| Código: | OP223 | Sigla: | DEP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 11 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
- Conhecer perspetivas concetuais, epistemológicas e metodológicas no campo da pesquisa em educação escolar pública, trabalho docente e formação de professores.
- Conhecer uma cartografia de teorias sobre o trabalho docente.
- Compreender os sistemas concetuais e práticos que configuram a formação de professores.
- Problematizar a política educacional de incidência no trabalho docente e na formação de professores.
- Problematizar os efeitos da educação pública na vida das crianças e dos jovens.
-Construir problemáticas no domínio do trabalho docente e da formação de professores, referenciadas por uma perspetiva ética das justiças em educação.
- Analisar criticamente dispositivos, contextos e projetos socioeducativos de educação formal, emitindo pareceres, juízos e recomendações nesse domínio.
- Conceber, gerir e avaliar programas de orientação socio e psicopedagógica em contexto escolar.
- Conceber, gerir e avaliar processos de formação de professores.
- Conceber e desenvolver projetos de pesquisa no âmbito do trabalho docente e da formação de professores.
- Realizar consultorias e assessorias em projetos educativos de escolas e de agrupamentos de escolas.
- Realizar consultorias e assessorias em instituições e projetos de formação de professores.
- Construir problemáticas no domínio do trabalho docente e da formação de professores.
- Participar em grupos de estudo sobre o impacto da educação escolar na vida das crianças e dos jovens e na reprodução social.
Unidades temáticas
I - Transformações da modernidade, educação pública e profissão docente
1 - Modernidade tardia e crise da educação escolar moderna
2 - Neoliberalismo e educação pública
3 - Narrativas sobre a educação escolar e a profissionalidade docente
II - Ética e justiças em educação pública
1 - Perspetivas sobre a ética no campo da educação escolar pública
2 - Do conceito de justiça à problemática da(s) justiça(s) em educação
3 – Educação pública e governo de subjetividades
III – Política educativa e formação de professores
1 - Política educativa, trabalho docente e relevância social da Escola
2 - Neoliberalismo e políticas em educação
3 - Análise crítica das políticas de formação inicial e contínua de professores
IV- Formação de professores e trabalho docente
1 - Formação de professores e epistemologias do trabalho docente
2 - Teoria(s) crítica(s) e formação de professores
3 - Formação de professores e justiça(s) em educação
Em termos metodológicos, visa-se a criação de condições de tipo cognitivo, axiológico e psicossocial para o acesso a conhecimentos e para a reflexão e análise crítica sobre a escola pública, o trabalho docente e a formação de professores.
Privilegiam-se metodologias participativas e de apropriação crítica dos conteúdos programáticos com uma componente de contacto (48 horas) e uma componente de trabalho autónomo (114 horas), que se complementam. Nas horas de contacto prevê-se a realização de trabalhos de análise crítica de projetos de pesquisa e de textos, em pequeno grupo, e a sua apresentação e debate na turma, a exposição dialogada e com discussão de conteúdos programáticos, pela docente, e a apresentação de trabalhos de grupo sobre problemáticas relacionadas com as temáticas do programa, fundamentada na análise de textos específicos fornecidos pela docente e pela análise de casos/desafios da Escola Pública a pesduisar pelos grupos.
O trabalho de grupo será constituído pela análise e organização da discussão de uma problemática/temática e o registo escrito sobre esse trabalho, e será desenvolvido com o apoio tutorial da docente.
O trabalho autónomo considera as dinâmicas necessárias ao desenvolvimento dos trabalhos de grupo (análise de textos e pesquisa de casos/desafios, elaboração da apresentação à turma em formato diverso - diapositivos, reportagem, vídeo, testemunhos, documentos empíricos, etc.; a preparação do debate na turma, e o registo escrito), e a elaboração de um ensaio sobre uma temática do programa, diferente da que foi objeto de trabalho em grupo.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 2,00 |
| Estudo autónomo | 30,00 |
| Frequência das aulas | 46,00 |
| Trabalho de investigação | 54,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 162,00 |
A avaliação é de tipo distribuída com exame final, focando três componentes: a apresentação do trabalho de grupo (30%) e o registo (3 páginas) em grupo sobre a sua elaboração 20%, e um ensaio teórico (50%) individual a entregar na data que vier a ser definida para exame da uc. O registo sobre o trabalho de grupo será avaliado segundo os critérios: correção teórica, pertinência e atualidade do caso/desafio pesquisado; e perspetiva crítica. A apresentação e discussão do trabalho de grupo será avaliada de acordo com os critérios: correção teórica; pertinência analítica; qualidade do debate promovido; e criatividade na apresentação. O ensaio terá uma dimensão de cerca de 8 páginas e será avaliado de acordo com os critérios: correção teórica; coerência concetual; análise crítica; clareza e correção na escrita; e correção na formatação.