Uma inovação interessante? , Porto: Porto Editora. ISBN: 2002
CAPUCHA, L. M. A. (2008); Planeamento e Avaliação de Projectos. Guia prático. , Ministério da Educação, 2008
MONTEIRO, Alcides ; A avaliação em projectos de intervenção social: […]”, in Sociologia, problemas e práticas, metodologias de avaliação nº 22. pp. 137-154., Lx: ISCTE., 2000
Carlinda Leite , Preciosa Fernandes; A auto-avaliação das escolas no sistema educativo português: do discurso legal aos sentidos dos processos em curso Publicação com texto(s) associado(s), ELO: revista do Centro de Formação Francisco de Holanda, nº 17, pp.59-70,, 2010
LEITE, Gomes & Fernandes.; «Acompanhamento avaliativo de Projetos», in Leite, Gomes e Fernandes […]. pp 51-54., Porto: Asa., 2001
Carlinda Leite , Preciosa Fernandes ; Inovação pedagógica: uma resposta às demandas da sala de aula universitária, Perspectiva: revista do Centro de Ciências da Educação, Vol.29 nº 2, pp.507-533, , 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia assenta numa pedagogia ativa, de reconhecimento dos estudantes como protagonistas na construção da sua formação. A abordagem de conceitos e de perspetivas teóricas sobre avaliação educacional é acompanhada de debate e ampliada com as reflexões produzidas a partir da apresentação de um projeto. Assim, em tempo de contacto, os estudantes, em grupo, apresentam à turma um projeto de avaliação socioeducacional, dando ênfase à dimensão metodológica. Em tempo de trabalho autónomo analisam um projeto e organizam a sua apresentação à turma; estruturam uma dinâmica de debate e pesquisam bibliografia para apoio ao trabalho individual. Os estudantes são acompanhados em sessões tutoriais.

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 48,00
Trabalho de campo 34,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adotado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamneto de avaliação. A obrigatoriedade de presenças é de 3/4 do número de aulas efetivamente realizadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída em exame final. A avaliação distribuída integra: 
 realização de um trabalho de grupo para análise e apresentação de um projeto  de avaliação; 70%
- trabalho individual, focado numa metavaliação sobre o processo de intervenção realizado no período de estágio (30%).


 


.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

São estabelecidos protocolos de avaliação para os estudantes trabalhadores  e/ou estudantes com necessidades educativas especiais (NEE)

 


.

Melhoria de classificação



A melhoria da classificação final realiza-se segundo os termos previstos na lei e através da reformulação da síntese crítica/trabalho final.


Observações

Não aplicável
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