Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > DE107

Problemáticas do Trabalho Docente nos Ensinos Básico e Secundário

Código: DE107     Sigla: PTDE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências da educação

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 11 Plano Oficial 1 - 6 49 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-10-08.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular visa permitir o acesso a conhecimentos científicos multirreferenciais que favoreçam a reflexão em torno de problemáticas actuais no campo do trabalho docente em geral e dos domínios da formação de professores e do governo da infância na instituição escolar, em particular. 


-Conhecer perspetivas concetuais, epistemológicas e metodológicas no campo da pesquisa em educação escolar pública, trabalho docente e formação de professores.


- Conhecer uma cartografia de teorias sobre o trabalho docente.


- Compreender os sistemas concetuais e práticos que configuram a formação de professores.


- Problematizar a política educacional de incidência no trabalho docente e na formação de professores.


- Problematizar os efeitos da educação pública na vida das crianças e dos jovens.


-Construir problemáticas no domínio do trabalho docente e da formação de professores, referenciadas por uma perspetiva ética das justiças em educação.

Resultados de aprendizagem e competências

Objetivos expressos em termos de aprendizagens:
-problematizar o campo do trabalho docente;
-conhecer perspetivas recentes emergentes de pesquisas em educação escolar e trabalho dos professores;
-compreender os sistemas concetuais e práticos que configuram a formação de professores;
-conhecer o campo epistemológico da infância
-problematizar o impacto da educação escolar na vida das crianças e dos jovens;
- problematizar o lugar social da infância na profissionalidade docente;
-construir problemáticas no domínio do trabalho docente.

Competências:
-conceber e desenvolver projetos de pesquisa no âmbito do trabalho docente;
-realizar consultorias em projetos educativos de agrupamento de escolas;
-realizar consultorias em projetos TEIP;
-realizar consultorias em centros e em projetos de formação de professores;
-coordenar grupos de estudo sobre o impacto da educação escolar na vida das crianças e dos jovens;
-mediar processos de tomada de decisão sobre o trabalho docente nos ensinos básico e secundário.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Teoria educacional
Psicossociologia
Sociologia do ator

Programa

I - Transformações da modernidade, educação pública e profissão docente

1 - Modernidade tardia e crise da educação escolar moderna

2 - Neoliberalismo e educação pública

3 - Narrativas sobre a educação escolar e a profissionalidade docente

 

II - Ética e justiças em educação pública

1 - Perspetivas sobre a ética no campo da educação escolar pública

2 - Do conceito de justiça à problemática da(s) justiça(s) em educação

3 – Educação pública e governo de subjetividades

 

III – Política educativa e formação de professores

1 - Política educativa, trabalho docente e relevância social da Escola

2 - Neoliberalismo e políticas em educação

3 - Análise crítica das políticas de formação inicial e contínua de professores

 

IV- Formação de professores e trabalho docente

1 - Formação de professores e epistemologias do trabalho docente

2 - Teoria(s) crítica(s) e formação de professores

3 - Formação de professores e justiça(s) em educação

 

Bibliografia Obrigatória

Correia José Alberto; Para uma teoria crítica em educação. ISBN: 972-0-34127-0
Pereira Fátima; Infância, educação escolar e profissionalidade docente. ISBN: 978-972-31-1313-6
Pereira Maria de Fátima Carneiro Ribeiro; Formação de professores, trabalho docente e justiça(s) em educação
Fátima Pereira; Educação pública, formação de professores e epistemologia(s) do trabalho docente, FPCEUP, Provas de Agregação, 2016
Dubet François; Les^places et les chances. ISBN: 978-2-02-101473-0
Derouet Jean-Louis; École et justice. ISBN: ISBN 2-86424-130-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Em termos metodológicos, visa-se a criação de condições de tipo cognitivo, axiológico e psicossocial para o acesso a conhecimentos e para a reflexão e análise crítica sobre a escola pública, o trabalho docente e a formação de professores.

Privilegiam-se metodologias participativas e de apropriação crítica dos conteúdos programáticos com uma componente de contacto (48 horas) e uma componente de trabalho autónomo (114 horas), que se complementam. Nas horas de contacto prevê-se a realização de trabalhos de análise crítica de projetos de pesquisa e de textos, em pequeno grupo, e a sua apresentação e debate na turma, a exposição dialogada e com discussão de conteúdos programáticos, pela docente, e a apresentação de trabalhos de grupo sobre problemáticas relacionadas com as temáticas do programa, fundamentada na análise de textos específicos fornecidos pela docente e pela análise de casos/desafios da Escola Pública a pesduisar pelos grupos.
O trabalho de grupo será constituído pela análise e organização da discussão de uma problemática/temática e o registo escrito sobre esse trabalho, e será desenvolvido com o apoio tutorial da docente.

O trabalho autónomo considera as dinâmicas necessárias ao desenvolvimento dos trabalhos de grupo (análise de textos e pesquisa de casos/desafios, elaboração da apresentação à turma em formato diverso - diapositivos, reportagem, vídeo, testemunhos, documentos empíricos, etc.; a preparação do debate na turma, e o registo escrito), e a elaboração de um ensaio sobre uma temática do programa, diferente da que foi objeto de trabalho em grupo.

Software

N/A

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Formação de professores

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Trabalho escrito 50,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 46,00
Trabalho de investigação 54,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Sem prejuízo do previsto no ponto 3A do regulamento de avaliação, obterão frequência à disciplina os alunos que tiverem um número de faltas igual ou inferiror a 25% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é de tipo distribuída com exame final, focando três componentes: a apresentação do trabalho de grupo (35%) e o registo (3 páginas) em grupo sobre a sua elaboração 15%, e um ensaio teórico (50%) individual a entregar na data que vier a ser definida para exame da uc. O registo sobre o trabalho de grupo será avaliado segundo os critérios: correção teórica, pertinência e atualidade do caso/desafio pesquisado;  e perspetiva crítica. A apresentação e discussão do trabalho de grupo será avaliada de acordo com os critérios: correção teórica; pertinência analítica; qualidade do debate promovido; e criatividade na apresentação. O ensaio terá uma dimensão de cerca de 8 páginas e será avaliado de acordo com os critérios: correção teórica; coerência concetual; análise crítica; clareza e correção na escrita; e correção na formatação.

Provas e trabalhos especiais

N/A

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação dos estudantes trabalhadores que não cumpram a condição de frequência e optem por usufruir do estatuto de estudante-trabalhador consubstanciar-se-á na realização de um ensaio teórico sobre uma das temáticas do programa (40%) e um exame final (60%) a realizar na última semana de aulas. Para o efeito, os estudantes deverão contactar a docente na primeira semana de aulas.
A realização das duas componentes de avaliação será apoiada pela docente em regime tutorial.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação poderá ser realizada através da elaboração de um novo ensaio teórico a entregar na data prevista no calendário de exames.

Observações

xx
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-27 às 02:23:18 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico