| Código: | MED102 | Sigla: | MIE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 41 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
Esta disciplina visa: - capacitar os estudantes com conhecimentos e competências no no domínio das metodologias de intervenção em educação, - capacitar os estudantes com conhecimentos e competências de diversos métodos de intervenção,
- capacitar os estudantes para a análise crítica e criteriosa de projectos de intervenção que se diferenciam em função dos contextos, "problemas" e métodos de intervenção, - propiciar a reflexão sobre as especificidades da intervenção educativas em contextos de exclusão e junto de grupos em situação de discriminação.
I. Uma perspetiva contextualista e ecológica da intervenção em contextos educacionais. Análise de contextos educacionais e comunitários e construção de intervenções.
II. Tipologias de intervenção educativa: estratégias de intervenção direta e indirecta. a) a relação educativa de ajuda e b) a consultoria-formação.
III. O apoio e o poder como recursos individuais e sociais. a) Apoio social e capital social.
b) Estratégias de intervenção educativa: educação de pares, mentoria e grupos de interajuda e apoio.
c) Poder e empoderamento: individual, organizacional e comunitário.
d) Práticas de autonomia e governação das organizações educativas.
e) Deficiência, diferença e singularidades.
III. Desafios éticos na intervenção educativa, social e comunitária
Exposição, debate, trabalho de grupo e orientação tutorial.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 15,00 |
| Prova oral | 35,00 |
| Trabalho de campo | 25,00 |
| Trabalho escrito | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 0,00 |
| Estudo autónomo | 0,00 |
| Frequência das aulas | 0,00 |
| Trabalho de campo | 0,00 |
| Total: | 0,00 |
O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
A classificação final é função da
- qualidade da apresentação e discussão de projetos nas aulas e das fichas-síntese (3 valores)
- trabalho de campo e proposta de projeto de intervenção (10 valores) * 20-25 páginas
- oral para discussão individual do projeto (7 valores)
Não se aplica.
Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.
Através da melhoria do exame final.