Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > E415

Metodologias de Investigação: Laboratório de Metodologias Quantitativas

Código: E415     Sigla: MILMQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologias de Investigação

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=2092
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 48 Plano Oficial 2 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Este laboratório visa complementar a formação dos alunos no domínio das metodologias de investigação, na continuidade das disciplinas de Epistemologia e Metodologia de Investigação em Educação, propiciando o conhecimento e domínio de metodologias quantitativas de investigação através do envolvimento dos estudantes na realização de pequenos estudos de investigação sobre questões educativas relevantes.

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade de construir, aplicar e analisar inquéritos por questionário.

Capacidade de reportar, apresentar e discutir os resultados e as implicações da investigação. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Pressupostos das metodologias de investigação quantitativa. Definição de questões de investigação. Desenho metodológico e definição da população. Métodos de recolha de dados. Especificidade da investigação com inquéritos e questionários (formulação de questões, pré-teste, anonimato, extensão, …). Problemas de validade e fiabilidade. Planeamento e implementação de um pequeno estudo. Métodos de revisão da literatura. Recolha e codificação dos dados. Construção de uma base de dados num programa informático. Selecção de procedimentos de análise de dados e sua execução num programa informático. Análise e discussão dos resultados. Escrita e apresentação pública do relatório de investigação.

Bibliografia Obrigatória

Moreira João Manuel; Questionários. ISBN: 972-40-2142-4
Cohen Louis; Research methods in education. ISBN: 0-415-10235-9
Hill Manuela Magalhães; Investigação por questionário. ISBN: 972-618-273-5
Ghiglione Rodolphe; O^inquérito
Balnaves Mark; Introduction to quantitative research methods. ISBN: ISBN 0-7619-6804-0
Oppenheim A. N.; Questionnaire design, interviewing, and attitude measurement. ISBN: ISBN 0-8264-5176-4
Hernández Sampieri Roberto; Metodologia de pesquisa. ISBN: 85-8680493-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição Debate Trabalho de grupo Trabalho de campo orientado Apresentação de trabalhos pelos estudantes Orientação tutorial

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 25,00
Teste 25,00
Trabalho de campo 15,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Segue as regras gerais da FPCE-UP, com a expectativa de participação nas horas de contacto e de realização do trabalho de grupo.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação terá em conta a qualidade do trabalho realizado em grupo e que envolve a recolha (trabalho de campo) e análise de dados e do relatório da investigação concretizado através de uma apresentação e discussão em formato de poster e de comunicação oral.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segue o regulamento geral da FPCE-UP.

Melhoria de classificação

Exige a realização de novo projecto, na sua componente de trabalho de campo ou poster/relatório ou apresentação oral.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-22 às 00:24:08 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico