| Código: | MED200 | Sigla: | MIE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação |
| Ativa? | Não |
| Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MED200&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2009/2010 |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 0 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
Nesta UC, há uma preocupação central en informar as escolhas básicas subjacentes ao processo de investigação, procurando equipar estudantes com quadros de referência teórico-metodológicos, fundadores da investigação em Educação, que viabilizem uma condição critica para as escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação. Assim, são objectivos de aprendizagem:
- aprofundar e alargar a reflexão sobre os quadros de referência fundadores da investigação em educação;
- fornecer conhecimentos estruturantes do procedimento de investigação
- permitir o contacto teórico e prático com métodos e técnicas específicas de investigação.
- informar as escolhas subjacentes ao processo de investigação
- estimular actividade critica para escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação.
Resultados de Aprendizagem
I - Dinâmicas de Investigação em Educação
I - Dinâmicas de Investigação em Educação
II – Racionalidade e Desenho de Investigação em Educação
III. Questões de métodos e técnicas de recolha e análise de dados
De atividades de contacto
Exposição. Debates. Recolha e análise de dados. Tutorias. Escrita de Diário de Investigação. Trabalho colaborativo através da estratégia de pares pedagógicos.
De trabalho autónomo
Pesquisa bibliográfica. Trabalho de campo. Escrita de Diário de Investigação. Escrita da fundamentação metodológica.
Avaliação:
Avaliação distribuída sem exame final
A avaliação recai sobre a escrita da fundamentação metodológica de um problema de investigação ou de intervenção (que inclui a escrita do Diário de Investigação, como suporte de reflexão). Pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de mobilizar conhecimentos teóricos e práticos em torno de procedimentos metodológicos a adoptar. Esta componente é individual. Conteúdos trabalhados no programa da UC deverão ser abordados: conceito de ciência; diferentes propostas para se pensar o campo científico, desde Durkheim a Sandra Harding; percurso metodológico e justificação pelas opções relativas a métodos e técnicas, etc. O Diário de Investigação integrará ainda um conjunto de reflexões que resultam de discussões entre os pares pedagógicos em torno de diferentes questões relacionadas com os conteúdos da UC.
A estratégia dos pares pedagógicos procura contribuir para desenvolver competências de trabalho colaborativo, ao mesmo tempo que tem como objetivo juntar estudantes que tenham feito percursos educativos distintos (com formação em CE e sem formação em CE; trabalhadores/as estudantes e apenas estudantes; de mobilidade, etc) no sentido de promover a partilha de saberes.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 58,00 |
| Estudo autónomo | 45,00 |
| Frequência das aulas | 49,00 |
| Trabalho de campo | 10,00 |
| Trabalho de investigação | 0,00 |
| Total: | 162,00 |
O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.
A avaliação recai sobre um ensaio metodológico individual e escrito. Este ensaio compreende o Diário de Investigação desenvolvido ao longo do semestre e uma reflexão metodológica em torno de um problema. Nessa reflexão deverá mobilizar-se não só os contributos das aulas na sua vertente teórica, de debates e textos, como o próprio Diário de Investigação. Se possível as e os estudantes poderão experimentar parcialmente um método ou técnica, individualmente ou em grupo.
Não se aplica.
Não se aplica
Os/as estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não frequentem as aulas, deverão desde o início das aulas contactar as docentes. Terão de entregar uma ficha de leitura (a escolher com a docente e em datas acordadas), para além do trabalho acima referido.
A melhoria da classificação pode ser feita através de uma discussão oral do trabalho.