| Código: | DE305 | Sigla: | QAES |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 7 | Plano Oficial | 1 | - | 12 | 98 | 324 |
Um - Identificar a matriz moderna dos discursos em educação. Relacionar os mandatos endereçados à educação com os actuais desenvolvimentos das políticas e do campo social da educação. Relacionar os mandatos educativos aos níveis global, nacional e local (e suas interacções).
Conhecer teorizações sobre o modo como o Estado, a economia e a sociedade se estão a desenvolver e a reconfigurar os mandatos educativos
Caracterizar as formas emergentes de cidadania com base na afirmação identitária e da reflexividade social
Analisar os ‘lugares’ (o corpo, trabalho, cidadania, identidade e território) na sua interacção com a educação. Identificar em textos de políticas educativas e de educação os impactes dos ‘lugares’ analisados.
Analisar as políticas educativas em Portugal no contexto da rede global da sociedade e da economia do conhecimento. Extrair consequências para o contexto português da reconfiguração do mandato endereçado ao sistema educativo pela “Europa do conhecimento”.
Dois- Aprofundar o conhecimento e diferenciação das políticas de educação e formação de adultos na história recente do país.
Contextualizar o fenómeno da surdez e das suas abordagens no contexto alargado das políticas de educação e formação de adultos.
Três - Situar a surdez e a sua problemática, contribuindo para uma análise que privilegie o carácter singular e relativo, biopsicossocial, linguístico, histórico e cultural da comunidade surda.
Reflectir aprofundadamente sobre os fundamentos e as implicações da adopção de modelos bilingues na educação dos surdos.
Assumir uma postura crítica e interveniente, construída a partir de um progressivo enriquecimento teórico e científico que interpele as práticas educativas com surdos.
Adquirir competências científicas e instrumentos teórico-metodológicos, didácticos e pedagógicos que habilitem para a investigação e compreensão das funções e do funcionamento da instituição escolar, e para a reflexão sobre os modos de trabalho pedagógico com criançase jovens surdos.
Assumir uma postura de formação ao longo da vida, através de um questionamento permanente, em articulação e partlha com outros intervenientes e actores.
Tomar contacto com experiências inovadoras no âmbito da educação de crianças e jovens surdos, nomeadamente instituições e escolas de referência, bem como, com planos curriculares que contemplem modelos bilingues e o ensino/aprendizagem precoce da Língua gestual portuguesa e do Português como língua estrangeira (L2).
Qualificar, científica e pedagogicamente, para o exercício de funções de mediação, de acompanhamento e de inclusão sócio-educativa de crianças e jovens surdos.
Capacitar os estudantes para o trabalho de investigação e de pesquisa bibliográfica, por forma a satisfazer de forma rigorosa e aprofundada as necessidades decorrentes das pesquisas a encetar ou em curso.
Contribuir para clarificar os limites da investigação a desenvolver na dissertação, isponibilizando dispositivos de investigação que possam permitir a apreensão e recolha de informação teórica aprofundada.
Não aplicável.
A modernidade, a educação e a escola: o triplo mandato educativo; a preparação para o trabalho; a formação de cidadãos; o desenvolvimento individual e social.
Educação, sociedade em rede e conhecimento: a reconfiguração do triplo mandato educativo;
Os cinco lugares em que a educação e as diferenças se confrontam: o corpo;o trabalho; a cidadania; a identidade; o território.
Os modelos de conceptualização/legitimação da diferença e a educação.
O modelo relacional versus educação inter/multicultural: a crítica da crítica
“Europa como um Bazar”: a construção de uma política de diferença (e as suas implicações para o campo da educação).
A Iª República e o Estado Novo
O período revolucionário (ênfase na educação de adultos).
Estabilidade democrática (ênfase na formação de adultos).
Os restantes pontos do programa serão definidos ao longo do percurso, tendo em conta o desenvolvimento de processos de Enquadramento Multidisciplinar e de Acompanhamento Temático, concretizados, quer em sessões dedicadas a temas de carácter mais específico e de acordo com as necessidades emergentes, quer através de um acompanhamento personalizado, individualmente, e debate em pequeno ou grande grupo. Serão contemplados o aprofundamento, a reflexão e a orientação de determinadas questões e o aconselhamento de leituras.
Serão privilegiados os métodos mistos de trabalho, com recurso a aulas expositivas, exemplos de situações, análise de textos e de casos, trabalho indivudual e trabalho de grupo e debate alargado, promovendo a participação interativa, assente na apresentação de temas e etapas do trabalho pelos estudantes.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 30,00 |
| Trabalho de campo | 20,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 82,00 |
| Frequência das aulas | 40,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 162,00 |
As aulas são de frequência obrigatória. Obrigatória a presença em 75% das aulas lecionadas e o respeito pelas normas previstas quanto à assiduidade discente.
Serão contemplados os seguintes parâmetros: a participação presencial a qual supõe a apresentação individual de temas e de etapas da construção do pré-projeto, bem como os contributos para os debates alargados (30%); o trabalho de campo que consiste em atividades exploratórias de contacto e conhecimento da realidade (20%) e a elaboração de uma reflexão indiciadora do projecto de dissertação (pré-projecto) a desenvolver pelos estudantes, mobilizando para o efeito os conceitos trabalhados na UC (50%).
Não aplicável.
O trabalho escrito é constituído pela elaboração do pré-projeto de dissertação.
Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar um trabalho prático e uma prova destinados a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular. O trabalho prático tem a ponderação de 25%, e o exame de 75%, na nota final. A admissão ao exame requer a realização e a aprovação da componente prática, ou seja, uma classificação mínima de 10 valores no trabalho prático. Estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar a docente da unidade curricular durante as primeiras 4 semanas do semestre para que seja definida a forma de realização dessa prova e a sua calendarização.
Para efeitos da melhoria da classificação, os estudantes dispõem da oportunidade de realizar a reformulação do seu pré-projeto, com a ponderação de 100% na nota final. Não é possível repetir os trabalhos práticos.