| Código: | MED401 | Sigla: | QAMI |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 24 | Plano Oficial | 2 | - | 8 | 64 | 216 |
1. Identificar, distinguir e relacionar paradigmas e estratégias de investigação em educação
2. Realizar e fundamentar escolhas de investigação no que diz respeito aos paradigmas, estratégias gerais de investigação e meios de recolha e análise de dados, tendo em conta o problema, os sujeitos e o/s contexto/s da pesquisa
3. Desenhar pesquisas em função dos problemas, sujeitos e/ou contextos a estudar e dos princípios éticos da investigação
4. Gerir o procedimento geral de pesquisa de forma coerente, válida e eticamente enquadrada
5. Escolher e usar software e outros meios eletrónicos de operacionalização da pesquisa enquanto processo e produto
6. Produzir meios de recolha de dados de investigação individualmente e em equipa
7. Usar de forma ética, técnica e relacionalmente informada meios de recolha de dados
8. Analisar dados de investigação individualmente e em equipa
1. Paradigmas de investigação em educação
paradigma hipotético –dedutivo
paradigma fenomenológico-interpretativo
paradigma sócio-crítico
tendências pós-modernas e pós-estruturalistas
paradigma da complexidade
2. Tipologias de investigação quanto à abordagem:
quantitativa
qualitativa
mista
emancipatória
3. Algumas estratégias gerais de investigação
características dos estudos descritivos e exploratórios
estudos descritivos
estudos de caso
estudos narrativos e biográficos
estudos etnográficos
4. Desenho e fases da pesquisa
problema e perguntas de investigação
teoria, conhecimento e problemática
campo da pesquisa e fontes de dados
ética da investigação em educação
recolha e análise de dados
validação da investigação
interpretação
5. Software e outros meios de suporte à operacionalização da pesquisa
pesquisa em bases de dados
endnote
NVivo
SPSS
6. Meios de recolha de dados:
entrevistas
grupos focais
observação participante
questionários
recolha de documentos e outros vestígios
8. Técnicas de análise de dados:
análise estatística
análise de conteúdo
análise do discurso
Horas de contacto
Incluem sessões teórico-práticas e laboratoriais, colectivas ou por domínio opcional e sessões tutoriais individuais ou de pequeno grupo.
- exposição dialogada e estruturada de conteúdos
- debates
- seminários com investigadores convidados
- simulações
- análise de casos de investigação coletivamente e em pequeno grupo
- revisão e feedback sobre textos (10 p) sobre investigação escritos pelos estudantes em 3 momentos do ano letivo
- revisão e feedback sobre as atividades realizadas pelos estudantes
Horas de contacto e de trabalho autónomo
- pesquisa em bases de dados
- análise de artigos e relatórios de investigação
- construção de pequenos desenhos de pesquisa
- construção de meios de recolha de dados coletivamente e em pequeno grupo
- análise de dados de investigação coletivamente e em pequeno grupo com e sem apoio de software específico
Horas de trabalho autónomo
Leitura de textos
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 40,00 |
| Trabalho escrito | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 100,00 |
| Frequência das aulas | 64,00 |
| Trabalho de investigação | 116,00 |
| Total: | 280,00 |
O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Participação (aferida pela apresentação de trabalhos e intervenção na dinâmica das aulas) e assiduidade (40%) Realização de 3 trabalhos escritos individuais sobre aspetos chave da metodologia de investigação (máximo 10 páginas cada um), a entregar em datas a acordar (60%).
Não se aplica.
Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar provas especiais destinadas a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC. Para o efeito os estudantes nessas condições devem contactar a regente da UC no início do ano letivo.
A melhoria de classificação pode ser obtida através da discussão oral dos trabalhos realizados e das atividades realizadas nas sessões presenciais.