SIMF: Contextos de Trabalho em Educação e Mediação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Pedagogia Social |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
69 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
57 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Com esta uc procura-se dar a conhecer campos e experiências profissionais dos graduados em Ciências da Educação segundo as diferentes áreas de pré-especialização profissional previstas no programa. Pretende-se, por este intermédio, efetuar uma primeira abordagem ao campo de trabalho, suscetível de clarificar para os estudantes aquilo que são contextos e situações de trabalho no âmbito das Ciências da Educação.
Resultados de aprendizagem e competências
São resultados da aprendizagem esperados e competências decorrentes destes:
a) A construção de uma perceção abrangente do campo profissional de intervenção em Ciências da Educação, sabendo identificar situações concretas;
b) A apropriação de fundamentos e práticas do trabalho em educação, mediante a mobilização de recursos de diversa natureza, fundamentalmente de suporte teórico;
c) A colaboração em instituições e espaços de participação de atividade cultural, social e solidária, identificando aí as suas dimensões educativas;
d) A colaboração em instituições e espaços de participação de atividade educativa formal, identificando a sua pertinência no contexto da sua formação;
e) A reflexão, individualmente e em grupo, a partir de discursos e de documentos sobre o espaço de intervenção em Ciências da Educação;
f) O desenvolvimento de um saber experiencial em torno da pertença social aos mais diversos formatos de organização da iniciativa dos cidadãos, conforme descritos nas alíneas c) e d).
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
NA
Programa
I – Introdução geral às áreas de pré-especialização profissional:
1 – Educação, Cidadania e Proteção Social
2 – Escola e Gestão Educacional
3 – Educação/Formação de Adultos e Desenvolvimento Local
4 – Educação e Contextos de Cultura e Lazer
II – Fundamentos dos saberes e das práticas em educação:
1 – Saberes basilares da educação e sua articulação com as áreas de pré-especialização profissional
2 – O trabalho em educação: mediação socioeducativa
III – Articulação dos pilares da educação com a participação educativa e cidadã:
1 – Modos de participação social (associativismo, voluntariado, trabalho social, cooperativismo e campo educativo escolar)
2 – Instituições de carácter formal, não formal e informal
Bibliografia Obrigatória
Delors, Jacques; Educação, um tesouro a descobrir, Lisboa, ASA, 1996
Morin, Edgar; Os sete saberes para a educação do futuro, Instittuto Piaget, 2002
Silva, Ana et al; Novos actores no trabalho em educação: os mediadores socioeducativos, Revista Portuguesa de Educação, 2010
Bibliografia Complementar
AAVV ; Ciências da educação: profissões e espaços sociais: actas do 1º congresso das licenciaturas em ciências da educação, CIIE, FPCEUP, 1998
AAVV; Vivências, percursos e produção científica em Ciências da Educação, Educação, Sociedade & Culturas, CIIE, 2007
Cosme, Ariana & Rui Trindade; Todas as aprendizagens são pessoais, mas ninguém aprende sozinho: gerir as salas de aula como comunidades de aprendizagem, Curitiba: Editora Melo, 2010
Vaz, Henrique; A Mediação em Contexto de Formação como Reinvenção de Novos Ofícios: O caso dos estágios e da licenciatura em Ciências da Educação da Universidade do Porto, Educação, Sociedade & Culturas, CIIE, 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC funciona em regime misto, intercalando gradualmente as três dimensões constitutivas da formação. Consideram-se, para efeito das contagens do tempo de trabalho presencial, 25h de Seminário (Cap. II dos conteúdos programáticos), 25h de Trabalho de Campo (Cap. I dos conteúdos programáticos) e 7h de Orientação Tutorial (Cap. III dos conteúdos programáticos). O cumprimento do previsto no Cap. III decorrerá, igualmente, em sessões de trabalho autónomo, para além da orientação tutorial.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
50,00 |
| Trabalho escrito |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Frequência das aulas |
25,00 |
| Trabalho de campo |
25,00 |
| Trabalho escrito |
7,00 |
| Total: |
57,00 |
Obtenção de frequência
Nos termos do regulamento de avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efitvamente realizadas. Excetuam-se aqueles estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas, os quais devrão negociar com o docente o regime de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Sob o ponto de vista da avaliação, adota-se o regime de avaliação distribuída sem exame final. Os capítulos I e II organizam um conjunto de relatórios parcelares (relatórios individuais das sessões no Cap. I e apresentações em grupo e em sala no Cap. II), com uma ponderação de 50% da avaliação final. O trabalho desenvolvido ao longo do Cap. III, mas igualmente dos restantes, dará lugar a uma reflexão crítica final do Seminário, individual, e cuja ponderação é de 50% na avaliação final da UC.
Provas e trabalhos especiais
NA
Trabalho de estágio/projeto
NA
Avaliação especial (TE, DA, ...)
NA
Melhoria de classificação
Nos termos da regulemtnação prevista em regulamento da UPorto.
Observações
NA