Políticas de Inclusão e Intervenção Comunitária
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
18 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
49 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Com a unidade curricular Políticas para a Inclusão e Intervenção Comunitária pretende-se desenvolver nos estudantes competências para apreensão e interpretação da Política Social e das Políticas Sociais nos vários campos de análise e intervenção em que se desdobram. O lugar da exclusão/inclusão no campo das políticas sociais será outra dimensão em análise no curso, quer reflectindo sobre os problemas correlatos, quer sobre as práticas de intervenção sócio-política que lhes são dirigidas. A realidade portuguesa e contexto supranacional serão abordados, reportando e analisando a emergência, desenvolvimento e situação na atualidade das políticas e intervenção comunitária para a inclusão.
Desagregando os objectivos principais da unidade curricular:
i) Discutir as concepções de Política Social e de Inclusão/Exclusão Social.
ii) Identificar e analisar políticas dirigidas para a Inclusão Social
iii) Refletir sobre o papel e influência das agências supranacionais, princípios referenciados e propostas
iv) Analisar a realidade portuguesa, trajectória e situação actual no campo das políticas sociais para a inclusão social
v) Definir e debater o lugar da intervenção comunitária no âmbito das políticas sociais
Resultados de aprendizagem e competências
Competências
i) capacidade para apreender e interpretar a política social e as políticas sociais nos vários domínios em que se desdobram
ii) capacidade para analisar os problemas sociais contemporâneos, designadamente a exclusão social
iii) capacidade de analisar as medidas e políticas de enfrentamento face aos problemas da actualidade, nas suas várias escalas de manifestação (do local, ao nacional e ao supranacional)
iv) capacidade de conceber e propôr iniciativas e medidas em campos específicos da política social.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I Política Social e Políticas Sociais1. Política Social e Sistemas de Bem Estar: perspetivas e propostas
2. Objetivos, domínios e escalas de intervenção
3. A dimensão social em contexto supranacional
II Inclusão: Políticas Sociais e outras políticas 1.Os conceitos de inclusão/exclusão
2. Inclusão e necessidades humanas
3.Tipologia, diversidade e critério de suficiência das políticas
III Intervenção comunitária e políticas sociais1. Definindo comunidade: polissemia e consenso
2. Emergência e contextos de desenvolvimento da intervenção comunitária
3. Reforma do estado, intervenção comunitária, movimentos sociais e género
IV O contexto português: inclusão e intervenção comunitária1. Visão retrospetiva e desenvolvimento
2.“Novas” Políticas Sociais no campo da Assistência Social
3.Ativação e Inclusão Ativa”: potencialidades e condicionalidades
4. Inserção “sob condição de recursos”
5. Workfare ou “uma oferta que não se pode recusar”
6. Áreas, problemas e públicos: exemplos de medidas e programas
Bibliografia Obrigatória
Bruto da Costa, A. et al ; Um Olhar sobre a Pobreza: Vulnerabilidade e Exclusão Social no Portugal Contemporâneo, Lx: Gradiva, 2008
Guerra, I.; Participação e Acção Colectiva, Interesses, Conflitos e Consenso, Estoril: Principia, 2006
Nunes, M. H. e Hoven, R.; Desenvolvimento e Acção Local, Lx: Fim de Século., 1996
Pereirinha, J.; Política Social – Fundamentos da Actuação das Políticas Públicas, Lx: Univ. Aberta, 2008
Rodrigues, D. (org) ; Perspectivas sobre a Inclusão – Da Educação à Sociedade, Porto: P Ed , 2003
Rodrigues, F. et. al. ; Pobreza e Perspectivas Europeias, Frankfurt am Main: Peter Lang., 2005
Rodrigues, F. & Stoer, Stephen R. ; Acção local e mudança social em Portugal, Lx: Fim de Século, 1993
Rodrigues, Manuel D.; Ciudadanía, Comunidad, Municipio y redes sociales. La fuerza de lo imprevisto, Intervenção Social, 40, 125-142., 2012
POWELL, Fred. and M. Geoghegan; The politics of community development: reclaiming civil society or reinventing governance?, Dublin: A&A Farmar., 2004
Observações Bibliográficas
-
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Atividades de contatoExposição por parte d@ docente, debate, apresentação pel@s estudantes de textos selecionados, tutorias individuais e em grupo.
Trabalho autónomoTrabalho individual e trabalho de grupo
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
20,00 |
| Trabalho escrito |
80,00 |
| Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final:Momentos: 1) Participação nas sessões; 2) elaboração da estrutura de um trabalho temático e 3) produção de trabalho final temático.
É a seguinte a ponderação das atividades componentes da avaliação final: 1) 10%; 2) 40% e 3) 50%
Se os estudantes cumprirem apenas os momentos 1) e 2) não terão classificação, podendo entretanto apresentar em época de recurso o momento 3) da avaliação para obtenção do resultado final.