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Metodologias de Intervenção em Educação

Código: MED102     Sigla: MIE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 41 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta disciplina visa: - capacitar os estudantes com conhecimentos e competências no no domínio das metodologias de intervenção em educação, - capacitar os estudantes com conhecimentos e competências de diversos métodos de intervenção,

Resultados de aprendizagem e competências

 - capacitar os estudantes para a análise crítica e criteriosa de projectos de intervenção que se diferenciam em função dos contextos, "problemas" e métodos de intervenção, - propiciar a reflexão sobre as especificidades da intervenção educativas em contextos de exclusão e junto de grupos em situação de discriminação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Uma perspetiva contextualista e ecológica da intervenção em contextos educacionais. Análise de contextos educacionais e comunitários e construção de intervenções.

II. Tipologias de intervenção educativa: estratégias de intervenção direta e indirecta. a) a relação educativa de ajuda e b) a consultoria-formação. 
III. O apoio e o poder como recursos individuais e sociais. a) Apoio social e capital social. 
b) Estratégias de intervenção educativa: educação de pares, mentoria e grupos de interajuda e apoio.
c) Poder e empoderamento: individual, organizacional e comunitário. 
d) Práticas de autonomia e governação das organizações educativas.
e) Deficiência, diferença e singularidades.

III. Desafios éticos na intervenção educativa, social e comunitária

Bibliografia Obrigatória

SANTOS GUERRA, Miguel ; ). Os desafios da participação. Desenvolver a democracia na escola. , Porto Editora, 2002
Isabel Menezes; Intervenção comunitária: Uma perspectiva psicológica. , LivrPsic, 2007
Fuster Enrique Gracia; El^apoyo social en la intervención comunitaria. ISBN: 84-493-0352-4
Dougherty A. Michael; Consultation. ISBN: 0-534-25128-5
Guerra, Isabel Carvalho ; Fundamentos e Processos de uma Sociologia da acção, Principia, 2000
Ferreira, Elisabete; (D)enunciar a Autonomia, Porto Editora, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, debate, trabalho de grupo e orientação tutorial.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Prova oral 35,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 0,00
Estudo autónomo 0,00
Frequência das aulas 0,00
Trabalho de campo 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é função da

- qualidade da apresentação e discussão de projetos nas aulas e das fichas-síntese (3 valores)

- trabalho de campo e proposta de projeto de intervenção (10 valores) *  20-25 páginas

- oral para discussão individual do projeto (7 valores)

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.

Melhoria de classificação

Através da melhoria do exame final.

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