Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > MED200

Metodologias de Investigação em Educação

Código: MED200     Sigla: MIE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MED200&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2009/2010
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 54 Plano Oficial 1 - 6 49 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-10-17.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Programa, Bibliografia Complementar, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta UC, há uma preocupação central en informar as escolhas básicas subjacentes ao processo de investigação, procurando equipar estudantes com quadros de referência teórico-metodológicos, fundadores da investigação em Educação, que viabilizem uma condição critica para as escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação. Assim, são objectivos de aprendizagem:


- aprofundar e alargar a reflexão sobre os quadros de referência fundadores da investigação em educação;
- fornecer conhecimentos estruturantes do procedimento de investigação
- permitir o contacto teórico e prático com métodos e técnicas específicas de investigação.
- informar as escolhas subjacentes ao processo de investigação
- estimular actividade critica para escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação.

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de Aprendizagem

  • distinção de paradigmas de investigação e racionalidade científica;
  • conhecimento diferenciado da diversidade de métodos e técnicas;
  • compreensão do desenho de investigação;
  • produção de documento escrito – fundamentação metodológica

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

I - Dinâmicas de Investigação em Educação

I - Dinâmicas de Investigação em Educação

  • Questões epistemológicas e metodológicas
  • Émile Durkheim e as Regras do Método Sociológico;
  • Pierre Bourdieu e a pesquisa como relação social e violência simbólica;
  • Michel Foucault e a arqueologia do saber;
  • Boaventura de Sousa Santos, a dupla ruptura epistemológica e transição paradigmática;
  • Sandra Harding e a perspetiva 'standpoint'.

II –  Racionalidade e Desenho de Investigação em Educação

  • O debate quantitativo-qualitativo;
  • Fundamentos do paradigma interpretativo;
  • Da construção do objecto e do rigor;
  • As fases do procedimento de investigação.

III. Questões de métodos e técnicas de recolha e análise de dados

  • Métodos Quantitativos;
  • Entrevista;
  • Discussão em Grupo Focalizada;
  • Etnografia/Etnografia Digital;
  • Métodos Biográficos;
  • Análise de Conteúdo.






Bibliografia Obrigatória

Wallerstein, Emmanuel (1996). Para abrir as ciências sociais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Seale Clive 340; Researching society and culture. ISBN: 0-7619-5277-2
Saukko Paula; Doing research in cultural studies. ISBN: 0-7619-6505-X
Silva Augusto Santos 570; Metodologia das ciências sociais
Silverman David; Interpreting qualitative data. ISBN: 0-7619-6865-2
Santos Boaventura de Sousa; Um discurso sobre as ciências
Alvesson Mats; Reflexive methodology. ISBN: ISBN 0-8039-7707-7
Ramazanoglu Caroline; Feminist methodology. ISBN: ISBN 0-7619-5123-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

De atividades de contacto

Exposição. Debates. Recolha e análise de dados. Tutorias. Escrita de Diário de Investigação. Trabalho colaborativo através da estratégia de pares pedagógicos.

De trabalho autónomo

Pesquisa bibliográfica. Trabalho de campo. Escrita de Diário de Investigação. Escrita da fundamentação metodológica.

Avaliação:

Avaliação distribuída sem exame final

A avaliação recai sobre a escrita da fundamentação metodológica de um problema de investigação ou de intervenção (que inclui a escrita de um Diário de investigação, como suporte de reflexão, mas igualmente como prática de escrita densa).

Um Diário de uma Investigação constitui um instrumento de trabalho de quem faz uma pesquisa e inclui reflexões que podem ser de carácter metodológico, discussões em torno de temas de pesquisa, reflexões concetuais, teóricas e éticas, apreciações sobre livros e textos que se vão analisando e outros que se vão encontrando e tornados pertinentes de acordo com o problema individual de pesquisa a desenvolver. A escrita do Diário de Investigação é contemporânea das aulas. O processo de escrita, que decorre de uma apropriação refletida do que se vai trabalhando, é adensado pelos contributos da dinâmica dos Pares Pedagógicos, uma estratégia de trabalho colaborativo com vista à partilha de saberes.

 O diálogo entre o conteúdo do Diário de Investigação, textos, discussões e contributos teóricos de autores e autoras relevantes tomará a forma de um trabalho final. Esta componente, que também é individual, constitui uma reflexão sobre o que é investigar e sobre como se tomam opções metodologicas em torno de um problema. Pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de mobilizar conhecimentos teóricos e práticos em torno de procedimentos metodológicos a adoptar em torno de um problema a escolher. Não se pretende um projeto de pesquisa ou de intervenção, mas uma reflexão metodológica sobre como se pode conhecer e desenvolver, de modo mais coerente e paradigmaticamente integrado, um problema de pesquisa ou intervenção. Nada impede que sejam os problemas do futuro projeto. Reforça-se que conteúdos trabalhados no programa da UC deverão ser abordados: conceito de ciência; diferentes propostas para se pensar o campo científico, desde Durkheim a Sandra Harding; percurso metodológico e justificação pelas opções relativas a métodos e técnicas, etc. Este é um trabalho de reflexão sobre o que preside a um processo de pesquisa, que implica um raciocínio em torno do que é a produção de conhecimento e de como isso influencia um desenho de uma pesquisa, para além de reflectir sobre métodos e técnicas.




Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 58,00
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho de investigação 0,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final



A avaliação recai sobre um ensaio metodológico individual e escrito. Este ensaio compreende o Diário de Investigação desenvolvido ao longo do semestre e uma reflexão metodológica em torno de um problema. Nessa reflexão deverá mobilizar-se não só os contributos das aulas na sua vertente teórica, de debates e textos, como o próprio Diário de Investigação. Se possível as e os estudantes poderão experimentar parcialmente um método ou técnica, individualmente ou em grupo.


Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os/as estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não frequentem as aulas, deverão desde o início das aulas contactar as docentes. Terão de entregar uma ficha de leitura (a escolher com a docente e em datas acordadas), para além do trabalho acima referido.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação pode ser feita através de uma discussão oral do trabalho.

Observações

n.a
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-26 às 19:09:36 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico