Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > OP124

Oficina de Escrita e Comunicação Científica

Código: OP124     Sigla: OECC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologias de Investigação/Intervenção Educação

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 12 Plano Oficial 1 - 6 49 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-05-04.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular visa fortalecer os estudantes do 1º ano do MCED que por ela optam nas suas capacidades de comunicação científica, escrita ou oral.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os /as estudantes sejam capazes de:

Resultados de aprendizagem

Diferenciar entre comunicação científica e outros géneros de comunicação

Identificar e usar regras de escrita científica

Identificar formas corretas e incorrectas de comunicação científica

Usar as regras de escrita científica em vigor na FPCEUP/MCED

Identificar e usar princípios éticos da comunicação científica

Utilizar adequadamente modos e meios e comunicação oral

Competências

Comunicar oralmente resultados de reflexões, revisões e pesquisas científicas

Escrever textos científicos de acordo com as normas académicas e princípios éticos

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa

Ciências da Educação e comunicação científica

- especificidades da comunicação científica

- a comunidade científica e a sociedade

- as especificidades das Ciências da Educação

Princípios básicos da comunicação científica

- dimensão ética da comunicação científica

- o rigor e a comunicação científica

Regras da escrita científica

- regras gerais da escrita científica

- regras e normas em vigor na FPCEUP/MCED/CIIE

Modos e meios de comunicação oral

- o uso do corpo, da voz e do movimento

- o uso de técnicas e tecnologias

Bibliografia Obrigatória

Motta-Roth Desirée; Produção textual na universidade. ISBN: 978-85-7934-025-3
Amado João 570; Manual de investigação qualitativa em educação. ISBN: 978-989-26-0879-2
Lima, Jorge Ávila, Pacheco, José Augusto; Fazer investigação – contributos para a elaboração de dissertações e teses, Porto Editora, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Horas de contacto

Exposição e debates a partir de questões ou textos orientadores

Análise individual e grupal de comunicações científicas, orais e escritas

Escrita de pequenos textos científicos e sua revisão por pares

Apresentação e revisão de comunicações científicas orais

Simulação da organização de um encontro científico e submissão de resumos

Trabalho autónomo

Pesquisa de pequenos textos e comunicações científicas

Trabalho de análise de comunicações e seus suportes, em pares e em pequeno grupo

Estudo sobre escrita e comunicação científica

Produção de pequenos textos e comunicações científicas orais, individualmente, por pares e/ou em pequeno grupo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Prova oral 40,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Presença a 3/4 das aulas previstas

Fórmula de cálculo da classificação final

O cálculo da classificação inclui a qualidade da participação nas aulas (20%), dos trabalhos escritos apresentados (de escrita ou revisão) (40%) e das comunicações orais realizadas e seus suportes (40%).

Provas e trabalhos especiais

NA

Trabalho de estágio/projeto

NA

Avaliação especial (TE, DA, ...)

NA

Melhoria de classificação

Poderá ser realizada excecionalmente na época de avaliação através de realização de novos elementos de avaliação.

Observações

NA
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-27 às 15:50:35 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico