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Associativismo e Desenvolvimento

Código: DE223     Sigla: AD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 19 Plano Oficial 1 - 6 49 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-04-28.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecimento, problematização e análise crítica de diferentes discursos, políticas e práticas em torno do associativismo e da sua importância e relação com processos de mudança social, de desenvolvimento e de desenvolvimento local e comunitário.

Conhecimento de diferentes tipologias de associações (locais, nacionais e transnacionais) e sua análise a partir de diferentes dimensões, características, lógicas de ação e papeis desempenhados em diferentes países.

Problematização de modos de funcionamento e de atuação de diferentes associações, tendo em conta estratégias de animação sócioeducativa, cultural, económica e comunitária que desenvolvem, a inserção nas comunidades locais, os contributos para processos de desenvolvimento local e comunitário e as dimensões étcas subjacentes;

Problematização da sustentabilidade e da autonomia das associações 

Problematização das associações enquanto espaços educativos.

 




 

Resultados de aprendizagem e competências

Assumindo a relevância do movimento associativo nos processos de desenvolvimento local e comunitário em diferentes países, assumem-se como competências principais a adquirir pelos estudantes:

- conhecimento da evolução socio histórica do movimento associativo,  situando-o em função de diferentes momentos sociais e políticos e na sua articulação com o desenvolvimento das comunidades  e com a sua intervenção a nível educativo, social e cultural

- conhecimento, problematização e análise de diferentes tipologias de associações e organizações não governamentais, com intervenção a nível local, nacional e transnacional

-  análise e reflexão crítica sobre experiências associativas atuais, nomeadamente no que se refere aos modos de funcionamento de diferentes associações e ONG, às (inter)dependências, lógicas de acção e dimensões educativas nelas presentes, bem como à sua inserção nas comunidades locais

- identificação e análise de estratégias de animação sócioeducativa, cultural, económica e comunitária presentes em associações e ONG de diverso tipo, em diferentes países

- compreensão da influência de diferentes associações e movimentos associativos nos processos de mudança social e de desenvolvimento local e comunitário

- análise de projectos, de estratégias e dispositivos de intervenção  no campo do associativismo assentes em lógicas emancipatórias e participativas

- análise das associações enquanto contextos educativos

 

 

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

 

  1. Conceitos de associativismo, de mudança social, de desenvolvimento e de desenvolvimento local e comunitário
  2. Associações, movimentos associativos e ONG e sua articulação com diferentes períodos sócio históricos e políticos
  3. Tipologia(s) das associações e diferentes lógicas e dinâmicas de organização e intervenção (a nível local, nacional e transnacional).
  4. Associações e processos de mudança social e de desenvolvimento local e comunitário – conceções e estratégias de animação sócioeducativa, cultural, económica e comunitária mobilizadas
  5. Participação associativa e sua articulação com conceções de cidadania, democracia e desenvolvimento
  6. Sustentabilidade do movimento associativo – dinâmicas internas e processos de (inter)dependência; “militância” e voluntariado vs profissionalidades; relações com o estado e com entidades financiadoras (nacionais e internacionais). Políticas de financiamento e suas implicações na autonomia das associações. Dimensões éticas inerentes à intervenção associativa e em processos de desenvolvimento.
  7. Dimensões educativas das associações - aprendizagens e processos de formação

Bibliografia Obrigatória

Santos Boaventura de Sousa; Democracia e participação. ISBN: 972-36-0612-7
Alcides A. Monteiro; Associativismo e novos laços sociais, Quarteto, 2004. ISBN: 989-558-023-1
Isabel Carvalho Guerra; Participação e ação coletiva, Principia, 2006. ISBN: 972-8818-75-9
Medina Maria Teresa Guimarães de; Experiências e memórias de trabalhadores do Porto
Canário Rui 570; Educação popular & movimentos sociais. ISBN: 978-972-8036-86-7
Amartya Sen; Desenvolvimento como liberdade, São Paulo, Companhia das Letras, 2000
Cardoso Carla Manuela Alves; CRACS (Coletividade Recreativa e de Ação Cultural de Sousela)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC pressupõe lógicas de trabalho pedagógico que implicam uma grande participação dos estudantes, no decurso das aulas e em trabalho autónomo.

Actividades de contacto: Exposição dialogada; Debate; Trabalhos de grupo; Apresentação de Associações; Orientação tutorial; Avaliação.

Trabalho autónomo: Pesquisa bibliográfica; Pesquisa, identificação e contacto com associações; Entrevistas a activistas associativos; Caracterização de uma associação e problematização da sua intervenção, por relação com processos de desenvolvimento local e comunitário.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação
Ciências Sociais > Estudos culturais > Estudos africanos
Ciências Sociais
Ciências Sociais > Sociologia > Mudanças sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 113,00
Frequência das aulas 49,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Em termos de princípios gerais, a avaliação nesta disciplina está articulada com o seu estatuto teórico-prático pelo que se considera que “um aluno cumpre a assiduidade a uma disciplina se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas .

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação dos estudantes inclui componentes de:
participação nas aulas - peso de 10% na classificação final
trabalho de grupo - identificação e caracterização de uma associação, problematização das suas lógicas de acção a partir dos conteúdos da UC e elaboração de um poster – peso de 30% na classificação final; 
trabalho individual - elaboração de uma síntese reflexiva sobre os conteúdos trabalhados na UC e sua articulação com a associação analisada (até 10 páginas) – peso de 60%. 


Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que, nos termos da legislação em vigor, não estejam obrigados à frequência de 75% das aulas, terão que contactar a docente, nas três primeiras semanas de aulas, para definir modos de acompanhamento do seu trabalho.
Os estudantes nestas circunstâncias terão que realizar um trabalho individual abarcando o conjunto dos conteúdos abordados na UC (até 20 páginas), o qual terá um peso de 100% na classificação final.

Melhoria de classificação

Os estudantes que pretendam melhorar a sua classificação poderão realizar uma síntese presencial, na época de recurso.

Observações

Não se aplica
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