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SIMF: Contextos de Trabalho em Educação e Mediação

Código: E107     Sigla: SIMF1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Pedagogia Social

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 69 Plano Oficial 1 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Com esta uc procura-se dar a conhecer campos e experiências profissionais dos graduados em Ciências da Educação segundo as diferentes áreas de pré-especialização profissional previstas no programa. Pretende-se, por este intermédio, efetuar uma primeira abordagem ao campo de trabalho, suscetível de clarificar para os estudantes aquilo que são contextos e situações de trabalho no âmbito das Ciências da Educação.

Resultados de aprendizagem e competências

São resultados da aprendizagem esperados e competências decorrentes destes:
a) A construção de uma perceção abrangente do campo profissional de intervenção em Ciências da Educação, sabendo identificar situações concretas;
b) A apropriação de fundamentos e práticas do trabalho em educação, mediante a mobilização de recursos de diversa natureza, fundamentalmente de suporte teórico;
c) A colaboração em instituições e espaços de participação de atividade cultural, social e solidária, identificando aí as suas dimensões educativas;
d) A colaboração em instituições e espaços de participação de atividade educativa formal, identificando a sua pertinência no contexto da sua formação;
e) A reflexão, individualmente e em grupo, a partir de discursos e de documentos sobre o espaço de intervenção em Ciências da Educação;
f) O desenvolvimento de um saber experiencial em torno da pertença social aos mais diversos formatos de organização da iniciativa dos cidadãos, conforme descritos nas alíneas c) e d).

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa

I – Introdução geral às áreas de pré-especialização profissional:
1 – Educação, Cidadania e Proteção Social
2 – Escola e Gestão Educacional
3 – Educação/Formação de Adultos e Desenvolvimento Local
4 – Educação e Contextos de Cultura e Lazer

II – Fundamentos dos saberes e das práticas em educação:
1 – Saberes basilares da educação e sua articulação com as áreas de pré-especialização profissional
2 – O trabalho em educação: mediação socioeducativa

III – Articulação dos pilares da educação com a participação educativa e cidadã:
1 – Modos de participação social (associativismo, voluntariado, trabalho social, cooperativismo e campo educativo escolar)
2 – Instituições de carácter formal, não formal e informal

Bibliografia Obrigatória

Delors, Jacques; Educação, um tesouro a descobrir, Lisboa, ASA, 1996
Morin, Edgar; Os sete saberes para a educação do futuro, Instittuto Piaget, 2002
Silva, Ana et al; Novos actores no trabalho em educação: os mediadores socioeducativos, Revista Portuguesa de Educação, 2010

Bibliografia Complementar

AAVV ; Ciências da educação: profissões e espaços sociais: actas do 1º congresso das licenciaturas em ciências da educação, CIIE, FPCEUP, 1998
AAVV; Vivências, percursos e produção científica em Ciências da Educação, Educação, Sociedade & Culturas, CIIE, 2007
Cosme, Ariana & Rui Trindade; Todas as aprendizagens são pessoais, mas ninguém aprende sozinho: gerir as salas de aula como comunidades de aprendizagem, Curitiba: Editora Melo, 2010
Vaz, Henrique; A Mediação em Contexto de Formação como Reinvenção de Novos Ofícios: O caso dos estágios e da licenciatura em Ciências da Educação da Universidade do Porto, Educação, Sociedade & Culturas, CIIE, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC funciona em regime misto, intercalando gradualmente as três dimensões constitutivas da formação. Consideram-se, para efeito das contagens do tempo de trabalho presencial, 25h de Seminário (Cap. II dos conteúdos programáticos), 25h de Trabalho de Campo (Cap. I dos conteúdos programáticos) e 7h de Orientação Tutorial (Cap. III dos conteúdos programáticos). O cumprimento do previsto no Cap. III decorrerá, igualmente, em sessões de trabalho autónomo, para além da orientação tutorial.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 25,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 7,00
Total: 57,00

Obtenção de frequência

Nos termos do regulamento de avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efitvamente realizadas. Excetuam-se aqueles estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas, os quais devrão negociar com o docente o regime de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Sob o ponto de vista da avaliação, adota-se o regime de avaliação distribuída sem exame final. Os capítulos I e II organizam um conjunto de relatórios parcelares (relatórios individuais das sessões no Cap. I e apresentações em grupo e em sala no Cap. II), com uma ponderação de 50% da avaliação final. O trabalho desenvolvido ao longo do Cap. III, mas igualmente dos restantes, dará lugar a uma reflexão crítica final do Seminário, individual, e cuja ponderação é de 50% na avaliação final da UC.

Provas e trabalhos especiais

NA

Trabalho de estágio/projeto

NA

Avaliação especial (TE, DA, ...)

NA

Melhoria de classificação

Nos termos da regulemtnação prevista em regulamento da UPorto.

Observações

NA
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