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Fundamentos e Teorias da Educação

Código: OP121     Sigla: CEFTE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=407232
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 15 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1) Compreender a educação enquanto processo individual e social

2) Contextualizar o processo educativo enquanto objeto social e científico

3) Caracterizar e debater problemáticas atuais em Educação

Resultados de aprendizagem e competências

A UC Teorias e Fundamentos da Educação surge como optativa no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação com o objetivo de criar um espaço de reflexão e debate em torno da identidade e perspetivas das Ciências da Educação.

É dirigida especialmente a estudantes que não detêm uma formação de base em Ciências da Educação.

Pretende-se, com esta UC, contribuir para a criação de uma linguagem comum e apropriação de conceitos de base na área científica das Ciências da Educação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa



  1. Análise do ato educativo




  2. Identidade das Ciências da Educação




  3. Afirmação social das Ciências da Educação: temas e debates educativos atuais



Bibliografia Obrigatória

a definir; a definir

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Favorecendo as atividades de aprendizagem sobre as atividades de ensino, esta UC desenvolve-se segundo a metodologia de círculo de estudos.

Privilegia-se como método o trabalho de grupo, a apresentação e o debate na sala de aula.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 39,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de investigação 12,00
Trabalho escrito 12,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para a obtenção da frequência, as e os estudantes deverão:

1 - Frequentar pelo menos 2/3 das aulas previstas

2 - Realizar / participar na realização dos trabalhos previstos

Fórmula de cálculo da classificação final

1 - Realização de um trabalho de grupo escrito, com ponderação de 30% na classificação final

2 – Apresentação oral do trabalho de grupo, na sala de aula, com ponderação de 10% na classificação final

3 - Realização de um trabalho individual escrito, entregue no final do semestre, com uma ponderação de 40% na classificação final

4 – Participação ativa nas aulas, ao longo do semestre, com ponderação de 20% na classificação final

Os temas dos trabalhos (tanto de grupo como individual) são negociados entre a docente e os estudantes, de entre os conteúdos da UC.
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