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Metodologias de Investigação em Educação

Código: MED200     Sigla: MIE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Não
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MED200&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2009/2010
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 0 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta UC, há uma preocupação central en informar as escolhas básicas subjacentes ao processo de investigação, procurando equipar estudantes com quadros de referência teórico-metodológicos, fundadores da investigação em Educação, que viabilizem uma condição critica para as escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação. Assim, são objectivos de aprendizagem:


- aprofundar e alargar a reflexão sobre os quadros de referência fundadores da investigação em educação;
- fornecer conhecimentos estruturantes do procedimento de investigação
- permitir o contacto teórico e prático com métodos e técnicas específicas de investigação.
- informar as escolhas subjacentes ao processo de investigação
- estimular actividade critica para escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação.

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de Aprendizagem

  • distinção de paradigmas de investigação e racionalidade científica;
  • conhecimento diferenciado da diversidade de métodos e técnicas;
  • compreensão do desenho de investigação;
  • produção de documento escrito – fundamentação metodológica

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

I - Dinâmicas de Investigação em Educação

I - Dinâmicas de Investigação em Educação

  • Questões epistemológicas e metodológicas
  • Émile Durkheim e as Regras do Método Sociológico;
  • Pierre Bourdieu e a pesquisa como relação social e violência simbólica;
  • Michel Foucault e a arqueologia do saber;
  • Boaventura de Sousa Santos, a dupla ruptura epistemológica e transição paradigmática;
  • Sandra Harding e a perspetiva 'standpoint'.

II –  Racionalidade e Desenho de Investigação em Educação

  • O debate quantitativo-qualitativo;
  • Fundamentos do paradigma interpretativo;
  • Da construção do objecto e do rigor;
  • As fases do procedimento de investigação.

III. Questões de métodos e técnicas de recolha e análise de dados

  • Métodos Quantitativos;
  • Entrevista;
  • Discussão em Grupo Focalizada;
  • Etnografia;
  • Métodos Biográficos;
  • Análise de Conteúdo.






Bibliografia Obrigatória

Wallerstein, Emmanuel (1996). Para abrir as ciências sociais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Seale Clive 340; Researching society and culture. ISBN: 0-7619-5277-2
Saukko Paula; Doing research in cultural studies. ISBN: 0-7619-6505-X
Silva Augusto Santos 570; Metodologia das ciências sociais
Silverman David; Interpreting qualitative data. ISBN: 0-7619-6865-2
Burgess Robert G.; A^pesquisa de terreno. ISBN: 972-8027-43-5
Santos Boaventura de Sousa; Um discurso sobre as ciências
Plummer Ken; Documents of life 2. ISBN: ISBN 0-7619-6132-1
Alvesson Mats; Reflexive methodology. ISBN: ISBN 0-8039-7707-7
Ramazanoglu Caroline; Feminist methodology. ISBN: ISBN 0-7619-5123-7
Lessard-Hérbert Michelle; Investigação qualitativa. ISBN: 972-9295-75-1
Silva Augusto Santos; Entre a razão e o sentido
Pais José Machado; Sociologia da vida quotidiana. ISBN: ISBN 972-671-092-8

Bibliografia Complementar

Berger, Guy (1992). A investigação em educação: modelos sócio-epistemológicos e inserção institucional. Revista de Psicologia e de Ciências da Educação, 3-4, 23-36.
Quivy Raimond; Manual de investigaçao em ciencias sociais. ISBN: 972-662-275-1
Bruyne Paul de; Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais
Willis Paul; The Ethnographic Imagination, Polity Press, 2000. ISBN: 0-7456-0174-X (pbk.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

De atividades de contacto

Exposição. Debates. Recolha e análise de dados. Tutorias. Escrita de Diário de Investigação. Trabalho colaborativo através da estratégia de pares pedagógicos.

De trabalho autónomo

Pesquisa bibliográfica. Trabalho de campo. Escrita de Diário de Investigação. Escrita da fundamentação metodológica.

Avaliação:

Avaliação distribuída sem exame final

A avaliação recai sobre a escrita da fundamentação metodológica de um problema de investigação ou de intervenção (que inclui a escrita do Diário de Investigação, como suporte de reflexão). Pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de mobilizar conhecimentos teóricos e práticos em torno de procedimentos metodológicos a adoptar. Esta componente é individual. Conteúdos trabalhados no programa da UC deverão ser abordados: conceito de ciência; diferentes propostas para se pensar o campo científico, desde Durkheim a Sandra Harding; percurso metodológico e justificação pelas opções relativas a métodos e técnicas, etc. O Diário de Investigação integrará ainda um conjunto de reflexões que resultam de discussões entre os pares pedagógicos em torno de diferentes questões relacionadas com os conteúdos da UC. 
A estratégia dos pares pedagógicos procura contribuir para desenvolver competências de trabalho colaborativo, ao mesmo tempo que tem como objetivo juntar estudantes que tenham feito percursos educativos distintos (com formação em CE e sem formação em CE; trabalhadores/as estudantes e apenas estudantes; de mobilidade, etc) no sentido de promover a partilha de saberes.


Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 58,00
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho de investigação 0,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final



A avaliação recai sobre um ensaio metodológico individual e escrito. Este ensaio compreende o Diário de Investigação desenvolvido ao longo do semestre e uma reflexão metodológica em torno de um problema. Nessa reflexão deverá mobilizar-se não só os contributos das aulas na sua vertente teórica, de debates e textos, como o próprio Diário de Investigação. Se possível as e os estudantes poderão experimentar parcialmente um método ou técnica, individualmente ou em grupo.


Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os/as estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não frequentem as aulas, deverão desde o início das aulas contactar as docentes. Terão de entregar uma ficha de leitura (a escolher com a docente e em datas acordadas), para além do trabalho acima referido.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação pode ser feita através de uma discussão oral do trabalho.

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