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Questões Aprofundadas em Metodologia da Investigação (com laboratório)

Código: MED401     Sigla: QAMI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação

Ocorrência: 2016/2017 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 24 Plano Oficial 2 - 8 64 216

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A Unidade Curricular (UC) de Questões Aprofundadas em Metodologia da Investigação (com laboratório) procura, através de modalidades de ensino e de aprendizagem diversificadas, fornecer aos/às estudantes os utensílios conceptuais e procedimentais que lhes permitam desenvolver investigação pertinente, rigorosa, inovadora e crítica no campo da educação, respondendo aos objectivos de formação do ciclo de estudos e contribuindo para a construção das competências previstas no seu âmbito.


Resultados de aprendizagem e competências

1. Identificar, distinguir e relacionar paradigmas e estratégias de investigação em educação

2. Realizar e fundamentar escolhas de investigação no que diz respeito aos paradigmas, estratégias gerais de investigação e meios de recolha e análise de dados, tendo em conta o problema, os sujeitos e o/s contexto/s da pesquisa

3. Desenhar pesquisas em função dos problemas, sujeitos e/ou contextos a estudar e dos princípios éticos da investigação

4. Gerir o procedimento geral de pesquisa de forma coerente, válida e eticamente enquadrada

5. Escolher e usar software e outros meios eletrónicos de operacionalização da pesquisa enquanto processo e produto

6. Produzir meios de recolha de dados de investigação individualmente e em equipa

7. Usar de forma ética, técnica e relacionalmente informada meios de recolha de dados

8. Analisar dados de investigação individualmente e em equipa

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Paradigmas de investigação em educação

paradigma hipotético –dedutivo

paradigma fenomenológico-interpretativo

paradigma sócio-crítico

tendências pós-modernas e pós-estruturalistas

paradigma da complexidade

 

2. Tipologias de investigação quanto à abordagem:

quantitativa

qualitativa

mista

emancipatória

 

3. Algumas estratégias gerais de investigação

características dos estudos descritivos e exploratórios

estudos descritivos

estudos de caso

estudos narrativos e biográficos

estudos etnográficos

 

4. Desenho e fases da pesquisa

problema e perguntas de investigação

teoria, conhecimento e problemática

campo da pesquisa e fontes de dados

ética da investigação em educação

recolha e análise de dados

validação da investigação

interpretação

 

5. Software e outros meios de suporte à operacionalização da pesquisa

pesquisa em bases de dados

endnote

NVivo

SPSS

 

6. Meios de recolha de dados:

entrevistas

grupos focais

observação participante

questionários

recolha de documentos e outros vestígios

 

8. Técnicas de análise de dados:

análise estatística

análise de conteúdo

análise do discurso

Bibliografia Obrigatória

Hadjii, Charles, & Baillé, Jacques (2001). Investigação e educação para uma «nova aliança» - 10 questões acerca da prova. Porto. Porto Editora.
Moreira João Manuel; Questionários. ISBN: 972-40-2142-4
Ghiglione Rodolphe; O^inquérito
Amado João 570; Manual de investigação qualitativa em educação. ISBN: 978-989-26-0655-2
Lessard-Hérbert Michelle; Investigação qualitativa. ISBN: 972-9295-75-1
Greenbaum Thomas L.; The^handbook for focus group research. ISBN: 0-7619-1253-3
Bruyne Paul de; Dinâmica da pesquisa em ciências sociais
Hammersley Martyn; Ethnography. ISBN: 0-422-77160-0
Israel, M, Hay, I. ; Research Ethics for Social Scientists, Sage, 2006

Bibliografia Complementar

Quivy Raymond; Manual de investigação em ciências sociais. ISBN: 978-972-662-275-8
Comissão Calouste Gulbenkian (1996). Para abrir as ciências sociais: relatório da Comissão Gulbenkian sobre a reestruturação das ciências sociais. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Horas de contacto

Incluem sessões teórico-práticas e laboratoriais, colectivas ou por domínio opcional e sessões tutoriais individuais ou de pequeno grupo.

 

- exposição dialogada e estruturada de conteúdos

- debates

- seminários com investigadores convidados

- simulações

- análise de casos de investigação coletivamente e em pequeno grupo

- revisão e feedback sobre textos (10 p) sobre investigação escritos pelos estudantes em 3 momentos do ano letivo

- revisão e feedback sobre as atividades realizadas pelos estudantes

Horas de contacto e de trabalho autónomo

- pesquisa em bases de dados

- análise de artigos e relatórios de investigação

- construção de pequenos desenhos de pesquisa

- construção de meios de recolha de dados coletivamente e em pequeno grupo

- análise de dados de investigação coletivamente e em pequeno grupo com e sem apoio de software específico

Horas de trabalho autónomo

Leitura de textos 

Software

Endnote
SPSS
Nvivo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 100,00
Frequência das aulas 64,00
Trabalho de investigação 116,00
Total: 280,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação (aferida pela apresentação de trabalhos e intervenção na dinâmica das aulas) e assiduidade (40%) Realização de 3 trabalhos escritos individuais sobre aspetos chave da metodologia de investigação (máximo 10  páginas cada um), a entregar em datas a acordar (60%).

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar provas especiais destinadas a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC. Para o efeito os estudantes nessas condições devem contactar a regente da UC no início do ano letivo.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação pode ser obtida através da discussão oral dos trabalhos realizados e das atividades realizadas nas sessões presenciais.

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