| Código: | DE228 | Sigla: | EPSDH |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 25 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
A conclusão com sucesso deste módulo implica que as/os estudantes serão capazes de:
Mostrar uma compreensão ampla dos desafios ao desenvolvimento humano e sustentável
Revelar conhecimento acerca dos objetivos para o desenvolvimento sustentável e as estratégias para a sua consecução
Construir uma visão de responsabilidade e compromisso pessoal e coletivo para enfrentar os desafios existentes
Mostrar um saber teórico/prático acerca dos tópicos em foco
Elaborar pesquisas apropriadas à compreensão ampla das questões do desenvolvimento e da sustentabilidade, num quadro ético relevante e usando esse conhecimento
Valorizar e mostrar a apropriação crítica de uma série deEste módulo é estruturado em torno das áreas de importância crítica e nos objetivos para a sustentabilidade e o desenvolvimento humano definidos na Agenda 2030, centrando-se na integração de conhecimento teórico e prático acerca destas questões. O módulo envolve uma aproximação às realidades locais, nacionais e globais, incluindo o contacto com elementos-chave das comunidades.
Pessoas: perspetivas face à pobreza e à fome; à dignidade e igualdade e ao ambiente
Planeta: perspetivas face à proteção contra a degradação, consumo e produção sustentáveis, manejo sustentável dos recursos naturais, ação sobre as mudanças climáticas, com um foco no presente e no futuro
Prosperidade: perspetivas face à garantia de vida próspera e satisfatória para todas as pessoas e um progresso económico, social e tecnológico em harmonia com a natureza
Paz: perspetivas face ao fomento de sociedades pacíficas, justas e inclusivas
Parcerias: perspetivas face à mobilização de meios para o desenvolvimento sustentável -solidariedade global e participaçãoConsulta a documentos chave, incluindo legislação nacional e internacional
Pesquisa de projetos com um foco na sustentabilidade e no desenvolvimento humano
Aprendizagem baseada na resolução de problemas
Seminários| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
| Participação presencial | 20,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 39,00 |
| Estudo autónomo | 50,00 |
| Frequência das aulas | 49,00 |
| Trabalho de investigação | 12,00 |
| Total: | 150,00 |
1 - Frequentar pelo menos 75% dos seminários previstos
2 - Apresentação oral de aproximadamente 15 minutos, incluindo demonstração pelos/as estudantes da integração da teoria e da prática e a reflexão sobre a sua aprendizagem
3 – Desenho e justificação de uma pesquisa em pequena escala ao nível local (2000 palavras); mostrando o envolvimento crítico do/a estudante com o contexto político nacional e global de ação para a sustentabilidade e o desenvolvimento humano
4 - Participação oral nos semináriosSerão criadas oportunidades para feedback dos pares, autoavaliação e feedback formativo ao longo do curso
Apresentação oral - 40%
Projeto e justificação de uma pesquisa em pequena escala - 40%
Participação oral nas aulas - 20%Esta proposta assenta nas preocupações e achados de um conjunto de projetos internacionais em que a FPCEUP participou como parceira, ao longo dos anos, explorando questões cruciais nos nossos dias.