Problemáticas do Trabalho Docente nos Ensinos Básico e Secundário
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Ciências da educação |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
11 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
49 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular visa permitir o acesso a conhecimentos científicos multirreferenciais que favoreçam a reflexão em torno de problemáticas actuais no campo do trabalho docente em geral e dos domínios da formação de professores e do governo da infância na instituição escolar, em particular.
-Conhecer perspetivas concetuais, epistemológicas e metodológicas no campo da pesquisa em educação escolar pública, trabalho docente e formação de professores.
- Conhecer uma cartografia de teorias sobre o trabalho docente.
- Compreender os sistemas concetuais e práticos que configuram a formação de professores.
- Problematizar a política educacional de incidência no trabalho docente e na formação de professores.
- Problematizar os efeitos da educação pública na vida das crianças e dos jovens.
-Construir problemáticas no domínio do trabalho docente e da formação de professores, referenciadas por uma perspetiva ética das justiças em educação.
Resultados de aprendizagem e competências
Objetivos expressos em termos de aprendizagens:
-problematizar o campo do trabalho docente;
-conhecer perspetivas recentes emergentes de pesquisas em educação escolar e trabalho dos professores;
-compreender os sistemas concetuais e práticos que configuram a formação de professores;
-conhecer o campo epistemológico da infância
-problematizar o impacto da educação escolar na vida das crianças e dos jovens;
- problematizar o lugar social da infância na profissionalidade docente;
-construir problemáticas no domínio do trabalho docente.
Competências:
-conceber e desenvolver projetos de pesquisa no âmbito do trabalho docente;
-realizar consultorias em projetos educativos de agrupamento de escolas;
-realizar consultorias em projetos TEIP;
-realizar consultorias em centros e em projetos de formação de professores;
-coordenar grupos de estudo sobre o impacto da educação escolar na vida das crianças e dos jovens;
-mediar processos de tomada de decisão sobre o trabalho docente nos ensinos básico e secundário.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Teoria educacional
Psicossociologia
Sociologia do ator
Programa
I - Transformações da modernidade, educação pública e profissão docente
1 - Modernidade tardia e crise da educação escolar moderna
2 - Neoliberalismo e educação pública
3 - Narrativas sobre a educação escolar e a profissionalidade docente
II - Ética e justiças em educação pública
1 - Perspetivas sobre a ética no campo da educação escolar pública
2 - Do conceito de justiça à problemática da(s) justiça(s) em educação
3 – Educação pública e governo de subjetividades
III – Política educativa e formação de professores
1 - Política educativa, trabalho docente e relevância social da Escola
2 - Neoliberalismo e políticas em educação
3 - Análise crítica das políticas de formação inicial e contínua de professores
IV- Formação de professores e trabalho docente
1 - Formação de professores e epistemologias do trabalho docente
2 - Teoria(s) crítica(s) e formação de professores
3 - Formação de professores e justiça(s) em educação
Bibliografia Obrigatória
Correia José Alberto;
Para uma teoria crítica em educação. ISBN: 972-0-34127-0
Pereira Fátima;
Infância, educação escolar e profissionalidade docente. ISBN: 978-972-31-1313-6
Pereira Maria de Fátima Carneiro Ribeiro;
Formação de professores, trabalho docente e justiça(s) em educação
Fátima Pereira; Educação pública, formação de professores e epistemologia(s) do trabalho docente, FPCEUP, Provas de Agregação, 2016
Dubet François;
Les^places et les chances. ISBN: 978-2-02-101473-0
Derouet Jean-Louis;
École et justice. ISBN: ISBN 2-86424-130-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Em termos metodológicos, visa-se a criação de condições de tipo cognitivo, axiológico e psicossocial para o acesso a conhecimentos e para a reflexão e análise crítica sobre a escola pública, o trabalho docente e a formação de professores.
Privilegiam-se metodologias participativas e de apropriação crítica dos conteúdos programáticos com uma componente de contacto (48 horas) e uma componente de trabalho autónomo (114 horas), que se complementam. Nas horas de contacto prevê-se a realização de trabalhos de análise crítica de projetos de pesquisa e de textos, em pequeno grupo, e a sua apresentação e debate na turma, a exposição dialogada e com discussão de conteúdos programáticos, pela docente, e a apresentação de trabalhos de grupo sobre problemáticas relacionadas com as temáticas do programa, fundamentada na análise de textos específicos fornecidos pela docente e pela análise de casos/desafios da Escola Pública a pesduisar pelos grupos.
O trabalho de grupo será constituído pela análise e organização da discussão de uma problemática/temática e o registo escrito sobre esse trabalho, e será desenvolvido com o apoio tutorial da docente.
O trabalho autónomo considera as dinâmicas necessárias ao desenvolvimento dos trabalhos de grupo (análise de textos e pesquisa de casos/desafios, elaboração da apresentação à turma em formato diverso - diapositivos, reportagem, vídeo, testemunhos, documentos empíricos, etc.; a preparação do debate na turma, e o registo escrito), e a elaboração de um ensaio sobre uma temática do programa, diferente da que foi objeto de trabalho em grupo.
Software
N/A
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Formação de professores
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
| Trabalho escrito |
50,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
2,00 |
| Estudo autónomo |
30,00 |
| Frequência das aulas |
46,00 |
| Trabalho de investigação |
54,00 |
| Trabalho escrito |
30,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Sem prejuízo do previsto no ponto 3A do regulamento de avaliação, obterão frequência à disciplina os alunos que tiverem um número de faltas igual ou inferiror a 25% das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é de tipo distribuída com exame final, focando três componentes: a apresentação do trabalho de grupo (35%) e o registo (3 páginas) em grupo sobre a sua elaboração 15%, e um ensaio teórico (50%) individual a entregar na data que vier a ser definida para exame da uc. O registo sobre o trabalho de grupo será avaliado segundo os critérios: correção teórica, pertinência e atualidade do caso/desafio pesquisado; e perspetiva crítica. A apresentação e discussão do trabalho de grupo será avaliada de acordo com os critérios: correção teórica; pertinência analítica; qualidade do debate promovido; e criatividade na apresentação. O ensaio terá uma dimensão de cerca de 8 páginas e será avaliado de acordo com os critérios: correção teórica; coerência concetual; análise crítica; clareza e correção na escrita; e correção na formatação.
Provas e trabalhos especiais
N/A
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação dos estudantes trabalhadores que não cumpram a condição de frequência e optem por usufruir do estatuto de estudante-trabalhador consubstanciar-se-á na realização de um ensaio teórico sobre uma das temáticas do programa (40%) e um exame final (60%) a realizar na última semana de aulas. Para o efeito, os estudantes deverão contactar a docente na primeira semana de aulas.
A realização das duas componentes de avaliação será apoiada pela docente em regime tutorial.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação poderá ser realizada através da elaboração de um novo ensaio teórico a entregar na data prevista no calendário de exames.
Observações
xx