| Código: | EFA02 | Sigla: | MIEFA |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Educação e Formação de Adultos |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MEFA | 11 | Plano oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
Domínio de conhecimentos e aquisição de competências em metodologia de investigação em Educação e Formação de Adultos;
- Aquisição de conhecimento sobre questões estruturantes sobre o que fazer investigativo; isto é, pressupostos epistemológicos subjacentes à investigação em Educação e Formação de Adultos;
- Domínio de conhecimento sobre o processo de construção de projetos de investigação em Educação e Formação de Adultos.
- Conceção e desenho de projetos de investigação em Educação e Formação de Adultos,
- Exposição a várias metodologias de investigação em Educação e Formação de Adultos.
- Promoção de práticas de investigação em Educação e Formação de Adultos.- Apresentação da UC, clarificação dos objetivos de aprendizagem e definição das atividades a desenvolver e do formato de avaliação.
- O que é investigar? Questões epistemológicas subjacentes ao que-fazer investigativo em Educação e Formação de Adultos.
- Apresentação geral sobre as Metodologias de Investigação EFA.
- Metodologias Quantitativas: Questionários/Escalas; Metodologias Mistas.
- Metodologias Qualitativas: Etnografia e Observação participante.
- Metodologias Qualitativas: Entrevistas.
- Metodologias Qualitativas: Grupos de Discussão focalizada.
- Metodologias Qualitativas: Análise de Conteúdo.
- Pesquisa bibliográfica nas bases dados FPCEUP.
- Escrita Científica.
- Planeamento do trabalho de campo a realizar, com orientação tutorial, em instituições de Educação e Formação de Adultos.
- Discussão em grupo dos trabalhos de investigação desenvolvidos nas instituições de Educação e Formação de Adultos.
- Entrega e discussão pública do portefólio construído a partir do trabalho de campo e da integração reflexiva das experiências recolhidas.Horas de contacto: Exposição, debate, trabalho de grupo, e orientação tutorial – cerca de 36 horas
- Trabalho autónomo: Trabalho de campo de investigação/intervenção, a desenvolver pessoalmente, sob a orientação de tutoria, nas instituições de Educação e Formação de Adultos – cerca de 30 horas.
- As metodologias de ensino assentam no balanço entre a apresentação e debate dos conceitos e o trabalho de campo em instituições de Educação e Formação de Adultos onde os estudantes, ao longo do semestre, iniciam um processo de caracterização do contexto, com identificação de recursos e necessidades, e de desenho de um projeto de investigação ou intervenção, em articulação com a literatura e a perspetiva dos atores significativos (profissionais, publico alvo) da instituição. O processo envolve um acompanhamento tutorial e a apresentação e discussão no grupo-turma. A discussão final deste projeto é individual.
As componentes de avaliação incluem: qualidade do trabalho de campo (20%), apresentação no grupo-turma e discussão oral individual (30%), relatório escrito (50%)| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
| Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 30,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 2,00 |
| Elaboração de projeto | 20,00 |
| Estudo autónomo | 60,00 |
| Frequência das aulas | 20,00 |
| Total: | 102,00 |