| Código: | MED200 | Sigla: | MIE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MED200&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2009/2010 |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 54 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
Nesta UC, há uma preocupação central en informar as escolhas básicas subjacentes ao processo de investigação, procurando equipar estudantes com quadros de referência teórico-metodológicos, fundadores da investigação em Educação, que viabilizem uma condição critica para as escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação. Assim, são objectivos de aprendizagem:
- aprofundar e alargar a reflexão sobre os quadros de referência fundadores da investigação em educação;
- fornecer conhecimentos estruturantes do procedimento de investigação
- permitir o contacto teórico e prático com métodos e técnicas específicas de investigação.
- informar as escolhas subjacentes ao processo de investigação
- estimular actividade critica para escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação.
Resultados de Aprendizagem
I - Dinâmicas de Investigação em Educação
I - Dinâmicas de Investigação em Educação
II – Racionalidade e Desenho de Investigação em Educação
III. Questões de métodos e técnicas de recolha e análise de dados
De atividades de contacto
Exposição. Debates. Recolha e análise de dados. Tutorias. Escrita de Diário de Investigação. Trabalho colaborativo através da estratégia de pares pedagógicos.
De trabalho autónomo
Pesquisa bibliográfica. Trabalho de campo. Escrita de Diário de Investigação. Escrita da fundamentação metodológica.
Avaliação:
Avaliação distribuída sem exame final
A avaliação recai sobre a escrita da fundamentação metodológica de um problema de investigação ou de intervenção (que inclui a escrita de um Diário de investigação, como suporte de reflexão, mas igualmente como prática de escrita densa).
Um Diário de uma Investigação constitui um instrumento de trabalho de quem faz uma pesquisa e inclui reflexões que podem ser de carácter metodológico, discussões em torno de temas de pesquisa, reflexões concetuais, teóricas e éticas, apreciações sobre livros e textos que se vão analisando e outros que se vão encontrando e tornados pertinentes de acordo com o problema individual de pesquisa a desenvolver. A escrita do Diário de Investigação é contemporânea das aulas. O processo de escrita, que decorre de uma apropriação refletida do que se vai trabalhando, é adensado pelos contributos da dinâmica dos Pares Pedagógicos, uma estratégia de trabalho colaborativo com vista à partilha de saberes.
O diálogo entre o conteúdo do Diário de Investigação, textos, discussões e contributos teóricos de autores e autoras relevantes tomará a forma de um trabalho final. Esta componente, que também é individual, constitui uma reflexão sobre o que é investigar e sobre como se tomam opções metodologicas em torno de um problema. Pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de mobilizar conhecimentos teóricos e práticos em torno de procedimentos metodológicos a adoptar em torno de um problema a escolher. Não se pretende um projeto de pesquisa ou de intervenção, mas uma reflexão metodológica sobre como se pode conhecer e desenvolver, de modo mais coerente e paradigmaticamente integrado, um problema de pesquisa ou intervenção. Nada impede que sejam os problemas do futuro projeto. Reforça-se que conteúdos trabalhados no programa da UC deverão ser abordados: conceito de ciência; diferentes propostas para se pensar o campo científico, desde Durkheim a Sandra Harding; percurso metodológico e justificação pelas opções relativas a métodos e técnicas, etc. Este é um trabalho de reflexão sobre o que preside a um processo de pesquisa, que implica um raciocínio em torno do que é a produção de conhecimento e de como isso influencia um desenho de uma pesquisa, para além de reflectir sobre métodos e técnicas.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 58,00 |
| Estudo autónomo | 45,00 |
| Frequência das aulas | 49,00 |
| Trabalho de campo | 10,00 |
| Trabalho de investigação | 0,00 |
| Total: | 162,00 |
O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.
A avaliação recai sobre um ensaio metodológico individual e escrito. Este ensaio compreende o Diário de Investigação desenvolvido ao longo do semestre e uma reflexão metodológica em torno de um problema. Nessa reflexão deverá mobilizar-se não só os contributos das aulas na sua vertente teórica, de debates e textos, como o próprio Diário de Investigação. Se possível as e os estudantes poderão experimentar parcialmente um método ou técnica, individualmente ou em grupo.
Não se aplica.
Não se aplica
Os/as estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não frequentem as aulas, deverão desde o início das aulas contactar as docentes. Terão de entregar uma ficha de leitura (a escolher com a docente e em datas acordadas), para além do trabalho acima referido.
A melhoria da classificação pode ser feita através de uma discussão oral do trabalho.