| Código: | E503 | Sigla: | ICDL |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Educação de Adultos |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCED | 41 | Plano Oficial | 3 | - | 6 | 57 | 162 |
- Aquisição de conhecimentos sobre opções teóricas e metodológicas envolvidas nos processos de intervenção comunitária;
- Utilização de referenciais teóricos na análise da dimensão educativa de processos de IC e de DL
- Compreensão das implicações socioeducativas da intervenção comunitária para o desenvolvimento local;
- Análise de processos de intervenção comunitária e de desenvolvimento comunitário local;
- Fundamentação de projetos de intervenção educativa numa lógica de animação comunitária e DL;
- Utilização adequada ferramentas específicas da metodologia sócio-educativa na prática de intervenção educativa comunitária.
I. Intervenção comunitária e desenvolvimento local:
1. Intervenção, comunidade e desenvolvimento: problematização dos conceitos e filiações teóricas
2. Abordagem sociohistórica das teorias e práticas do desenvolvimento comunitário local: da organização comunitária ao desenvolvimento humano
3. As relações entre educação e intervenção comunitária: da subordinação à interpelação mútua
II. Contributos para uma metododologia socioeducativa de intervenção comunitária no desenvolvimento comunitário
1. As opções sociopolíticas na intervenção e sua complexidade: participação, democracia, cidadania e empoderamento
2. As etapas metodológicas dos processos de intervenção comunitária e suas dimensões educativas
3. Os processos e itinerários do desenvolvimento comunitário: animação, educação/formação e investigação
4. Os agentes de intervenção comunitária como actores educativos: da intervenção à mediação comunitária
5. A avaliação em projectos de intervenção comunitária no desenvolvimento comunitário
Metodologias de ensino e aprendizagem nas horas de contacto
Exposição dialogada
Análise em grupo de projectos de intervenção comunitária e desenvolvimento local
Visionamento de registos audiovisuais e sua discussão em grande grupo
Leitura e análise dos materiais bibliográficos de apoio à UC
Avaliação das aprendizagens
Modos de aprendizagem nas horas de trabalho autónomo
Pesquisa bibliográfica e documental
Leitura e análise da bibliografia principal e complementar
Preparação e organização em grupo da dinamização de actividades lectivas
Análise de projectos de intervenção comunitária e desenvolvimento local
Participação em iniciativas de carácter científico no domínio da intervenção comunitária e do desenvolvimento local
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 60,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 102,00 |
| Frequência das aulas | 45,00 |
| Trabalho de investigação | 15,00 |
| Total: | 162,00 |
O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação dos discentes. O cumprimento do requisito assiduidade pressupõe a presença em 75% das aulas previstas no início do semestre.
A classificação final na UC será obtida através da aprovação em duas componentes de avaliação: i) trabalho de grupo; ii) comentário individual:
- O trabalho de grupo consiste na realização de um trabalho escrito que tome como ponto de partida um texto, a disponibilizar pelo docente nas primeiras aulas do semestre, relativo a um processo de intervenção comunitária e/ou desenvolvimento comunitário. Os grupos deverão ser constituídos por 4 ou, excepcionalmente, por 3 estudantes. Pretende-se que o trabalho realizado demonstre competências no domínio da compreensão, interpretação, análise e integração crítica das temáticas abordadas na uc por referência a relatos e reflexões disponíveis acerca de processos concretos de intervenção comunitária e/ou de desenvolvimento comunitário. O trabalho de grupo deverá ter uma extensão entre 8 e 10 páginas, compreendendo a apresentação sistemática da interpretação realizada sobre o texto trabalhado e uma reflexão sobre as implicações dos seus contributos para equacionar a intervenção comunitária e/ou o desenvolvimento local, mobilizando os quadros teóricos e conceitos apreendidos na uc. Ao longo do semestre irão sendo disponibilizados pelo docente elementos de suporte à estruturação e desenvolvimento do trabalho de grupo.
Os critérios de avaliação do trabalho de grupo são: i) o rigor formal; ii) a qualidade da argumentação e fundamentação teórica da análise; iii) a consistência lógica e científica da interpretação realizada. Embora a realização do trabalho possa ocorrer ao longo do semestre, a entrega do trabalho finalizado poderá ser feita até à data definida para o comentário individual.
- O comentário individual sem consulta terá a duração de 2.30 horas (mais 30m de tolerância) e será realizado na data definida pelos serviços competentes no período consagrado às frequências e exames no final do semestre lectivo. O comentário individual, até um máximo de 5 páginas, incide sobre um projeto de intervenção comunitária e/ou desenvolvimento local (um excerto/resumo disponibilizado no momento) e tem como finalidade aferir o conhecimento relativo às problemáticas teóricas e aos conceitos abordados ao longo do semestre nas aulas e resultante do trabalho autónomo dos estudantes de leitura e análise da bibliografia principal da uc (a disponibilizar pelo docente).
Os critérios a aplicar para a avaliação do comentário individual são: i) o grau de coerência e consistência interna; ii) a mobilização de uma abordagem crítica, pessoal e integrada; iii) a correcção e pertinência dos contributos teóricos mobilizados; iv) a correção formal.
Para o cálculo da classificação final, ao trabalho de grupo será atribuído o peso de 40% (os trabalhos de grupo são classificados numa escala de 0-20 valores e a classificação convertida até um máximo de 8 valores), e ao comentário individual o peso de 60% (os comentários individuais são classificados numa escala de 0-20 valores e a classificação convertida até um máximo de 12 valores).
Face a eventuais situações que configurem a prática de fraude, proceder-se-á de acordo com o artigo 14º do Regulamento de avaliação dos discentes da FPCEUP onde se pode ler que “a fraude cometida na realização de uma prova implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente (Conselho Pedagógico) para eventual processo disciplinar. No quadro da FPCEUP, entende-se como fraude a cópia, o plágio ou qualquer outra prática de onde resulte um benefício ilícito para a classificação do aluno.”
A obtenção de uma classificação inferior a 8 valores ou a não realização em/de um dos elementos de avaliação terá como mecanismo de recurso no âmbito da avaliação distribuída a:
- realização de novo trabalho de grupo (ou excepcionalmente de um trabalho individual por cada um dos elementos do grupo) e sua discussão com o docente;
- realização de um novo comentário individual na época de frequências e exames subsequente.
Os estudantes que estejam dispensados por lei do cumprimento do regime de assiduidade devem contactar o docente, nas primeiras 3 semanas do semestre, para combinar os mecanismos de apoio ao estudo e de tutoria que lhes garantam uma igualdade de circunstâncias em termos de aprendizagem e de avaliação, bem como para tomar conhecimento detalhado das modalidades e critérios de avaliação a que serão sujeitos.
A avaliação dos estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas envolve a realização de um ensaio crítico que tome como objecto uma obra de referência da bibliografia da UC e cuja seleção será objecto de negociação com o docente. O prazo para entrega deste ensaio não poderá exceder em mais do que uma semana o final do semestre. A obtenção de aprovação neste trabalho posssibilita que estes estudantes possam realizar o comentário individual em condições idênticas às dos restantes colegas.
Para efeitos de melhoria de classificação à uc na sua globalidade, os estudantes dispõem da oportunidade de realizar uma prova escrita sem consulta (exame) que incidirá sobre os conteúdos abordados na Unidade Curricular.