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Metodologias de Investigação em Educação e Formação de Adultos

Código: EFA02     Sigla: MIEFA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação e Formação de Adultos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEFA 11 Plano oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Domínio de conhecimentos e aquisição de competências em metodologia de investigação em Educação e Formação de Adultos;

- Aquisição de conhecimento sobre questões estruturantes sobre o que fazer investigativo; isto é, pressupostos epistemológicos subjacentes à investigação em Educação e Formação de Adultos;

- Domínio de conhecimento sobre o processo de construção de projetos de investigação em Educação e Formação de Adultos.

- Conceção e desenho de projetos de investigação em Educação e Formação de Adultos,

- Exposição a várias metodologias de investigação em Educação e Formação de Adultos.

- Promoção de práticas de investigação em Educação e Formação de Adultos.

Resultados de aprendizagem e competências

A preocupação com a capacitação dos estudantes para dominarem várias formas de “como-fazer” investigação em Educação e Formação de Adultos é o fundamento de uma abordagem que articula o conhecimento de metodologias de investigação e dos seus referentes conceptuais com a experiência no terreno e o desenho de um projeto a partir dessa experiência, confrontando a literatura e a prática. Assumimos aqui que a aprendizagem de como-fazer investigação e intervenção é indissociável da atividade de experimentar, num contexto específico, os desafios que se colocam ao desenho e implementação de projetos: do conhecimento do contexto à identificação de recursos e “problemas” sentidos, da definição dos objetivos à seleção de estratégias, etc. A aprendizagem a partir do confronto com “problemas situados” não só é congruente com a perspetiva ecológica em que esta UC assenta, como tem um elevado potencial para a aprendizagem de conhecimentos e competências que assentam na capacitação para adequar a teoria (sobre a investigação e a intervenção) a uma prática contextualizada – como qualquer projeto na área de Educação e Formação de Adultos a exige.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Apresentação da UC, clarificação dos objetivos de aprendizagem e definição das atividades a desenvolver e do formato de avaliação.

- O que é investigar?  Questões epistemológicas subjacentes ao que-fazer investigativo em Educação e Formação de Adultos.

- Apresentação geral sobre as Metodologias de Investigação EFA.

- Metodologias Quantitativas: Questionários/Escalas; Metodologias Mistas.

- Metodologias Qualitativas: Etnografia e Observação participante.

- Metodologias Qualitativas: Entrevistas.

- Metodologias Qualitativas: Grupos de Discussão focalizada.

- Metodologias Qualitativas: Análise de Conteúdo.

- Pesquisa bibliográfica nas bases dados FPCEUP.

- Escrita Científica.

- Planeamento do trabalho de campo a realizar, com orientação tutorial, em instituições de Educação e Formação de Adultos.

- Discussão em grupo dos trabalhos de investigação desenvolvidos nas instituições de Educação e Formação de Adultos.

- Entrega e discussão pública do portefólio construído a partir do trabalho de campo e da integração reflexiva das experiências recolhidas.

Bibliografia Obrigatória

Bardin, L. ; Análise de Conteúdo. , Edições 70,, 2009
Bogdan, R,. & Biklen, S. ; Investigação qualitativa em educação, Porto Editora
Darlington; Y. & Scott; Qualitative research in practice: Stories from the field, Allen&Unwin, 2002
Flick, Uwe, Kardoff, Ernest von,% Steinke; A companion to qualitative research, SAGE, 2004
Morgan, D. (1998). ; The focus group guidebook, Sage Publications, Inc, 1998
Wacquant, L. . ; Ethnografeast: A progress report on the practice and promise of, Ethnography, 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Horas de contacto: Exposição, debate, trabalho de grupo, e orientação tutorial – cerca de 36 horas

- Trabalho autónomo: Trabalho de campo de investigação/intervenção, a desenvolver pessoalmente, sob a orientação de tutoria, nas instituições de Educação e Formação de Adultos – cerca de 30 horas.

- As metodologias de ensino assentam no balanço entre a apresentação e debate dos conceitos e o trabalho de campo em instituições de Educação e Formação de Adultos onde os estudantes, ao longo do semestre, iniciam um processo de caracterização do contexto, com identificação de recursos e necessidades, e de desenho de um projeto de investigação ou intervenção, em articulação com a literatura e a perspetiva dos atores significativos (profissionais, publico alvo) da instituição. O processo envolve um acompanhamento tutorial e a apresentação e discussão no grupo-turma. A discussão final deste projeto é individual.

As componentes de avaliação incluem: qualidade do trabalho de campo (20%), apresentação no grupo-turma e discussão oral individual (30%), relatório escrito (50%)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 30,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Elaboração de projeto 20,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 20,00
Total: 102,00

Obtenção de frequência

Oe estudantes para obterem a frequência da UC terão de participar em 75% das aulas presenciais.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final da UC incluem as seguintes componentes: qualidade do trabalho de campo (20%), apresentação no grupo-turma e discussão oral individual (30%), relatório escrito (50%)

Componente 1 = 20%
Componente 2 = 30%
Componente 3 = 50%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não está previsto.

Melhoria de classificação

Está prevista a melhoria da clasificação na epoca de recurso, apenas na componente 3 de avaliação: o trabalho escrito, que tem a poonderação de 50% na cxlassificação fin.
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