Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > DE228

Educação para a Sustentabilidade e Desenvolvimento Humano

Código: DE228     Sigla: EPSDH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 25 Plano Oficial 1 - 6 49 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-09-17.

Campos alterados: Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  • Adquirir conhecimentos sobre questões chave da sustentabilidade e do desenvolvimento humano

  • Compreender os desafios globais para a sobrevivência da humanidade expressos pelos objetivos para o desenvolvimento sustentável definidos na Agenda 2030

  • Desenvolver competências adequadas ao trabalho no âmbito da sustentabilidade e do desenvolvimento humano com diversos grupos sociais

  • Desenvolver pensamento crítico e reflexivo

Resultados de aprendizagem e competências

A conclusão com sucesso deste módulo implica que as/os estudantes serão capazes de:

Mostrar uma compreensão ampla dos desafios ao desenvolvimento humano e sustentável

Revelar conhecimento acerca dos objetivos para o desenvolvimento sustentável e as estratégias para a sua consecução

Construir uma visão de responsabilidade e compromisso pessoal e coletivo para enfrentar os desafios existentes

Mostrar um saber teórico/prático acerca dos tópicos em foco

Elaborar pesquisas apropriadas à compreensão ampla das questões do desenvolvimento e da sustentabilidade, num quadro ético relevante e usando esse conhecimento

Valorizar e mostrar a apropriação crítica de uma série de

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Este módulo é estruturado em torno das áreas de importância crítica e nos objetivos para a sustentabilidade e o desenvolvimento humano definidos na Agenda 2030, centrando-se na integração de conhecimento teórico e prático acerca destas questões. O módulo envolve uma aproximação às realidades locais, nacionais e globais, incluindo o contacto com elementos-chave das comunidades.

Pessoas: perspetivas face à pobreza e à fome; à dignidade e igualdade e ao ambiente

Planeta: perspetivas face à proteção contra a degradação, consumo e produção sustentáveis, manejo sustentável dos recursos naturais, ação sobre as mudanças climáticas, com um foco no presente e no futuro

Prosperidade: perspetivas face à garantia de vida próspera e satisfatória para todas as pessoas e um progresso económico, social e tecnológico em harmonia com a natureza

Paz: perspetivas face ao fomento de sociedades pacíficas, justas e inclusivas

Parcerias: perspetivas face à mobilização de meios para o desenvolvimento sustentável -solidariedade global e participação

Bibliografia Obrigatória

Beck, Ulrich ; Sociedade de risco mundial: Em busca da segurança perdida, 70, 2015
Dowbor, Ladislau, Sachs, Ignacy, Lopes, Carlos (Orgs); Riscos e oportunidades em tempos de mudança, Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010 (disponível em www.criseoportunidade.wordpress.com)
Gadotti, Moacir ; “Cidadania Planetária”. In: Gutiérrez, Francisco. Ecopedagogia e cidadania planetária, São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire. , 1999 (http://gadotti.org.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/392/AMB_PUB_03_013.pdf?sequence=2&isAllowed=y )
Gadotti Moacir; Educar para a sustentabilidade. ISBN: 978-85-61910-03-7
Gadotti, Moacir; Ecopedagogia, Pedagogia da terra, Pedagogia da Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para a Cidadania Planetária. , 2009 (http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/3397/1/FPF_PTPF_01_0420.pdf)
Ministério dos Negócios Estrangeiros ; Relatório nacional sobre a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável PORTUGAL. , 2017 (https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/15771Portugal2017_PT_REV_FINAL_28_06_2017.pdf)
UNESCO; Education for Sustainable Development Goals. Learning Objectives , 2017 (http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002474/247444e.pdf )

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Consulta a documentos chave, incluindo legislação nacional e internacional

Pesquisa de projetos com um foco na sustentabilidade e no desenvolvimento humano

Aprendizagem baseada na resolução de problemas

Seminários

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 39,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de investigação 12,00
Total: 150,00

Obtenção de frequência

1 - Frequentar pelo menos 75% dos seminários previstos

2 - Apresentação oral de aproximadamente 15 minutos, incluindo demonstração pelos/as estudantes da integração da teoria e da prática e a reflexão sobre a sua aprendizagem

3 – Desenho e justificação de uma pesquisa em pequena escala ao nível local (2000 palavras); mostrando o envolvimento crítico do/a estudante com o contexto político nacional e global de ação para a sustentabilidade e o desenvolvimento humano

4 - Participação oral nos seminários

Fórmula de cálculo da classificação final

Serão criadas oportunidades para feedback dos pares, autoavaliação e feedback formativo ao longo do curso

Apresentação oral - 40%

Projeto e justificação de uma pesquisa em pequena escala - 40%

Participação oral nas aulas - 20%

Observações

Esta proposta assenta nas preocupações e achados de um conjunto de projetos internacionais em que a FPCEUP participou como parceira, ao longo dos anos, explorando questões cruciais nos nossos dias.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-26 às 19:18:26 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico