| Código: | DE223 | Sigla: | AD |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 19 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
Conhecimento, problematização e análise crítica de diferentes discursos, políticas e práticas em torno do associativismo e da sua importância e relação com processos de mudança social, de desenvolvimento e de desenvolvimento local e comunitário.
Conhecimento de diferentes tipologias de associações (locais, nacionais e transnacionais) e sua análise a partir de diferentes dimensões, características, lógicas de ação e papeis desempenhados em diferentes países.
Problematização de modos de funcionamento e de atuação de diferentes associações, tendo em conta estratégias de animação sócioeducativa, cultural, económica e comunitária que desenvolvem, a inserção nas comunidades locais, os contributos para processos de desenvolvimento local e comunitário e as dimensões étcas subjacentes;
Problematização da sustentabilidade e da autonomia das associações
Problematização das associações enquanto espaços educativos.
Assumindo a relevância do movimento associativo nos processos de desenvolvimento local e comunitário em diferentes países, assumem-se como competências principais a adquirir pelos estudantes:
- conhecimento da evolução socio histórica do movimento associativo, situando-o em função de diferentes momentos sociais e políticos e na sua articulação com o desenvolvimento das comunidades e com a sua intervenção a nível educativo, social e cultural
- conhecimento, problematização e análise de diferentes tipologias de associações e organizações não governamentais, com intervenção a nível local, nacional e transnacional
- análise e reflexão crítica sobre experiências associativas atuais, nomeadamente no que se refere aos modos de funcionamento de diferentes associações e ONG, às (inter)dependências, lógicas de acção e dimensões educativas nelas presentes, bem como à sua inserção nas comunidades locais
- identificação e análise de estratégias de animação sócioeducativa, cultural, económica e comunitária presentes em associações e ONG de diverso tipo, em diferentes países
- compreensão da influência de diferentes associações e movimentos associativos nos processos de mudança social e de desenvolvimento local e comunitário
- análise de projectos, de estratégias e dispositivos de intervenção no campo do associativismo assentes em lógicas emancipatórias e participativas
- análise das associações enquanto contextos educativos
A UC pressupõe lógicas de trabalho pedagógico que implicam uma grande participação dos estudantes, no decurso das aulas e em trabalho autónomo.
Actividades de contacto: Exposição dialogada; Debate; Trabalhos de grupo; Apresentação de Associações; Orientação tutorial; Avaliação.
Trabalho autónomo: Pesquisa bibliográfica; Pesquisa, identificação e contacto com associações; Entrevistas a activistas associativos; Caracterização de uma associação e problematização da sua intervenção, por relação com processos de desenvolvimento local e comunitário.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho de campo | 30,00 |
| Trabalho escrito | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 113,00 |
| Frequência das aulas | 49,00 |
| Total: | 162,00 |
Em termos de princípios gerais, a avaliação nesta disciplina está articulada com o seu estatuto teórico-prático pelo que se considera que “um aluno cumpre a assiduidade a uma disciplina se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas .
A avaliação dos estudantes inclui componentes de:
participação nas aulas - peso de 10% na classificação final
trabalho de grupo - identificação e caracterização de uma associação, problematização das suas lógicas de acção a partir dos conteúdos da UC e elaboração de um poster – peso de 30% na classificação final;
trabalho individual - elaboração de uma síntese reflexiva sobre os conteúdos trabalhados na UC e sua articulação com a associação analisada (até 10 páginas) – peso de 60%.
Os estudantes que pretendam melhorar a sua classificação poderão realizar uma síntese presencial, na época de recurso.